Mercadinho de Natal em Arronches (c/vídeo)

O Município de Arronches organiza o Mercadinho de Natal, este fim de semana, dias 11 e 12, no Mercado Municipal da vila, entre as 10 e as 19 horas.

Esta organização natalícia conta com animação infantil, visitas do Pai Natal, artesanato, produtos alimentares, vestuário e decoração.

Estivemos em Arronches. Veja aqui o vídeo:

Câmara de Évora remove grande lixeira em São Manços

A Câmara Municipal de Évora está a remover uma lixeira de grandes proporções nas imediações de São Manços. Utilizando meios próprios da Unidade de Higiene e Limpeza Pública e da Divisão de Obras Municipais, que incluem, para além dos meios humanos, máquinas e viaturas pesadas, a lixeira a céu aberto que cresceu junto à ribeira em São Manços tem estado a ser removida.

A Câmara eborense espera, após a conclusão dos trabalhos e quando os terrenos ficarem completamente limpos, que a sinalização instalada no local venha a ser respeitada e que a lixeira não volte a formar-se. A deposição ilegal de resíduos, para além de ser altamente danosa para o ambiente pela poluição e contaminação dos solos, é também fonte de insalubridade e causa de problemas sanitários na população que reside nas áreas envolventes. A infração decorrente da deposição ilegal de resíduos é punível com coima nos termos do Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública.

Recorde-se que os grandes volumes de resíduos, quer se trate de inertes ou de vegetais resultantes de podas, devem ser encaminhados através da Gestão Ambiental de Resíduos, EM, que lhe dará o destino adequado de acordo com as normas ambientais.

Os chamados “monstros domésticos” (móveis, colchões, eletrodomésticos e resíduos verdes de jardinagem) podem ser entregues diretamente no Ecocentro de Évora​.​​ Os munícipes​ que não têm meios para se deslocar ao Ecocentro para fazer a deposição desses materiais, podem solicitar a sua recolha ao domicílio através da ​​Unidade de Higiene e Limpeza Pública (telefones 266 777 000 ou 266 777 181 ou e-mail: recolhas@cm-evora.pt ). Este serviço é destinado exclusivamente a particulares. Neste caso, o interessado deverá separar os resíduos, pois poderão ter destinos diferentes. Os resíduos de jardinagem, os mesmos deverão ser ensacados ou atados.

Câmara de Campo Maior dá prenda de Natal a filhos de funcionários

A entrega de prendas aos filhos dos colaboradores do Município de Campo Maior decorreu durante a manhã deste sábado, dia 11 de dezembro, no Centro Comunitário, que se “vestiu” a rigor para a ocasião.

Durante a manhã, as crianças foram passando pelo espaço para receberem a sua prenda das mãos do Pai Natal e para tirar uma fotografia de recordação.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes e aproveitaram para desejar a todos um Feliz Natal.

Mora tem “Músicas de Natal na Igreja”

A iniciativa “Músicas de Natal na Igreja” é promovida pela Câmara Municipal de Mora, nos dois próximos domingos, dias 12 e 19.

No dia 12, há dois concertos, ambos às 11 horas: na Igreja Matriz de Cabeção, atua o Grupo de Cantares de Cabeção e, na Igreja de Nossa Senhora de Brotas, o Grupo de Cantares Alentejanos de Brotas faz a sua atuação.

Por sua vez, no dia 19, anunciam-se três concertos: às 10 horas em Pavia, na Igreja de São Paulo, está presente o Grupo de Cantares “As Cachopas”; às 11.30 horas, na Igreja Matriz de Mora, apresenta-se o Grupo de Cantares “Cantar Alentejo”, da ARPI de Mora; e às 17.30 horas, em Malarranha, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, atua o Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Pavia.

Elvas regista 15 novos casos Covid e duas altas

Elvas regista este sábado, 11 de dezembro, mais 15 casos de Covid-19 e duas recuperações da doença.

No concelho, encontram-se agora 50 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.856 casos positivos, 30 óbitos e 1.776 altas.

Reguengos na Mesa do Congresso da ANMP

O município de Reguengos de Monsaraz é o único do Alentejo, entre os 13 novos elementos da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A representação reguenguense é assegurada por Marta Prates (PSD), presidente da Câmara Municipal.

Carlos Moedas (PSD), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, é o novo presidente da Mesa do Congresso.

O primeiro-ministro António Costa esteve na sessão de abertura dos trabalhos, na tarde deste sábado. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encerrar esta reunião magna da ANMP, na tarde deste domingo.

O XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses decorre em Aveiro, nestes dias 11 e 12, com a presença de cerca de 900 autarcas.

Oito municípios do Alentejo no Conselho Geral da ANMP

Os oito municípios alentejanos de Évora (PCP), Portel (PS), Ponte de Sor (PS), Castelo de Vide (PSD), Alcácer do Sal (PCP), Almodôvar (PS), Vila Viçosa (PSD) e Nisa (PS) integram os 61 membros do novo Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A eleição desta nova equipa foi feita no congresso da ANMP, que está a decorrer, neste fim-de-semana, em Aveiro.

Borba, Portalegre, Mora e Gavião no Conselho Fiscal da ANMP

Borba (PCP, através do presidente da Assembleia Municipal), Portalegre (PSD), Mora (PS) e Gavião (PS) são os quatro municípios do Alentejo a integrar os 13 membros do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A eleição decorreu no congresso da associação, que decorre em Aveiro nestes sábado e domingo.

Além dos quatro alentejanos, os restantes nove municípios do novo Conselho Fiscal são Macedo de Cavaleiros, Arganil, Espinho, Santa Maria da Feira, Fornos de Algodres, Murça, Ponta do Sol, Lages das Flores e Vimioso.

Mourão e Beja no Conselho Diretivo da ANMP

Os municípios de Mourão e Beja são os alentejanos que integram o elenco de efetivos do novo Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), de acordo com a votação, realizada, na tarde deste sábado, dia 11, no congresso que decorre este fim-de-semana em Aveiro. Na composição cessante, Elvas era o único município do Alentejo a integrar o órgão.

Na lista única a escrutínio, resultante do consenso entre os partidos com representação autárquica, estão presentes 17 municípios: Matosinhos (PS), Aveiro (PSD), Vila Real (PS), Mafra (PSD), Vila Real de Santo António (PS), Seixal (PCP), Cantanhede (PSD), Torres Novas (PS), Gondomar (PS), Boticas (PSD), Loures (PS), Faro (PSD), Beja (PS), São João da Pesqueira (independente), Mourão (PSD), Alenquer (PS) e Condeixa-a-Nova (PS).

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, é a primeira mulher a ocupar este cargo e sucede na presidência da ANMP a Manuel Machado, autarca de Coimbra, derrotado nas Eleições Autárquicas de 26 de setembro.

Alentejo regista mais 141 casos de Covid-19

No Alentejo, são identificados, este sábado, 11 de dezembro, 141 novos casos de Covid-19.

Por outro lado, não foram reportadas mortes, associadas à doença, nas últimas 24 horas.

Desde março do ano passado, na região foram reportados 43.556 casos de infeção e 1.069 óbitos.

Mais 5.373 casos Covid e 19 óbitos em Portugal

Portugal regista este sábado, 11 de dezembro, mais 5.373 casos de Covid-19 e 19 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 4.205 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 952 doentes internados, mais cinco que ontem, 116 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco que na véspera.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.190.409 casos de infeção, 18.645 óbitos e 1.106.116 altas.

Badajoz: telemóvel de Pablo Sierra encontrado com manchas de sangue

Foto: Hoy

O telemóvel do jovem estudante de Medicina, em Badajoz, de 21 anos, que está desaparecido desde a madrugada do passado dia 3 de dezembro, foi encontrado com manchas de sangue, revelou ontem, 10 de dezembro, o porta-voz da família de Pablo Sierra e presidente da Associação SOS Desaparecidos, Joaquín Amills.

Ainda assim, Joaquín Amills refere que o sangue pode não ser recente, nem tão pouco de Pablo Sierra. “Até agora não se sabe”, comentava num programa de uma estação de rádio espanhola.

O telemóvel foi encontrado pela Polícia Científica, no Pico do Guadiana, daí as primeiras buscas das autoridades se terem centrado naquela área da cidade de Badajoz. Foram, na altura, recolhidas amostras de ADN, tanto da família, como do próprio jovem, através da sua escova de dentes e pente.

Algumas informações dão conta que o último local em que Pablo Sierra foi visto, não foi na Rua Zurbarán, como inicialmente apontado, mas sim no Arco Agüero, mais precisamente num bar, onde, alegadamente, o jovem estudante teve um pequeno desentendimento com outra pessoa.

Água de Borba tem selo de qualidade exemplar

O Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano ao consumidor 2021 foi atribuído ao Município de Borba. No concelho borbense, o serviço de tratamento e distribuição de água é prestado pela Câmara Municipal.

Esta distinção é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e é atribuída a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais e que se destacam pelo seu bom desempenho.

Associação Empresarial volta a dinamizar comércio local em época de Natal

A Associação Empresarial de Elvas, com o aproximar da época natalícia, decidiu reeditar a campanha “Comprou, Raspou, Ganhou”.

Trata-se de uma iniciativa através da qual se pretende sensibilizar a população para a compra no comércio tradicional, enaltecendo o seu impacto na economia local. Por outro lado, procura-se também recompensar a fidelidade e preferência dos consumidores por estes espaços comerciais.

Ao todo, foram distribuídos, pelos 53 estabelecimentos aderentes à campanha, seis mil cupões, premiados e não premiados, totalizando 2.500 euros de que os consumidores podem usufruir, desde cinco a 200 euros.

Até 6 de janeiro, e desde ontem, 10 de dezembro, por cada compra superior a três euros realizado em qualquer estabelecimento aderente à campanha, os clientes receberão um cupão que deverão raspar.

Os cupões premiados poderão ser utilizados num ato de compra único, a realizar em qualquer um dos estabelecimentos aderentes à campanha no período compreendido entre 20 de dezembro a 6 de janeiro.

A realidade da falta de professores em Elvas e Campo Maior (c/ podcast)

O aumento do número de professores que se deverão aposentar nos próximos anos obrigará à contratação de cerca de 34,5 mil profissionais até 2030/2031, para assegurar que não há falta de docentes nas escolas. Se falarmos da região Alentejo, serão precisos mais de 2.700.

Se noutros tempos os cursos de ensino tinham muita procura, atualmente a realidade é outra. A precariedade do setor aliada à grande mobilidade a que os professores estão sujeitos, faz com que cada vez menos jovens se interessem por lecionar, uma ideia partilhada pelos diretos dos Agrupamentos de Escolas nº 1 e nº 3 de Elvas, Paula Rondão e Fátima Pinto, respetivamente, e do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona.

A idade de média dos professores nestas escolas ronda os 50 anos, sendo que, só no Agrupamento nº 3 de Elvas, nos próximos quatro anos, serão 18 os professores a entrarem para a reforma. O Inglês e as Tecnologias da Comunicação e Informação são duas áreas onde se sente a maior falta de professores, sendo que, no caso das TIC, no Agrupamento nº 1 de Elvas, já são engenheiros profissionais que ocupam o lugar dos professores.

A falta de professores foi o mote para uma reportagem que a Rádio ELVAS realizou, recentemente, sobre a situação das escolas de Elvas e Campo Maior, onde também se dá voz a três professores que estão prestes a deixar a docência.

Uma reportagem para ouvir na íntegra:

Cerca de 40 carros clássicos em passeio solidário pela EUROBEC

A Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior foi percorrida, na manhã deste sábado, 11 de dezembro, por cerca de 40 carros clássicos, naquela que foi primeira edição da “Euro Ruta”, um evento com contornos solidários, inserido no Classic Fest.

Depois da saída de Badajoz, as viaturas rumaram à Fortificação Abaluartada de Campo Maior e, depois, até ao Aqueduto da Amoreira, em Elvas. De acordo com vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, o evento é organizado por uma associação de Badajoz, assegurando que isso demonstra que o conceito da EUROBEC começa a ser interiorizado pelas coletividades e pelas próprias populações das três localidades que compõem esta Eurocidade.

Com o evento, procurou-se reunir a maior quantidade possível de alimentos para doar ao Banco Alimentar de Badajoz, até porque, explica Cláudio Monteiro, em Espanha, ao contrário do que acontece em Portugal, não se realizam tantas campanhas de recolha de bens alimentares.

Já Javier Jolo, da organização do evento, explica que o mesmo vem no seguimento de antigas rotas que se faziam, em Espanha, com clássicos, por esta altura do natal, sendo, no entanto, o mais importante, a vertente solidária do mesmo. O número de participantes, adianta, nesta primeira edição, deixa-o “muito satisfeito”. A expectativa relativa à quantidade de alimentos recolhidos, para doar ao Banco Alimentar de Badajoz, é de uma tonelada.

“É também uma boa desculpa para juntarmos os amigos aos quais nos une a paixão pelos automóveis, mas também destacar o valor magnifico património da Eurocidade”, adianta Javier Jolo.

Apesar deste ser um evento em que se pretendia reunir clássicos dos dois lados da fronteira, apenas um carro de matrícula portuguesa participou na iniciativa. Nas próximas edições, Javier Jolo espera que mais viaturas de Elvas e Campo Maior possam participar.

O evento, que depois de Elvas, tem as Portas de Palma, em Badajoz, como pano de fundo, conta ainda com exposição de todos os veículos e um concurso de elegância e originalidade, no qual um júri especializado, irá escolher o vencedor da edição 2021 em cada categoria.

MeteoAlentejo tem novas estações em Castelo de Vide, Crato e Nisa

A Associação MeteoAlentejo instalou, nos últimos dias, mais três novas estações meteorológicas no Alentejo, consolidando-se assim como a maior rede regional de meteorologia de Portugal. Com a disponibilização gratuita da previsão do estado atual do tempo, de várias localidades do Alentejo, esta associação está a prestar à população um serviço público.

Nos últimos dias de novembro, a MeteoAlentejo instalou estações em Castelo de Vide, Crato e Nisa: as duas primeiras em parceria com as Associações de Bombeiros locais e, no caso de Nisa, através de um protocolo com a Câmara Municipal. Com a instalação de mais estas três estações, a rede MeteoAlentejo fica com 48 equipamentos espalhados por todo o Alentejo, num investimento com fundos próprios e também em colaboração com várias entidades.

À semelhança de outras já instaladas, estes equipamentos vão disponibilizar em tempo real o estado do tempo nesta localidade, concretamente a temperatura, humidade, precipitação, vento, pressão atmosférica.

Atualmente, as 48 estações instaladas estão em Serpa, Beja, Ferreira do Alentejo, Amareleja, Mértola, Moura, Almodôvar, Castro Verde, Aljustrel, Vidigueira, Barrancos, Sines, Vila Viçosa, Mourão, Évora, Redondo, Estremoz, Arraiolos, Mora, Portalegre, Campo Maior, Marvão, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Grândola, Alter do Chão, Fronteira, Mora, Arraiolos, Gavião, Alvito, Avis, Viana do Alentejo, Ponte de Sor, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Ourique, Borba, Monforte, Elvas, Herdade da Bemposta, Reguengos de Monsaraz, Quinta do Maral, Arronches, Crato, Castelo de Vide e Nisa

Recorde-se que a MeteoAlentejo trata-se de uma Associação sem fins lucrativos, que diariamente presta um serviço público, disponibilizado informações meteorológicas no site www.meteoalentejo.pt .

Fim de semana começa com 15 novos casos Covid em Campo Maior

Campo Maior regista este sábado, 11 de dezembro, 15 novos casos positivos de Covid-19.

Sem recuperações registadas nas últimas 24 horas, o número de casos ativos de infeção, no concelho, sobe para 46.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 863 casos, 12 óbitos e 805 altas.

Banda de Lavre atua este sábado em Montemor-o-Novo

Este sábado dia 11 de dezembro, a Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre atua, no Cineteatro Curvo Semedo de Montemor-o-Novo, pelas 21.30 horas, um concerto inserido no Ciclo de Outono.

Henrique Lopes, vereador, na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que este já é um projeto habitual a ser realizado, tendo sido dado “continuidade ao que já estava programado, neste sentido, o Ciclo de Outono, já estava previsto pelo executivo anterior e nós achámos por bem que era importante dar um sentido de continuidade”.

Para sábado, o vereador explica que “neste Ciclo de Outono há também uma vertente local, que é sempre importante, complementar e fundamental”, tendo espaço, nos últimos dias deste Ciclo de concertos, dois espetáculos de entidades do concelho de Montemor, sendo o próximo da Banda de Lavre, “um concerto festivo, uma banda que vem ao longo destes anos a ganhar robustez, com uma qualidade já muito grande”.

Quanto aos bilhetes podem ser adquiridos “no Posto de Turismo e na bilheteira online”, tal como informa o vereador deixando ainda o convite “em nome do Município, para estarem presentes, Montemor é uma cidade de cultura mas precisa das pessoas e somos nós que temos de dar esse sentido e os artistas também precisam do público”.

Falta de peças leva à escassez de viaturas novas para venda

Nuno Pires, diretor geral de vendas da A Matos Car

A indústria automóvel mundial vê-se mais uma vez a braços com a falta de peças, o que leva à paralisação ou abrandamento da produção.

“O setor automóvel sofreu bastante com a questão da pandemia, uma vez que os confinamentos levaram a que as pessoas, por estarem mais tempo em casa, não sentissem necessidade de trocar de carro”, de acordo com Nuno Pires, diretor geral de vendas da A Matos Car. No entanto, de acordo com o responsável, “na fase em que nos encontramos, o impacto poderia ser menor se o cliente tivesse disponível o veículo desejado”.

Segundo Nuno Pires, há veículos que têm um tempo de espera para entrega que pode ir dos seis aos oito meses: “o cliente pode ir à internet e sondar, escolher um determinado veículo, que, de acordo com o site, estaria disponível ao fim de dois meses mas, com esta interrupção, há veículos que só são fornecidos ao fim de seis, sete ou oito meses, dependendo da tecnologia envolvida, da origem do produto ou do fabricante”.

Escassez de chips e semicondutores levou fábricas a parar produção de muitos modelos. Falta de viaturas novas está a inflacionar o preço dos carros em segunda mão. Há relatos de carros usados a custar mais do que os novos.

Euromilhões: três terceiros prémios saem em Portugal

O terceiro prémio do Euromilhões, relativo ao sorteio de ontem, 10 de dezembro, no valor de 18 mil euros, saiu a três apostadores que registaram o boletim em Portugal.

Outros nove apostadores no estrangeiro também foram premiados com o mesmo valor.

Um segundo prémio, de quase 703 mil euros, saiu a um único jogador no estrangeiro, enquanto o quarto, de mil euros, contemplou um total de 51 apostadores, dez deles em Portugal.

Sem totalistas, o jackpot engorda para 26 milhões, a sortear na próxima terça-feira, dia 14.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 11, 21, 33, 38 e 42 e as estrelas 2 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Trabalhos dos alunos da Escola de Alcáçova expostos na Casa das Barcas

Os alunos da escola de 1º ciclo de Alcáçova, em Elvas, elaboraram, em conjunto com as suas famílias, trabalhos alusivos ao Natal, com material reciclado, que estarão expostas a partir de hoje, 11 de dezembro, no mercado Municipal da Casa das Barcas.

A professora Estrela Calado explica que, à semelhança do ano passado, e tendo em conta a qualidade dos trabalhos, decidiram “solicitar à autarquia este espaço municipal, para que todas as pessoas os possam apreciar”. Já no ano passado os trabalhos elaborados pelos alunos estiveram expostos nas montras do comércio tradicional.

São cerca de 20 os trabalhos que estão expostos, havendo bastante diversidade, no tipo de trabalhos, revela ainda a professora, sendo que estão patentes até ao dia 10 de janeiro e podem ser visitados de segunda a sexta-feira de manhã, e também aos sábados de manhã.

“Casa Aberta” este fim de semana: prossegue vacinação contra Covid-19 e gripe

A modalidade “Casa Aberta” encontra-se disponível, este fim de semana, para a vacinação contra a Covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 75 anos.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) informa que hoje, sábado, 11 de dezembro, há vacinação nos concelhos de Elvas, Campo Maior, Ponte de Sor e Portalegre, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Já amanhã este regime estará aberto, também em Elvas, Campo Maior, Ponte de Sor e Portalegre, assim como em Alter do Chão, Avis, Crato, Castelo de Vide, Gavião, Nisa e Sousel, nos mesmos horários.

Os habitantes de Arronches, Fronteira, Marvão e Monforte poderão deslocar-se a qualquer um dos concelhos onde haverá vacinação sem necessidade de marcação prévia.

São elegíveis para a dose de reforço no regime de “Casa Aberta” os utentes que não tiveram Covid-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos cinco meses.