Falta de peças leva à escassez de viaturas novas para venda

Nuno Pires, diretor geral de vendas da A Matos Car

A indústria automóvel mundial vê-se mais uma vez a braços com a falta de peças, o que leva à paralisação ou abrandamento da produção.

“O setor automóvel sofreu bastante com a questão da pandemia, uma vez que os confinamentos levaram a que as pessoas, por estarem mais tempo em casa, não sentissem necessidade de trocar de carro”, de acordo com Nuno Pires, diretor geral de vendas da A Matos Car. No entanto, de acordo com o responsável, “na fase em que nos encontramos, o impacto poderia ser menor se o cliente tivesse disponível o veículo desejado”.

Segundo Nuno Pires, há veículos que têm um tempo de espera para entrega que pode ir dos seis aos oito meses: “o cliente pode ir à internet e sondar, escolher um determinado veículo, que, de acordo com o site, estaria disponível ao fim de dois meses mas, com esta interrupção, há veículos que só são fornecidos ao fim de seis, sete ou oito meses, dependendo da tecnologia envolvida, da origem do produto ou do fabricante”.

Escassez de chips e semicondutores levou fábricas a parar produção de muitos modelos. Falta de viaturas novas está a inflacionar o preço dos carros em segunda mão. Há relatos de carros usados a custar mais do que os novos.