Cerca de 40 carros clássicos em passeio solidário pela EUROBEC

A Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior foi percorrida, na manhã deste sábado, 11 de dezembro, por cerca de 40 carros clássicos, naquela que foi primeira edição da “Euro Ruta”, um evento com contornos solidários, inserido no Classic Fest.

Depois da saída de Badajoz, as viaturas rumaram à Fortificação Abaluartada de Campo Maior e, depois, até ao Aqueduto da Amoreira, em Elvas. De acordo com vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, o evento é organizado por uma associação de Badajoz, assegurando que isso demonstra que o conceito da EUROBEC começa a ser interiorizado pelas coletividades e pelas próprias populações das três localidades que compõem esta Eurocidade.

Com o evento, procurou-se reunir a maior quantidade possível de alimentos para doar ao Banco Alimentar de Badajoz, até porque, explica Cláudio Monteiro, em Espanha, ao contrário do que acontece em Portugal, não se realizam tantas campanhas de recolha de bens alimentares.

Já Javier Jolo, da organização do evento, explica que o mesmo vem no seguimento de antigas rotas que se faziam, em Espanha, com clássicos, por esta altura do natal, sendo, no entanto, o mais importante, a vertente solidária do mesmo. O número de participantes, adianta, nesta primeira edição, deixa-o “muito satisfeito”. A expectativa relativa à quantidade de alimentos recolhidos, para doar ao Banco Alimentar de Badajoz, é de uma tonelada.

“É também uma boa desculpa para juntarmos os amigos aos quais nos une a paixão pelos automóveis, mas também destacar o valor magnifico património da Eurocidade”, adianta Javier Jolo.

Apesar deste ser um evento em que se pretendia reunir clássicos dos dois lados da fronteira, apenas um carro de matrícula portuguesa participou na iniciativa. Nas próximas edições, Javier Jolo espera que mais viaturas de Elvas e Campo Maior possam participar.

O evento, que depois de Elvas, tem as Portas de Palma, em Badajoz, como pano de fundo, conta ainda com exposição de todos os veículos e um concurso de elegância e originalidade, no qual um júri especializado, irá escolher o vencedor da edição 2021 em cada categoria.