HackExtrem impulsiona setores de Portugal e Espanha

Foto: directoextremadura.com

O movimento de cidadania, intitulado HackExtrem, arrancou no passado sábado, dia 15 de Maio, com o objetivo de impulsionar o sudoeste ibérico nas áreas da cultura, ciência e tecnologia.

A primeira sessão presencial decorreu no Edifico Embarcadero de Cáceres e contou com a presença de 36 empreendedores da Estremadura e de Portugal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O projeto continua, em formato online, durante seis semanas e em fases, num processo criativo coletivo, construindo equipas que irão trabalhar no mapeamento das necessidades e das oportunidades da população estremenha e portuguesa.

As empresas extremenhas que estão a impulsionar este movimento são a SngularTeamlabs, a MB3-Gestión e a Emprendedorex, em conjunto com a Fundación José Manuel Calderón. Como patrocinadores e apoiar o movimento HackExtrem surgem a Fundación Extremeña de la Cultura, a Consejería de Cultura, Turismo y Deporte de la Junta de Extremadura, Marca Extremadura y Alimentos de Extremadura. Também colaboram outras entidades públicas e privadas, como a Telefónica e a Diputación de Cáceres e a Diputación de Badajoz.

[/shc_shortcode]

Associação Borba Contigo organiza caminhada

A Associação Borba Contigo Cidade Compassiva organiza no próximo sábado, dia 22, a iniciativa Cultivando a compaixão – sendo compassivos com a natureza.

A atividade consiste numa caminhada, com partida no Largo Sacadura Cabral, em Borba, às 16 horas, em direção ao Barro Branco, onde vão ser plantadas várias árvores e vai decorrer um lanche.

A inscrição é obrigatória, através dos emails borbacontigo@gmail.com ou sdias@cm-borba.pt. Os participantes serão organizados por grupos de forma a garantir o distanciamento social.

Dia do Fascínio das Plantas assinalado em Elvas

Um pedipaper para alunos do 10º ano e uma atividade de urban sketching aberta à população terão lugar amanhã, dia 18, no Jardim Municipal de Elvas em celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

O pedipaper decorre entre as 8.30 e as 13 horas com o objetivo de permitir que os alunos, que abordam o tema da biodiversidade durante este ano de escolaridade, explorem, identifiquem e se maravilhem com as diferentes árvores do Jardim – o maior espaço verde da cidade – e respetivas características diferenciadoras.

À tarde, realiza-se o encontro de desenho promovido pela AIAR, com início marcado para as 18 horas. Como resultado desta atividade, o InPP, a Escola Secundária D. Sancho II, a AIAR e a CME pretendem continuar a colaborar com vista ao desenvolvimento de um sistema de identificação físico para as árvores do Jardim baseado num código QR que permitirá o acesso móvel a uma “brochura digital” com mais informações.

O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) que acontece a cada dois anos, no dia 18 de maio. É coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, com eventos em todo o país.

A iniciativa, à qual a Câmara Municipal de Elvas (CME) se associa, é organizada pelo laboratório colaborativo InnovPlantProtect (InPP) em conjunto com a Escola Secundária D. Sancho II, Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas e a associação AIAR.

Estremadura espanhola regista 23 novos casos de infeção

Mérida

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 23 novos casos de infeção por Covid-19, o número mais baixo das últimas dez semanas, não havendo registo de vítimas mortais, pelo terceiro dia consecutivo.

As autoridades de saúde registam esta segunda-feira, dia 17, 54 pessoas internadas, 13 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Mérida (na foto), 7; Llerena – Zafra,6; Badajoz, 5; Plasencia, 2; Don Benito, 2; Cáceres, 1; Navalmoral de la Mata, 1 e Coria não regista novos caso de infeção.

Elvas tem mais dois casos Covid

O concelho de Elvas tem, hoje, mais dois casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para sete o número de casos ativos.

Ao dia de hoje, segunda-feira, dia 17, o concelho de Elvas registou 1374 casos, sendo que 1339 já recuperaram e 28 pessoas morreram.

PSP detém jovem de Alter do Chão por burla no MBWay

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre deteve, na tarde de ontem, 16 de maio, um homem com 17 anos, residente no concelho de Alter do Chão, pela prática do crime de burla, praticado através de MBWay.

A PSP teve conhecimento do ilícito através da vítima, residente no distrito de Vila Real, e procedeu à detenção do suspeito em flagrante delito, junto a uma caixa ATM em Portalegre. No momento da detenção, foram apreendidos o telemóvel e 400 euros em numerário, importância que já havia sido levantada da conta da vítima.

O detido, após ser constituído arguido e prestado Termo de Identidade e Residência, foi libertado, continuando a investigação a seguir os seus trâmites legais.

Feira da Beleza, Moda e Cosmética acaba em Badajoz

A edição especial da Feira de Beleza, Moda e Cosmética termina hoje, segunda-feira, dia 17, na IFEBA, em Badajoz. Trata-se de uma edição destinada apenas aos profissionais destes setores.

Blanca Subirán, concejala delegada da IFEBA, em declarações à Rádio ELVAS, afirmou que foi com “muito entusiasmo e nervosismo que voltaram a abrir as portas da IFEBA, e ao mesmo tempo com responsabilidade, por tentar manter a segurança de todos”, no que à Covid-19 diz respeito. Abrir a atividade na IFEBA é também tentar continuar a “ser um motor económico, que as empresas cresçam connosco e sobretudo que este ponto de união entre Espanha e Portugal, simbolize a união que nunca se perderá nem com a pandemia”. Blanca Subirán mantém a esperança de que “no próximo ano este certame possa já ser realizado com a presença de público”.

Laura Manuel é designer de moda e apresentou nesta edição do certame um vídeo em que aliou moda, beleza e cosmética, com o objetivo “de mostrar a essência da estremadura partindo das tradições, algo que se encontra refletido nos desenhos dos profissionais e e em tudo o que fazem de forma artesanal”. Para Laura, esta edição da feira “está muito interessante e a criatividade é um ponto de encontro para estes profissionais”, revelando que foi na IFEBA, na Feira de Beleza, Moda e Cosmética que se lançou no mundo da moda, tendo mesmo ganho o prémio jovens designers.

Edição especial da Feira da Moda e Cosmética que termina hoje na IFEBA em Badajoz, um certame dedicado a profissionais destes setores, e que contou com cerca de 400 inscrições.

Atletismo do CEN vence por equipas em Portalegre

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou com onze atletas no Torneio de Pista “Cidade de Portalegre”, no sábado dia 15 de maio, tendo obtido o primeiro lugar por equipas. Os atletas do CEN obtiveram cinco vitórias individuais, num total de dez lugares no pódio.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nos resultados individuais, Maria Boné foi primeira classificada, no escalão de iniciados, nos 60 metros e salto em comprimento. Carolina Pingueiro venceu os 1500 metros de iniciados femininos e Joana Cardoso ficou em segundo lugar. Nos 1500 metros de iniciados masculinos, Afonso Sequeira foi 1º classificado; João Monteiro 2º; João Coutinho 3º; e Santiago Carvalho 4º. João Monteiro e Afonso Sequeira foram 1º e 2º classificados, respetivamente, nos 60 metros de iniciados masculinos. Nos três mil metros de juvenis masculinos, Kevin Caroti foi 2º; Bernardo Correia 4º; Bernardo Sequeira 5º; e Joaquim Pires foi 6º classificado.

Na classificação coletiva: 1.º Clube Elvense de Natação; 2.º Associação Desportiva de Castelo de Vide e 3.º Casa do Benfica de Portalegre.

[/shc_shortcode]

Cadetes do CEN em Castelo Branco voltam à competição

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente com 11 atletas, oito masculinos e três femininos, no passado sábado, dia 15, no Torregri, em cadetes, em piscina curta (de 25 metros), prova disputada em Castelo Branco.

Em competição estiveram João Sanguinho, Manuel Sanguinho, Martim Piçarra, João Rangem, Salvador Simões, Miguel Pereira, Vítor Calestreu, Gonçalo Costa, Filipa Gervásio, Benedita Carapinha e Gabriela Rodrigues.

Após um ano sem competições, agora foi a vez dos mais novos darem início à sua competição. Os atletas tiveram excelentes resultados nesta prova alcançando 23 recordes pessoais.

O clube volta à atividade na próxima semana, com os infantis a representar o clube no Torneio Zonal Sul de Infantis, na Guarda, em prova do calendário nacional.

Portugal regista 199 novos casos e dois óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 199 novos casos de infeção, dois óbitos e a recuperação de 291 doentes.

As duas mortes foram registadas em Lisboa e vale do tejo (LVT) e Norte. Dos 199 novos casos de domingo para segunda-feira, 90 (45%) foram em LVT, 59 (30%) no Norte e 20 (10%) no Centro.

Esta segunda-feira, 17 de maio, 246 doentes estão internados (mais um que ontem), dos quais 72 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro nas últimas 24 horas).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.009 mortes, 842.381 casos de infeção e 803.191 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 158 casos na segunda-feira 10 de maio; 257 casos na terça 11 de maio; 485 casos na quarta-feira 12 de maio; 436 casos na quinta 13 de maio; 450 casos na sexta-feira 14 de maio; 469 casos no sábado 15 de maio; 334 casos no domingo 16 de maio; e 199 casos na segunda-feira 17 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Cinco novos casos de Covid-19 identificados no Alentejo

O Alentejo regista, esta segunda-feira, 17 de maio, cinco novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, não houve óbitos associados à doença, na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo acumulou 29.982 casos de infeção e 971 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: nove casos na segunda-feira 10 de maio; 12 casos na terça 11 de maio; 24 casos na quarta-feira 12 de maio; 19 casos na quinta 13 de maio; 29 casos na sexta-feira 14 de maio; 21 casos no sábado 15 de maio; quatro casos no domingo 16 de maio; e cinco casos na segunda-feira 17 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Jornadas da Comunicação assinalam 25 anos

As Jornadas da Comunicação, organizadas por alunos do curso de Jornalismo e Comunicação, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, assinalam os seus 25 anos.

O evento, devido à pandemia, vai todo ele ser organizado online, com um debate por dia, entre hoje e dia 21 deste mês. “A edição deste ano não vai ser como nós queríamos, por isso decidimos aposta numa comunicação online muito mais forte e mais incisiva sobre o evento”, de acordo com o presidente da comissão organizadora, João Morais (na foto).

Este ano, “temos os temas Mudanças na comunicação de crise, liberdade de expressão nos novos espaços público, a emancipação feminina no jornalismo e os novos agentes da comunicação. Basicamente, o que nós fizemos foi, dentro do tema mais comemorativo, tentar perceber o que mudou nos últimos 25 anos”.

No último dia, vão ser atribuídos os tributos de jornalismo, ao projeto Fumaça, e comunicação, à locutora de rádio Carla Rocha.

Criadas em 1996 com a necessidade de dar à comunidade académica algo diferente, as Jornadas da Comunicação debatem, anualmente, questões relacionadas com diversos temas.

As suas 25 edições consecutivas tornam, assim, as Jornadas da Comunicação no evento do género (organizado apenas por alunos) mais antigo do país.

Badajoz joga a subida com bascos do Amorebieta no Nuevo Vivero

O CD Badajoz vai jogar no seu estádio, o Nuevo Vivero, a final da subida contra o Amorebieta, no próximo sábado dia 22.

Os adeptos ajudaram de forma espetacular no Francisco de la Hera, em Almendralejo, e a equipa superou o Zamora, ontem, com uma vitória por duas bolas a zero.

O encontro decisivo deverá jogar-se às 21 horas (22h em Badajoz) e o presidente do clube alvinegro está a tentar que haja ainda mais público nas bancadas, subindo de 60 a 75% da lotação do estádio.

O SD Amorebieta é um clube quase centenário da localidade basca de Amorebieta-Echano, que jogou no Grupo II da Segunda Divisão B, tendo ficado atrás das filiais da Real Sociedad e do Atletic de Bilbau. Ganhou direito a esta oportunidade de subir depois de ter derrotado o Linares por 2-1. Aliás, as três equipas bascas estão todas em posição de poder subir, pois eliminaram os seus adversários deste fim de semana.

O Ibiza, que está alojado em Elvas, joga com o Murcia, no domingo.

O sorteio de hoje, na Real Federação Espanhola de Futebol, em Madrid, ditou os seguintes encontros:

– sábado, dia 22: Real Sociedad B – Algeciras, em Almendralejo, no Francisco de la Hera; e CD Badajoz – Amorebieta, em Badajoz, no Nuevo Vivero;

– e domingo, 23 de maio: Burgos – Bilbao Athletic B, em Almendralejo, no Francisco de la Hera; e UD Ibiza – UCA Murcia em Badajoz, no Nuevo Vivero.

Beja celebra Dia Internacional dos Museus no Museu Rainha Dona Leonor

O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), celebra amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.

Durante a manhã, as atividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano”, da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7º A, da Escola Mário Beirão (Beja), e compreendem, às 10.15 horas, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2 de Beja.

Às 11.30 horas, será feita uma comunicação sobre a vida em Pax Julia, proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.

À tarde, pelas 16.30 horas, a conferência “O Convento/paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, pelo professor doutor Hermenegildo Fernandes, Historiador e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.

Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região.

As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

O concelho de Campo Maior não regista esta segunda-feira, dia 17 de maios, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantêm sete casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior, 649 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e onze pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Três turmas da secundária de Elvas em confinamento

Uma aluna da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, testou positivo à Covid-19 o que levou a que mais de 70 pessoas ficassem em confinamento.

Em causa estão “três turmas de 12º ano e alguns professores”, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto.

A professora garante que “segundo informação do senhor delegado de Saúde, serão todos testados ainda esta semana. No entanto, mesmo após a testagem, terão de cumprir mais 14 dias de isolamento”.

As aulas vão decorrer à distância.

PSP recolheu armas em Sousel e Ponte de Sor

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, através do seu Núcleo de Armas e Explosivos,  esteve presente na cidade de Ponte de Sor e nas vilas de Sousel e Avis, concelhos que, geograficamente,  se encontram mais distantes de Portalegre e Elvas onde, de forma permanente, a PSP presta serviço.

O objetivo destas ações de apoio e proximidade, passou por facilitar a população local na entrega voluntária de armas de fogo detidas fora das condições legais, possibilitar a regularização da situação administrativa daquelas que, não estando legais, sejam legalizáveis, e prestar outros esclarecimentos no âmbito do Regime Jurídico das Armas e Munições.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O resultado destas ações foi o seguinte:

– Recolha de 60 armas de Classe D (espingardas); 10 armas de Classe B1 (pistolas de calibre 6,35mm); uma arma de Classe B (pistola de calibre 7,65mm) e 56 (cinquenta e seis) munições de diversos calibres.

– Processamento de 30 transmissões de “propriedade de arma”; nove aquisições por “sucessão de mortis causa”; quatro renovações de “licença de uso e porte de arma”; uma “autorização de compra” e uma emissão de “segunda via do livrete”.

A iniciativa contou com o apoio logístico dos municípios acima indicados.

[/shc_shortcode]

Civitas Santa Teresa acredita e pontua em Valência (1-1)

Partida muito esforçada do Civitas Santa Teresa Badajoz em encontro da 30ª jornada da Liga de Futebol Feminino espanhola do ante do Levante UD.

O jogo disputou-se no Estadi Ciutat de València e a equipa de Badajoz esteve muito perto de somar os tres pontos perante um rival que na temporada que vem competirá na Europa.

O Levante mostrou a sua superioridade desde os primeros instantes, con jogadas na área rival sem contudo chegar a marcar. A defesa pacense mostrava-se muito atenta cortando o perigo.

Na segunda parte, um passe magistral de Nayadet aos 62 minutos assistiu Belén que sozinha si ante da guarda-redes local, fizesse o 0-1 no marcador.

Aos 85 minutos, a goleadora del campeonato, Esther González, marcou de cabeça o tento do empate a um, estabelecendo o resultado final da partida,  com repartição de pontos entre ambos equipas.

Levante UD: María, Méndez, Zornoza, Jucinara, Cometti, Alharilla (Rocío 74’), Banini, Andonova (Ordega 67’), Toletti, Redondo (Lucía 87’) e Esther.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Van Slambrouck, Nayadet, Estefa, Belén (Laaksonen 94’), Mireya, Nerea (Mellado 78’), Neira, Blanca (Parralejo 79’), Visco e Alba Zafra (Lordemann 70’).

Goles: Belén 0-1 (63’) e Esther 1-1 (85’)

Árbitra: María Dolores Martínez Madrona (Comité Murciano). Mostrou amarelo a  Andonova (20’) do Levante e as visitantes Blanca (76’) e Visco (88’).

Telefac recebe prémio da Multinacional Midea

A Telefac Internacional Lda foi premiada com o prémio “The 2020 Rising Star Award”, da Multinacional Midea.

A Telefac foi fundada hà 50 anos em Elvas com a principal actividade de fabricação de antenas de televisão. Esta primeira sociedade teve a designação de Telefac – Sociedade Luso Espanhola de Ferragens. A par da fabricação de antenas, eram também comercializados os ferrolhos de segurança FAC importados de Espanha.

Com a evolução do mercado foram introduzidos novos produtos nomeadamente toda a gama de acessórios para antenas (de Fabricação Nacional), e a inauguração de uma nova fábrica de estabilizadores de tensão, produto que passamos desde então a comercializar.

Actualmente com uma gama de produtos (linha branca, pequenos domésticos, tecnologia, televisores e arcas frigorificas, combinados e frigoríficos) de várias marcas e estéticas, a empresa faz a cobertura total do mercado nacional e Ilhas, e em Espanha onde existe a Telefac Internacional S.L.

Restaurante Acontece no programa “Retoma da Economia”

Na edição desta segunda-feira, 17 de maio, do programa “Retoma da Economia”, está em destaque o restaurante Acontece, na Avenida Garcia de Orta, em Elvas.

O estabelecimento de Rui Andrade (na imagem) está aberto, nas atuais instalações, no antigo stand de Salvador Caetano, desde junho de 2017, sendo que o espaço sofreu, por essa altura, uma profunda remodelação. O projeto, com assinatura do proprietário, que também se dedica à arquitetura e à decoração, alia a gastronomia à arte, sendo que, no restaurante, se destacam as pinturas do artista Tiago Cutileiro e uma peça dos Jogos Olímpicos de 2012.

No Acontece, a ementa faz-se sobretudo de uma cozinha de autor. Entre os pratos confecionados, Rui Andrade destaca o atum, de diversas formas, para além do bacalhau dourado e o bife Wellington.

Durante estes períodos mais conturbados, devido à pandemia, o Acontece esteve encerrado por três vezes: duas nos períodos de confinamento decretado pelo Governo e outra devido ao facto de ter surgido um caso de infeção por Covid-19 entre os funcionários do restaurante.

A entrevista completa a Rui Andrade, na edição de hoje do programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, para ouvir aqui:

Utentes voltam ao Centro de Dia da Misericórdia de Campo Maior

O Centro de Dia da Santa Casa de Campo Maior, devido às obras que decorrem, nas instalações da instituição, funciona agora no edifício das Piscinas Municipais.

O regresso dos cerca de 20 utentes ao Centro de Dia era muito aguardado, sendo que como revela Rosália Guerra, “o primeiro desafio foi saber a reação dos utentes ao novo espaço, tínhamos muita expetativa, e o desafio foi permitir que os idosos explorassem o novo espaço e se sentissem bem”. Depois há outra vertente, que “é deixar que as pessoas façam o que gostam, que ocupem o dia com atividades que lhes deem prazer, e possam prolongar a sua autonomia a favorecer a socialização”.

A socialização dos idosos ficou “mais comprometida, com a pandemia, o que revelava uma pioria do seu estado físico, mental e cognitivo”, apesar de não terem deixado de acompanhar as pessoas, durante esse tempo, revela Rosália Guerra, admitindo que “foi sentida uma alegria inadjetivável, quando estes utentes regressaram ao Centro de dia, pela sensação de poder voltar a conviver e ao mesmo tempo, o benefício que isso lhes traz para o seu bem-estar e felicidade”. Neste momento, “o foco é deixá-los livres e deixá-los desconfinar”.

Rosália Guerra afirma que “não podemos continuar a ver os idosos como uma gaveta à parte, porque a pandemia veio demonstrar que os idosos ficaram numa a situação difícil”, relativamente ao confinamento, e muitos sentimentos de aprisionamento surgiram nas cabeças dos mais velhos, e nós temos feito um trabalho, no sentido de perceber quando os podemos deixar regressar a normalidade”.

“Os idosos são pessoas como as outras e não podemos deixar que a Covid feche mais os idosos, que foi algo que nos preocupou, por isso tentamos facilitar o desconfinamento dos idosos, com segurança”.

É ao som das saias de Campo Maior que estes utentes desenvolvem ali, diversas atividades. Todos os dias, explica Rosália Guerra, “tentamos perceber quais as fontes de bem-estar dos utentes, para reavaliar estas fontes, e uma delas é a música, também tentamos proporcionar alguma ligação com o exterior, portanto há um conjunto de fatores aqui que proporcionam esse bem-estar aos idosos, algo que é notório quando se entra no espaço”, revela Rosália.

A nossa reportagem quis saber a opinião de alguns idosos sobre este regresso e também das instalações onde agora se encontram.

Alexandrina Abreu explica que o tempo em que esteve em confinamento, em casa, “foi difícil” e já pensava que não abria o centro de dia, por isso entrou para o Lar, mas ao ver pessoas mais doentes, voltou para casa e quando abriu o centro de dia “foi uma alegria”, porque tal como revelo, “me distraio e na minha casa estava sempre a chorar”. Aqui, “cantamos, fazemos ginástica, bailamos, tinha muitas saudades do convívio”, assumindo que é melhor estar naquele espaço, do que em casa.

As lágrimas que verteu durante o tempo em que esteve sozinha em casa transformaram-se agora em sorrisos, ainda que por detrás da máscara, quando regressou ao Centro de Dia, revela Alexandrina.

Outra utente, Margarida Fialho revela que sentia muita falta do convívio no Centro de Dia, porque “somos uma família”. “Só de vir na carrinha saio e vejo as ruas da vila, aqui convivo e falo com as pessoas, já em casa chorava muitas vezes e aqui estou muito melhor”. Demonstra-se por isso “contente pelo regresso, até tenho menos dores, agora distraída sinto menos dores, sinto-me bem aqui”, explica.

Os utentes que já regressaram ao Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, que por agora, funciona no edifício das piscinas municipais.

Insolvências aumentam 44% nos primeiros quatro meses de 2021

Face aos primeiros quatro meses de 2020, as insolvências em Portugal tiveram um aumento global de 44%, entre janeiro e abril deste ano. Nestes quatro meses, registou-se um total de 2.045 insolvências, “motivado em grande parte pelo encerramento de processos”, de acordo com nota de imprensa da Iberinform.

Só em abril registaram-se 508 insolvências, mais 272 que no ano passado. Destas 508, 319 dizem respeito a processos encerrados.

Nos primeiros quatro meses de 2021 foi requerida a insolvência de 432 empresas, o que retrata um aumento de quase 69% face ao período homólogo de 2020.

As declarações de insolvência apresentadas pelas próprias empresas passaram de 363 para 421 (mais 16%). No período em análise, foi declarada a insolvência a 1173 empresas (mais 49%) e foram aprovados 19 planos de insolvência (mais 5,6%).

Os distritos do Porto e de Lisboa, em termos absolutos, são os que apresentam maior número de insolvências: 503 e 408, respetivamente. Seguem-se Braga, com 249, Aveiro (161), Setúbal (119) e, a alguma distância, o distrito de Faro (70).

Em termos percentuais, as maiores variações no primeiro quadrimestre deste ano pertencem aos distritos de: Vila Real (mais 300%), Guarda (mais 217%), Setúbal (mais 109%), Castelo Branco e Portalegre (ambos com aumentos de 100%), Lisboa (mais 71%), Ponta Delgada (mais 70%), Viana do Castelo (mais 68%) e Coimbra (mais 66%).

Apesar da maioria dos distritos (68%) apresentar aumentos neste indicador, há decréscimos a registar em Angra do Heroísmo (menos 50%), Bragança (menos 40%), Santarém (menos 18%), Faro (menos 15%), Évora (menos 6,7%) e Leiria (menos 1,5%).

No acumulado por setores, assinalam-se aumentos em todas as áreas de atividade, exceto no setor da Agricultura, Caça e Pesca, sendo os mais significativos os que se registam nos setores de: Telecomunicações (mais 400%), Hotelaria e Restauração (mais 140%), Eletricidade, Gás, Água (mais 100%), Comércio de Veículos (mais 81%), Indústria Extrativa (mais 50%), Construções e Obras Públicas (mais 48%), Comércio por Grosso (mais 45%) e Outros Serviços (mais 44%).

 

Governo isenta ex-combatentes de pagar transportes

O Governo pretende, dentro em breve, isentar do pagamento de passe intermodal nos transportes públicos os ex-combatentes e seus viúvos/viúvas, à semelhança do que já acontece com as taxas moderadoras e as entradas em museus e espaços similares.

O Tenente-coronel Luís Franco, presidente do núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, considera que é uma medida que, apesar de não se aplicar a Elvas, é muito bem tomada, à semelhança do que acontece com a isençãodas taxas moderadoras e as entradas em museus e espaços similares”.

Luís Franco considera que os apoios na área da saúde deveriam ser reforçados, nomeadamente na questão das consultas de especialidade: “estamos a falar de pessoas já com uma certa idade e que estão sempre a precisar de tratamentos médicos. Já é muito bom o apoio que têm mas podiam ser erforçados”.

O Governo calcula que mais de 300 mil pessoas, entre ex-combatentes e seus viúvos/viúvas, já se encontrem a beneficiar da isenção de taxas moderadoras na Saúde e nas entradas em museus, passando também a ter passes intermodais de transporte gratuitos.

Aprovado no parlamento em agosto de 2020 e já publicado em Diário da República, o Estatuto do Ex-Combatente prevê o direito de preferência na habitação social, isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, gratuitidade do passe intermodal nos transportes públicos, gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais, honras fúnebres (velação com a bandeira nacional), conservação e manutenção de talhões de inumação e repatriamento do corpo no caso de haver sido sepultado no estrangeiro.

O Estatuto de Ex-Combatente é atribuído aos “ex-militares mobilizados, entre 1961 e 1975, para os territórios de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique” ou “que se encontrassem em Goa, Damão e Diu, bem como em Dadra e Nagar-Aveli, aquando da integração destes territórios na União Indiana, aos “ex-militares que se encontrassem no território de Timor-Leste entre o dia 25 de abril de 1974 e a saída das Forças Armadas portuguesas desse território”.

“São ainda considerados antigos Combatentes os militares e ex-militares que tenham participado em missões humanitárias de apoio à paz ou à manutenção da ordem pública”, estipula o documento.