A iniciativa “Sábados com Arte” decorreu este sábado no MACE

A “olaria” é o tema para mais uma edição da iniciativa Sábados com Arte, a decorrer durante a manhã do passado sábado, 6 de julho, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE)

Desta vez o responsável pelo workshop é o ceramista elvense Luís Pedras, que propõe aos participantes a elaboração de peças personalizadas em barro.

Esta iniciativa Sábados com Arte tem regresso previsto ao MACE para 14 e 15 de setembro, com a fotografia digital por tema e com Sérgio Conceição como responsável.

CCDR Alentejo marcou presença na Feira de S. João em Évora

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. marcou mais uma vez presença na Feira de S. João em Évora, um dos mais importantes certames do Alentejo que atrai anualmente milhares de visitantes.

O novo stand da CCDRA, I.P., instalado no espaço institucional, foi este ano, para além de um espaço de divulgação geral das tarefas da instituição bem como dos Programas que lhe estão associados, como o Programa Regional Alentejo 2030, um lugar onde as diversas unidades orgânicas da CCDR Alentejo, I.P. tiveram oportunidade de mostrar ao público em geral as suas atividades.

Diariamente, algumas das Unidades Orgânicas desta CCDR, como Planeamento e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Rural e Licenciamentos, Ambiente, Conservação da Natureza e Biodiversidade, Fiscalização, Centro Qualifica e Serviços Jurídicos e de Apoio à Administração Local, tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho. Isso foi feito tanto por meio de informações gerais quanto por atividades lúdicas que testaram o conhecimento dos visitantes da Feira, nomeadamente na Unidade da Fiscalização.

Como tem ocorrido em outros eventos no Alentejo, a cultura esteve presente no stand da CCDR Alentejo, I.P. Durante o Dia da Cidade de Évora (29 de junho), a Classe de Dança da AEVA – Associação Equestre de Viana do Alentejo – marcou presença e animou o espaço institucional da Feira.

Também, durante os dez dias da Feira de S. João, a artista Ana Rosado esteve presente a pintar um quadro alusivo às diversas atividades do Alentejo que já foram reconhecidas como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Este quadro irá em breve ficar exposto nas instalações da CCDRA, I.P, figurando depois no Stand da instituição que irá estar em outros certames no Alentejo.

FARRA proporcionou visita guiada a três espaços de Elvas, a 6 de julho

A programação da Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo (FARRA) prosseguiu na manhã do passado sábado, 6 de julho, com uma visita guiada a três espaços de Elvas onde se encontram patentes exposições de arte contemporânea.

A Biblioteca Municipal, o Museu Militar e a Casa da Guarda das Portas de Olivença foram os núcleos expositivos da FARRA contemplados neste percurso, conduzido por Catarina Carvão, mestre em Conservação e Restauro.

A FARRA é uma organização do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), a decorrer até 25 de agosto em três dezenas de espaços públicos e privados da cidade.

Quatro detidos pela PSP após buscas domiciliárias

Tal como a Rádio Elvas avançou, hoje de manhã, a PSP de Elvas realizou diversas buscas domiciliárias que culminaram com a detenção de quatro indivíduos e a apreensão de armas e munições

Em comunicado o Comando Distrital da PSP detalha a operação:

“O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas, no âmbito de uma investigação por crime de roubo, deu cumprimento, no dia de hoje, a cinco mandados de busca domiciliária e a três mandados de detenção na cidade de Elvas.

Desta ação resultou a detenção de quatro homens, com as idades compreendidas entre os 20 os 67 anos, três deles indiciados pelo crime de roubo a residência e o outro indiciado pelo crime de detenção de arma proibida.
Durante as buscas realizadas foi possível apreender o seguinte material:
• 01 arma de Classe D (espingarda de caça);
• 01 arma de classe B1 (revólver de marca Browning);
• 53 cartuchos ( calibre 12GA);
• 02 munições calibre 6,35mm;
• 01 munição calibre 30.06;
• 01 Reprodução de arma de fogo/ Modelo G3 – (classe A)

• 01 arma branca dissimulada sobre a forma de outro objeto (classe A);
• 01 moca – (classe A).
Três dos detidos recolheram às celas de detenção até serem presentes à Autoridade Judiciária, para aplicação de medidas de coação, sendo que o outro detido foi restituído à liberdade por indicação do Ministério Público.
Dá-se igualmente nota de que foi recolhido um canídeo de raça “Setter”, por haver fortes suspeitas de que o mesmo tenha sido furtado ao seu legítimo proprietário, residente na zona limítrofe da cidade de Elvas.
A operação contou com um dispositivo composto por polícias de várias valências do Comando Distrital de Portalegre, apoiados por uma subunidade da Unidade Especial de Polícia (UEP), designadamente, o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), e ainda por várias Equipas de Intervenção Rápida (EIR) dos Comandos Distritais de Castelo Branco, Évora e Santarém”.

Estremoz: requalificação da Escola do Caldeiro decorre “a bom ritmo”

A obra de requalificação do acesso à Escola Básica do Caldeiro, em Estremoz, segundo a Câmara Municipal, “está a decorrer a bom ritmo, trazendo alívio e segurança para pais, alunos e toda a comunidade escolar da cidade”.

Esta obra, “há muito reivindicada e necessária, visa garantir um acesso mais seguro e adequado à escola, proporcionando tranquilidade e bem-estar a todos os envolvidos, deslocalizando a receção e entregas das crianças, de forma que fiquem afastadas da conflitualidade rodoviária do IP2”.

O novo acesso à Escola do Caldeiro representa “um passo significativo na melhoria das condições de segurança no percurso até à escola, atendendo às necessidades e preocupações dos pais e alunos”.

Com esta iniciativa, “o município reforça o seu compromisso com a segurança e o bem-estar das crianças, demonstrando uma resposta eficaz às exigências da comunidade escolar”.

O Município de Estremoz “agradece a compreensão quanto a possíveis constrangimentos que possam ser causados durante a fase de obra”.

Exposição “Sempre e Nunca Mais” assinala o 50º aniversário do 25 de Abril

A exposição coletiva “Sempre e Nunca Mais”, com a qual o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) assinala o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974, está agora patente no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

No ato inaugural realizado ontem, sábado, 6 de julho, marcaram presença o proprietário da coleção do MACE, António Cachola, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e a vice-presidente da CCDR Alentejo, Ana Amendoeira.

A representação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas esteve a cargo da diretora, Patrícia Machado.

Polidesportivo Bernardino Canário inaugurado esta segunda-feira

O Polidesportivo Municipal Bernardino Canário é inaugurado esta segunda-feira, dia 8 de julho, às 21 horas, no Jardim Municipal de Elvas, informa a Câmara Municipal.

De recordar que aquele espaço desportivo acolhe, por estes dias, mais uma edição do torneio de futsal “Ricardo Gama ‘Pita’”, promovido pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas, bem como a Taça “Fundador Bernardino Canário”.

Bernardino Canário era sócio-fundador da Associação Desportiva do Bairro das Caixas.

Goivo-das-beiras descoberto na Serra de São Mamede

O Goivo-das-beiras, uma planta herbácea com flor, foi descoberto na Serra de São Mamede, por Fernanda Gamito, uma correspondente da Wilder, uma página online sobre conservação da natureza, Ciência, História Natural e cidadania naturalista.

Apesar de alguma incerteza quanto à estimativa do tamanho da população nacional desta espécie, é avaliada como vulnerável pois estima-se que a população nacional seja inferior a mil indivíduos maduros.

A principal ameaça identificada resulta da possibilidade de aplicação de herbicidas e corte excessivos em ações de controlo de vegetação em bermas e taludes de estrada, assinalando-se ainda os incêndios recorrentes. Os núcleos mais pequenos e isolados são suscetíveis a qualquer ameaça imprevisível.

Este é o tema em destaque no programa desta semana com José Janela, da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

FAE de Arronches tem Mickael Carreira e Os Quatro e Meia no cartaz

David Antunes, no dia 11 de julho, Hybrid Theory, no dia 12, Mickael Carreira, no dia 13, e Os Quatro e Meia, no dia 14, são os cabeça de cartaz de mais uma edição da Feira das Atividades Económicas (FAE) de Arronches.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, e que se realiza sempre no segundo fim de semana de julho, vai já para a sua 13ª edição, sendo que tem recebido, todos os anos, milhares de visitantes.

Durante os quatro dias do evento que começa na quinta-feira, os visitantes vão poder voltar a conhecer o que de bom o concelho e a região têm para oferecer, com o espaço, no Multiusos do Rossio, a estar divido em várias áreas, dedicadas à gastronomia, à agropecuária, à exposição automóvel, às instituições, associações e comerciantes, sem esquecer a zona de espetáculos.

Exposição de fotografias do Prémio Santiago Castelo a terminar em Campo Maior

Uma exposição com obras finalistas do 7º Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, um prémio de fotografia em que o território da Europa serve como ponto de partida para a criatividade dos fotógrafos, está patente no Museu Aberto de Campo Maior, até amanhã, 9 de julho.

“De uma grande qualidade, são cerca de 22 as fotografias em exposição”, revela a vereadora São Silveirinha, que apela aos amantes da fotografia de Campo Maior “para que se possam candidatar, no futuro, a este prémio”.

O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo é organizado pelo Centro UNESCO da Extremadura, com a colaboração da Comunidade de Trabalho EUROACE, sendo a exposição promovida pela CCDR Alentejo, com o apoio do Município de Campo Maior.

Diário do Euro 8-07-2024

Nesta segunda-feira, mais uma edição do Diário do Euro.

Com o quadro das meias-finais já preenchido, o primeiro jogo tem lugar já amanhã à noite, entre a Espanha e a França.

Da equipa francesa já tínhamos falado, antes de defrontar Portugal, pelo que hoje vamos falar da Espanha.

A Espanha já ganhou três vezes o Europeu, em 1964, na segunda edição da prova, que se realizou em Espanha, graças a uma vitória diante da União Soviética por 2-1; depois foi preciso esperar por 2008, onde os espanhóis venceram a Alemanha por 1-0; e 2012 onde venceram a Itália por uns claros 4-0.

Este Europeu, o conjunto espanhol é treinado por Luís de la Fuente.

De la Fuente jogou a maior parte da carreira no Atletic de Bilbau, tendo passado ainda pelo Alavés e Sevilha. Como treinador esteve primeiro no Atletic B e passou depois para a seleção de juniores espanhola, os sub-19, tendo alcançado o titulo europeu da categoria. De seguida treinou a seleção sub-21, onde De la Fuente foi também campeão europeu.

Nos seniores, desde 2023 conseguiu vencer a Liga das Nações e agora pode repetir o feito com a equipa principal.

A Espanha apurou-se nas eliminatórias do Euro, no Grupo A, em primeiro lugar, apenas com uma derrota, diante da Escócia, tendo vencido todos os outros encontros diante da Noruega, Geórgia e Chipre.

Na Alemanha, os espanhóis ficaram num grupo difícil e venceram todos os jogos, o primeiro logo com a Croácia, por 3-0; a Itália atual campeã, por 1-0 e a Albânia pelo mesmo resultado, mas com um onze recheado de jogadores pouco usados, pois a equipa já se encontrava classificada e houve oportunidade de rodar jogadores.

Nos oitavos, saiu à Espanha a equipa da Geórgia que começou por assustar os espanhóis, já que através de um contra-ataque, Le Normand fez autogolo e a equipa espanhola tremeu durante 20/25 minutos, período durante o qual os georgianos podia mesmo ter feito 2-0, até que a seleção espanhola reagiu e fez o empate, depois na segunda parte a formação do Pais vizinho deu um autêntico show e venceu por 4-1.

O maior adversário viria a seguir nos quartos-de-final, nada mais nada menos que a Alemanha, Pais anfitrião que tudo fez para se manter em prova, desde logo com o público em grande superioridade no Estádio. A seleção espanhola mostrou que é a maior candidata a vencer a prova, com um jogo muito eficiente e objetivo, tendo marcado por Dani Olmo, sofrido o empate alemão em cima dos 90 minutos, adiando a decisão para o prolongamento, onde Merino fez o 2-1 que classificou a Espanha para a meia final de amanhã.

Só faltam três jogos para acabar o Euro 2024, no dia 14 de julho, em Berlim.

Confira os nossos palpites para os dois jogos das meias-finais.

O patrocínio deste podcast é de:

 

PSP de Elvas faz detenções e aprende armas

A PSP de Elvas está a realizar buscas domiciliárias no Bairro de São Pedro e no centro histórico de Elvas.

Há a registar várias detenções e apreensão de armas de fogo, bem como  várias munições.

Festival Medieval animou Elvas

O 16° Festival Medieval de Elvas realizou-se este fim de semana, tendo como destaque o regresso dos torneios a cavalo, junto ao Castelo, no baluarte do Príncipe.

Também na Praça da República, junto da Sé Catedral de Elvas houve espetáculos de fogo “Policeno de Eiravedra”.

A edição 2024 do Festival Medieval de resto correu dentro dos moldes anteriores.

Atendendo a que a maior parte das vilas e cidade do Alentejo realizam feiras e festivais deste género, muitas vezes com as mesmas empresas de encenação cabe à organização, nos próximos 12 meses procurar alguns factores de diferenciação, desde logo seguindo o desafio do Comendador Rondao Almeida na inauguração de alargar para outras artérias da cidade, como a Rua de Alcamim, da Feira, Largo da Misericórdia, entre outras.

 

 

Esta quarta-feira há laboratório de cozinha com Gaia Zec no MACE

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Elvas, para duas noites de música, a 13 e 20 de julho, mas não só, sendo que, tal como em anos anteriores, o evento contempla também laboratórios de cozinha.

Estes laboratórios decorrem na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo dedicados aos sabores do mediterrâneo. O primeiro acontece já esta quarta-feira, dia 10,com a chef Croata Gaia Zec, que volta ao MACE no sábado. Na semana seguinte, nos dias 19 e 20, é Maria Menegato quem orienta estas sessões.

A participação nestes workshops, que decorrem nos quatro dias, entre as 17 e as 20 horas, é gratuita, devendo os interessados em fazer a sua inscrição prévia, através do email eventos@cm-elvas.pt.

Em termos de espetáculos, já este sábado, às 21h30, a Praça da República recebe uma atuação do 7Sóis Revolution Orkestra. Para dia 20, está agendado, à mesma hora e no mesmo local, um concerto de Santo Antão 7 Sóis Band.