Clássicos e Colecionismo em Estremoz a 11 e 12 de fevereiro

A “Expo Clássicos 2023” e a “2.ª Feira de Colecionismo” decorrem no fim de semana de 11 e 12 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A Expo Clássicos é o 5.º Salão de Veículos Clássicos e Antigos de Estremoz, com veículos, peças e acessórios, a funcionar no sábado, das 9h30 às 22 horas, e domingo, das 10 às 18 horas, no Pavilhão B do Parque de Feiras.

A 2.ª Feira de Colecionismo está inserida na Expo Clássicos, com coleções de vários temas, funcionando com o mesmo horário, mas no Pavilhão C do Parque de Feiras.

Ambos os eventos são uma organização da AVCE – Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz.

Atropelamento faz um ferido grave

Um homem foi atropelado em Elvas, na passada sexta-feira, dia 27, às 15 horas e 10 minutos, na Avenida António Sardinha, junto à farmácia ai localizada.

Ao que conseguimos apurar, o condutor da viatura permaneceu no local e testemunhas do acidente acabaram por transportar a vítima para o Hospital de Santa Luzia. O homem sofreu ferimentos graves, foi submetido a intervenção cirúrgica e encontra-se estável.

Segundo a Rádio ELVAS apurou não foi apresentada qualquer queixa, embora devido ao facto de ter resultado um ferido grave, o acidente encontra-se sob investigação no Ministério Público.

 

Regulamento de Apoios Sociais em consulta pública em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas tem a decorrer o período de consulta pública das alterações ao Regulamento Municipal dos Apoios Sociais.

Esta fase de consulta tem um prazo de 30 dias e podem os interessados consultar a proposta de alteração ao regulamento, em versão integral, na página da Internet do Município, em https://www.cm-elvas.pt/informacao/docs-consulta-publica/, e no Balcão Único do Município de Elvas, durante o horário normal de expediente.

As observações tidas por convenientes devem ser formuladas por escrito, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Elvas e endereçadas ao Município de Elvas – Rua Isabel Maria Picão – 7350-476 Elvas, ou entregues diretamente no Balcão Único, durante o horário normal de expediente.

Sapadores florestais de Borba com nova viatura

Com vista a dotar a equipa de Sapadores Florestais de melhores condições de trabalho e de segurança, e promover a adoção de boas práticas na gestão integrada de fogos rurais, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) cedeu ao Município de Borba, em regime de comodato, uma nova viatura Toyota Hilux.

A Equipa de Sapadores Florestais, para além da renovação da frota e das ferramentas de trabalho, renovou, também durante o ano 2022, a sua formação, participando em novas ações com vista ao reforço dos seus conhecimentos em diversas áreas em que prestam serviço.

Para a Câmara Municipal de Borba, esta equipa constitui uma importante mais-valia na segurança das comunidades rurais e na execução das faixas de gestão de combustível. Enquanto agentes de proteção civil, esta equipa constitui uma referência na segurança e no apoio a todos os Borbenses.

Viana do Alentejo tem Autarquia Mais Familiarmente Responsável

O Município de Viana do Alentejo foi distinguido, pela primeira vez, como Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2022, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 26 de janeiro, na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), em Coimbra.

O galardão da responsabilidade do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, visa reconhecer a existência de políticas integradas e transversais de apoio às famílias.

O Município de Viana do Alentejo fez-se representar pela secretária do gabinete de apoio à vereação, Vanda Tiago, que frisou a importância das políticas adotadas pela autarquia vianense nesta área, salientando, igualmente, ser um estimulo para o Município continuar a trabalhar para o bem-estar e qualidade de vida da sua população.

Para tal, têm contribuído diversas medidas na área da educação (transporte escolar, oferta de cadernos de fichas, programa de tempos livres), da ação social (apoio na compra de medicamentos, hortas comunitárias), da promoção da saúde (Clube de Saúde +), na redução do IMI e na criação de espaços de lazer, entre outras.

Bombeiros de Portalegre com apoio anual de 210 mil euros do município

Foi assinado no dia 30 de janeiro, nos Paços do concelho da Câmara Municipal de Portalegre, o Contrato Programa de Apoio Financeiro Associação para 2023, com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre (AHBVP).

Presentes nesta assinatura estiveram a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o presidente da direção da AHBVP, Mota Lourenço, o vice-presidente do Município, António Casa Nova, e o vice-presidente da AHBVP, Nuno Miguel Tavares.

“A Associação Humanitária necessita do apoio do Município, sendo para nós uma prioridade fundamental, em defesa das populações, e esse apoio nunca poderá ser posto em causa. A Câmara Municipal de Portalegre estará sempre disposta a ajudar no futuro os Bombeiros Voluntários”, referiu Fermelinda Carvalho.

Mota Lourenço agradeceu ao Município e realçou a importância deste subsídio para a corporação, numa altura muito complicada, para todas as associações e entidades sem fins lucrativos.

O Contrato Programa de Apoio Financeiro aos Bombeiros Voluntários de Portalegre será um apoio anual no valor de 210 mil euros, atribuído em prestações mensais.

Este apoio, enquadrado nas políticas autárquicas de subsídio à AHBVP, visa o apoio à sua operacionalidade e realização das suas atividades ao nível da segurança, ordem pública e proteção civil na luta contra incêndios que, devido às insuficientes receitas próprias, é fundamental como garante de um melhor serviço em prol da população.

Centenas de professores em “inédita mobilização” em Portalegre

A greve dos professores desta terça-feira, 31 de janeiro, no distrito de Portalegre, segundo o Sindicato dos Professores da Zona Sul, “está a registar grande adesão com muitas escolas e agrupamentos sem aulas”.

A concentração na Praça da República, em Portalegre, contou esta manhã “com centenas de professores numa inédita mobilização que reforça a exigência de soluções da parte do Governo e do Ministério da Educação”.

Dados da adesão à greve disponíveis às 10:30h:

EB2,3 José Régio – 100%

Eb1/JI de Castelo de Vide – 100%

Eb1/2 JPA de Ponte de Sôr – 70%

Eb1/JI de Santa Luzia, Elvas – 100%

Centro Escolar de Campo Maior – 94%

Eb 2,3 da Boa Fé, Elvas – sem aulas

Eb1/JI de Marvão – 100%

AE de Fronteira – 100%

Eb1/JI de Cabeço de Vide – 100%

AE do Crato – sem aulas

AE de Monforte – encerrado, sem aulas

JI de Nisa – 100%

EB 2,3 Garcia D’Orta, Castelo de Vide – 100%

Centro Escolar de Sousel – 70%

EB1/JI de Cano – 100%

EB1 de Casa Branca – 100%

Uso correto de medicamentos em destaque no “De Boa Saúde”

O uso de medicamento é imprescindível para a eficácia de alguns tratamentos médicos, uma vez que são usados para diagnosticar, prevenir ou curar doenças e aliviar sintomas.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes esclarece que “é fundamental as pessoas saberem que medicamentos estão a tomar e para que servem”.

Pintão Antunes adianta ainda que, no caso do antibiótico, “vai combater e destruir bactérias e se não for tomado corretamente, pode ser perigoso para a comunidade”.

O uso correto dos medicamentos é o tema em destaque esta semana, no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Agrupamento nº 3 de Elvas com adesão à greve entre 80 e 90%

No Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, entre a Secundária D. Sancho II e as escolas das freguesias rurais do concelho, a adesão, “muito significativa”, por parte dos professores à greve convocada pela Fenprof, para esta terça-feira, 31 de janeiro, segundo a diretora, Fátima Pinto, ronda entre os 80 e os 90%.

“Temos as freguesias, praticamente todas, sem aulas. As escolas não estão fechadas, porque tem os funcionários. Só a Terrugem está a funcionar, mas no resto, em Santa Eulália, São Vicente e Barbacena, todos os alunos estão sem aulas e já foram para casa”, revela Fátima Pinto.

Também em Vila Boim, a adesão foi “quase de 100%, com pouquíssimos professores a lecionar”, sendo que, a grande maioria dos alunos nem sequer compareceu hoje na escola.

Relativamente à Escola Secundária, e lembrando que é um estabelecimento de ensino onde os professores, por norma, não aderem muito às greves, Fátima Pinto revela que a adesão, desta feista, foi “muito significativa”, sendo que apenas “sete ou oito” docentes estão a lecionar.

Muitos destes professores em greve, incluindo dos Agrupamentos 1 e 2, concentraram-se esta manhã junto à secundária, para depois, em Portalegre, se manifestarem contra a falta de abertura, por parte do Governo, para a negociação, face às queixas da classe.

Protocolo para Évora salvaguardar arquivos e memórias

Um protocolo de cooperação entre o Município de Évora e as associações SOIR Joaquim António de Aguiar e Sociedade Recreativa e Dramática Eborense foi assinado no passado dia 23, nos Paços do Concelho. Este documento tem como objetivo salvaguardar a memória das práticas associativas em Évora através do tratamento arquivístico e o trabalho técnico de recolha e tratamento dos dados será feito pelo Arquivo Municipal.

Este acto insere-se no Projeto de Salvaguarda da Memória das Práticas Associativas na cidade de Évora, que a Câmara Municipal de Évora tem em curso, visando sensibilizar os dirigentes associativos para a importância da documentação arquivística que está à sua guarda, além de promover junto das associações a aplicação de medidas que incentivem e facilitem o tratamento e a salvaguarda dos seus arquivos.

O projeto permite, igualmente, contribuir para criação de repositórios de informação organizacional e de memória do trabalho realizado pelas associações nas comunidades locais e favorecer o acesso de públicos mais ou menos especializados ao acervo documental das associações disponibilizando o inventário dos seus arquivos.

Para a autarquia eborense é uma mais valia reforçar a colaboração institucional entre as entidades, visando a proteção da memória coletiva contida nos documentos associativos. Este trabalho destina-se a associações criadas até 1974, tendo já cinco instituições eborenses assinado o protocolo.

Adesão “enorme” à greve dos professores em Campo Maior

A adesão à greve dos professores, esta terça-feira, 31 de janeiro, foi “enorme”, no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, pelo que as atividades letivas, na vila, estão hoje reduzidas a um número “muito residual”.

No Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, revela o diretor do Agrupamento, Jaime Carmona, e ao nível do primeiro ciclo, “das 18 turmas não houve nenhuma que tivesse aulas”. No pré-escolar, “apenas uma turma está a funcionar”. Já no segundo ciclo, apenas dois dos cerca de 17 professores estão hoje ao serviço.

Na Escola Secundária de Campo Maior o número de professores em greve é “também bastante significativo”. Sem se querer “comprometer” com os dados, Jaime Carmona aponta para uma adesão a rondar entre os 75 e os 80%, só na Secundária.

Muitos destes professores, garante ainda o diretor, fizeram esta manhã questão de se deslocar a Portalegre, onde decorre a manifestação convocada pela Fenprof.

A classe docente, nesta manifestação, entre outros, reivindica o fim da precariedade dos professores contratados, critica a burocratização do ensino, alerta para o perigo da municipalização do ensino e queixa-se das quotas na progressão da carreira.

Santa Eulália pode ter uma corrida de touros em março

A Praça de Touros de Santa Eulália volta a receber uma corrida taurina, ao que tudo indica, no final do mês de março.

Alberto Barradas, da Associação Humanitária de Santa Eulália, sem querer, para já, revelar o dia, garante que esta corrida “terá um cartel de luxo”, no entanto para a sua realização conta com o apoio da Junta de freguesia e da Câmara de Elvas, porque faltam resolver algumas questões com a Inspeção-geral das Atividades Culturais, mas acredito que isso não será impeditivo de fazermos esta corrida com um grande cartel”.

Santa Eulália que volta a receber uma corrida de touros, na sua recentemente requalifica Praça, no final do mês de março.

Greve dos professores: adesão de 98% no Agrupamento nº 1 de Elvas

A greve dos professores teve, esta terça-feira, 31 de janeiro, uma adesão a rondar os 98% no Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, de acordo com a diretora, Paula Rondão.

Dos cinco estabelecimentos deste agrupamento, apenas o jardim de infância de Alcáçova e uma turma de primeiro ciclo da Escola Básica da Boa-Fé têm hoje as habituais atividades letivas. Os restantes estabelecimentos de ensino “estão abertos, mas não há atividades letivas”, acrescenta Paula Rondão, dando conta que muitos destes professores hoje em greve foram para Portalegre, para a manifestação.

Paula Rondão diz ainda que os professores, ao manifestarem-se, estão apenas querer dizer que querem que lhes seja devolvido aquilo que lhes tiraram. “Que nos deem uma carreira digna. É das únicas carreiras públicas que não descongelaram até agora, portanto, está na hora. Se não fizermos por isso, mais ninguém o fará”,  remata.

A grande maioria dos alunos do distrito de Portalegre está hoje sem aulas, uma vez que a greve distrital dos professores, segundo os sindicatos, terá tido uma adesão perto dos 100%. Com protestos, em Elvas e Portalegre, contra a falta de respostas do Governo, os professores concentram-se esta manhã na Praça da República da capital de distrito.

Igreja do Espírito Santo em Évora reabre quinta-feira depois de obras de requalificação

Concluídas as obras de reabilitação, a igreja do Espírito Santo, em Évora, reabre esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro.

A data será marcada pela Eucaristia às 11.30 horas, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e por um concerto de órgão e canto denominado “Música para órgão Parisiense no tempo de Cavaillé-Coll”, interpretado pelo organista Rafael dos Reis e pelo cantor Simão Andrade.

De recordar que a aprovação da candidatura para o financiamento da recuperação e requalificação da Igreja do Espírito Santo de Évora, submetida ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo, Alentejo 2020, possibilitou, através da captação de 2 461 383.81 euros, a urgente intervenção na igreja construída pelos Jesuítas nos longínquos anos de 1566/72. Deste valor base, 25% foram assumidos pela entidade adjudicante, o Seminário Maior de Évora.

Este projeto contou com a parceria da Direção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora, para alcançar os objetivos principais relativos a este importante património edificado, móvel e integrado.

Assim, foram executadas as obras de restauro, estruturas e consolidações, infraestruturas elétricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores.

No seguimento de uma estratégia já iniciada na igreja de São Francisco pelo Cónego Manuel da Silva Ferreira, representante da entidade adjudicante, pretendeu-se dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade, designadamente com a abertura regular ao público e acesso a espaços antes reservados, como à sacristia e ao extraordinário conjunto de pinturas murais do teto, articulando composições de grotescos com o ciclo de pinturas sobre a vida de Santo Inácio de Loyola.

CEAN recebe escritor Pedro Seromenho

A Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, recebe amanhã, dia 1, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, no âmbito dos Encontros de Autor.

Com esta iniciativa, “a biblioteca pretende dar a conhecer às crianças os próprios autores dos livros, promovendo um momento de partilha e troca de experiências”, de acordo com Maria Manuela Tomé, coordenadora da Biblioteca do CEAN.

Os Encontros de Autor pretendem, sobretudo, “promover o gosto pela leitura e incentivar os alunos do pré-escolar para a iniciação à leitura”.

Ao longo do ano letivo, a Oficina da Biblioteca Centro Educativo Alice Nabeiro dá a conhecer muitos livros de autores diferentes e sempre que possível leva presencialmente o autor ao encontro das crianças.

Esta quarta-feira estão previstas três sessões: a primeira e segunda, marcadas para as 9.30 e 11 horas, destinam-se aos alunos do pré-escolar. No período da tarde, a partir das 14.30 horas, são recebidos os alunos de 5 e 6º anos.

Dupla elvense de padel vence torneio em Palma de Maiorca

As atletas elvenses Inês Aragão e Marisa Martins venceram, no passado domingo, 29 de janeiro, o Torneio Open Marratxi 2023 (F5), de padel, em Palma de Maiorca.

Inês Aragão e Marisa Martins fazem parte de um grupo de 12 atletas, designado de World Padel Espumante (WPE), que frequenta o complexo Europadel, em Elvas. O grupo partiu na madrugada de quinta-feira, dia 26 de janeiro, em direção àquela ilha do Mar Mediterrâneo e regressaram já na madrugada desta segunda-feira com o seu primeiro título na bagagem.

“A boa disposição do grupo foi uma constante, sendo a vitória no torneio a cereja no topo do bolo, para um grupo que partiu sem qualquer tipo de aspiração a vencer a competição”, assegura o WPE em nota de imprensa.

A intenção do WPE é participar este ano em outros torneios internacionais, “representando as cores da cidade, do Europadel e tendo a amizade como estandarte”.

As duplas do WPE são formadas por Inês Aragão e Marisa Martins; Joana Ferreira e Margarida Moura; Paula Aparício e Raquel Santana; Diogo Oliveira e Luís Aparício; José Alves e Roberto Cabral; e Tiago Oliveira e Vasco Malhado.

Elvas e Alter do Chão: GNR em buscas por burla através de MB Way

Um homem de 43 anos e uma mulher de 29 foram identificados, nos concelhos de Elvas e Alter do Chão, por crimes de burla através da aplicação MB Way, na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Portalegre.

Segundo o Comando Territorial da GNR de Portalegre, no âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática, com recurso à aplicação MB Way, “os militares da Guarda apuraram a localização e identificação dos suspeitos da prática dos crimes”.

No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma busca não domiciliária em viatura, tendo a GNR apreendido uma caçadeira, 139 cartuchos, quatro telemóveis e quatro suportes de cartões SIM. “Foi ainda apreendida diversa documentação bancária e faturas, suspeitas de estarem relacionados com os crimes em investigação”, adianta o Comando Territorial da GNR.

A operação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) e Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Portalegre, Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção (GIOP), bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Atenta às inúmeras situações de burla, a Guarda Nacional Republicana reforça os seus conselhos aos cidadãos, numa situação de compra e venda, a estar particularmente atentos às opções que vão adotar, nomeadamente: “não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos; informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco; nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários; não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS; não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS; e verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade”.

Festival Traço e Feira de Doçaria na agenda da AIAR em 2023

A Associação de Desenvolvimento pela Cultura, AIAR, está a preparar um conjunto de atividades, com o intuito de retomar o normal funcionamento da associação, depois da pandemia.

Em análise está o regresso do Festival Traço, passado “do mês de outubro para a altura do verão e decorrendo durante três dias em Elvas. Este Festival deverá incluir também um encontro de sketchers e pretende atrair ainda mais pessoas a Elvas”, de acordo com Elsa Nascimento, membro da direção da AIAR.

No mês de Maio, a AIAR pretende organizar “mais uma edição da Feira de Doçaria, nos claustros do Museu Militar de Elvas, em junho contamos com as conferências internacionais e estamos também a pensar no ciclo de documentários”.

Associação de Desenvolvimento pela Cultura prepara calendário de eventos para este ano de 2023.

 

Movimento Cívico por Elvas acusa PS de “ataque pessoal” a Rondão Almeida

Depois da Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS), ter deliberado um voto de repúdio contra o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José António Rondão Almeida, devido a uma atitude alegadamente “intimidatória”, para com uma jovem elvense, o Movimento Cívico por Elvas (MCPE), em comunicado de imprensa, garante que tudo não passa de “ataque pessoal a quem tem dedicado grande parte da sua vida, e continua a dedicar, na resolução dos problemas do concelho”.

O MPCE garante que esse mesmo “ataque” a Rondão Almeida, pelo PS, demonstra “não só a falta da verdade bem como a ausência de reais fatos políticos que nos preocupam a todos”.

Relativamente à construção dos 60 fogos na Quinta do Arcos, que o PS garante que é um projeto do executivo anterior, o MCPE assegura que é “um assunto que já está por demais clarificado, não só pelas intervenções feitas pelo presidente, como foi também explanado na sessão de esclarecimento efetuada no Cine São Mateus pela Câmara Municipal de Elvas no sábado passado”.

O movimento independente, liderado por Rondão Almeida, acusa ainda o PS de “um total desrespeito e desconsideração pelos elvenses”, acusando o anterior executivo de ter vendido “grande parte do património que tinha sido doado aos elvenses com determinadas condições que não foram respeitadas”.

 

O comunicado para ler na íntegra:

“Face ao conteúdo do comunicado da Comissão Política de Elvas do Partido Socialista, publicado na imprensa local, vem o Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) clarificar de uma forma inequívoca as reais intenções do PS Elvense.

Ao evocar o comportamento intimidatório do presidente da Câmara Rondão Almeida para com uma jovem elvense, demonstra efetivamente não só a falta da verdade bem como a ausência de reais fatos políticos que nos preocupam a todos.

Trata-se efetivamente de um ataque pessoal a quem tem dedicado grande parte da sua vida, e continua a dedicar, na resolução dos problemas do concelho, uns devidos à conjuntura atual, outros herdados de um passado recente do executivo anterior.

Os valores de respeito, tolerância e liberdade conquistados em abril de 1974, estão sempre presentes na atuação política do MCPE, mas além destes princípios também a ética e o cumprimento das leis, princípios estes que ultimamente não têm sido levados em linha de conta pelo Partido Socialista Elvense.

Todos os Elvenses sabem e conhecem há longos anos o carácter, a frontalidade e a confiança que todos depositaram no atual Presidente da Câmara de Elvas.

Quanto à questão da construção dos 60 fogos a edificar na Quinta do Arcos, é um assunto que já está por demais clarificado, não só pelas intervenções feitas pelo Presidente, como foi também explanado na sessão de esclarecimento efetuada no Cine São Mateus pela CME no sábado passado.

Refere ainda, o mesmo comunicado, que este executivo tem tido um total desrespeito e desconsideração pelos Elvenses.

Queremos recordar que o anterior executivo procedeu à venda de grande parte do Património que tinha sido doado aos Elvenses com determinadas condições que não foram respeitadas. Essa sim, foi uma total afronta à memória da pessoa que fez a doação e ao mesmo tempo a todos os Elvenses.

Assim como foi uma ofensa para todos nós, Elvas ter sido notícia, já por duas vezes num órgão de comunicação nacional, por razões que têm a ver com a falta de ética na política elvense.

Esperamos que a Comissão Política do Partido Socialista de Elvas contribua de uma forma positiva para a solução dos inúmeros problemas com que os Elvenses se deparam diariamente, assumindo assim o papel de uma verdadeira alternativa política e não o de denegrir em termos pessoais alguém que conquistou a confiança através do voto da maioria dos eleitores”.