Protocolo para Évora salvaguardar arquivos e memórias

Um protocolo de cooperação entre o Município de Évora e as associações SOIR Joaquim António de Aguiar e Sociedade Recreativa e Dramática Eborense foi assinado no passado dia 23, nos Paços do Concelho. Este documento tem como objetivo salvaguardar a memória das práticas associativas em Évora através do tratamento arquivístico e o trabalho técnico de recolha e tratamento dos dados será feito pelo Arquivo Municipal.

Este acto insere-se no Projeto de Salvaguarda da Memória das Práticas Associativas na cidade de Évora, que a Câmara Municipal de Évora tem em curso, visando sensibilizar os dirigentes associativos para a importância da documentação arquivística que está à sua guarda, além de promover junto das associações a aplicação de medidas que incentivem e facilitem o tratamento e a salvaguarda dos seus arquivos.

O projeto permite, igualmente, contribuir para criação de repositórios de informação organizacional e de memória do trabalho realizado pelas associações nas comunidades locais e favorecer o acesso de públicos mais ou menos especializados ao acervo documental das associações disponibilizando o inventário dos seus arquivos.

Para a autarquia eborense é uma mais valia reforçar a colaboração institucional entre as entidades, visando a proteção da memória coletiva contida nos documentos associativos. Este trabalho destina-se a associações criadas até 1974, tendo já cinco instituições eborenses assinado o protocolo.