Greve dos professores: adesão de 98% no Agrupamento nº 1 de Elvas

A greve dos professores teve, esta terça-feira, 31 de janeiro, uma adesão a rondar os 98% no Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, de acordo com a diretora, Paula Rondão.

Dos cinco estabelecimentos deste agrupamento, apenas o jardim de infância de Alcáçova e uma turma de primeiro ciclo da Escola Básica da Boa-Fé têm hoje as habituais atividades letivas. Os restantes estabelecimentos de ensino “estão abertos, mas não há atividades letivas”, acrescenta Paula Rondão, dando conta que muitos destes professores hoje em greve foram para Portalegre, para a manifestação.

Paula Rondão diz ainda que os professores, ao manifestarem-se, estão apenas querer dizer que querem que lhes seja devolvido aquilo que lhes tiraram. “Que nos deem uma carreira digna. É das únicas carreiras públicas que não descongelaram até agora, portanto, está na hora. Se não fizermos por isso, mais ninguém o fará”,  remata.

A grande maioria dos alunos do distrito de Portalegre está hoje sem aulas, uma vez que a greve distrital dos professores, segundo os sindicatos, terá tido uma adesão perto dos 100%. Com protestos, em Elvas e Portalegre, contra a falta de respostas do Governo, os professores concentram-se esta manhã na Praça da República da capital de distrito.