Crianças de Montemor participam numa “Caça ao Tesouro” no castelo

A Associação de Pais e Encarregados de Educação – Saber Crescer organizou na manhã de hoje, dia 7 de Abril, uma “Caça aos Ovos da Páscoa”, no Castelo de Montemor-o-Novo, para todos os alunos da Escola Básica nº1, desta cidade.

Conhecida como “Saber Crescer”, esta associação, tal como explica o presidente João Mulas, é constituída pelos “pais e encarregados de educação, no entanto, esta associação, tem a valência de ser também, um ATL”, onde as crianças podem passar os tempos livres, acompanhadas por colaboradoras especializadas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante toda a manhã decorreram várias atividades, nos diferentes postos preparados pelos colaboradores e encarregados de educação, onde as crianças puderam pintar ovos da Páscoa, brincar com jogos tradicionais, dançar e ouvir histórias, no fundo, “um dia diferente, em que os alunos se divertem, aprendendo também”, adianta João Mulas.

Foram muitas as turmas que estiveram presentes, do 1º ao 4º ano, e que se espalharam pelas diversas zonas de atividades, acompanhadas pelos professores e colaboradores da “Saber Crescer”.

Uma das turmas a participar na atividade foi a turma do 4ºF que, para além de terem ficado muito entusiasmados por falar na rádio, pela primeira vez, mostraram-se felizes por terem um dia diferente de aulas. Os alunos desta turma explicaram que, durante a manhã fizeram “caça aos ovos, ginástica, muitas atividades boas” e quando questionados sobre qual aquela que tinha sido a favorita, a resposta foi unânime, “foi a atividade da dança porque era divertida e toda a gente dançava muito bem”, explica um dos alunos.

A acompanhar esta turma estava a professora Isabel Silva que garante que atividades destas são benéficas para o desenvolvimento das crianças, até porque, “temos estado muito tempo na sala de aula, sem ter hipótese de sair e é uma atividade que eles estão a gostar e já fazia falta”.

Com direito a participação especial nesta celebração também esteve presente o Coelho da Páscoa, que ofereceu ovos de chocolate a todas as crianças que participavam nas atividades. O Coelho da Páscoa admite que “as crianças estavam a precisar de sair, há dois anos que não fazíamos nada e este ano resolvemos regressar”, para mais uma atividade que “é para eles” acrescenta.

No final da atividade as crianças receberam um prémio pela conclusão de todas as atividades. Para além deste prémio, ao longo da manhã foram escondidos ovos de chocolate que as crianças puderam procuram e dividir com os colegas.

Esta atividade foi promovida com o objetivo de celebrar a época da Páscoa, com uma manhã diferente, fora da sala de aula, com sete turmas desta escola.

[/shc_shortcode]

Boutique da Cultura de Avis já está aberta

Foi inaugurada no sábado, 2 de abril, a Boutique da Cultura de Avis, um novo espaço cultural multifacetado, instalado no antigo Posto da GNR, com o apoio institucional do Município de Avis.

A apresentação deste novo espaço contou com momentos de música, de poesia, de canto, de teatro, em suma, de algumas das formas de arte que estão nas raízes deste projeto e que deram as boas vindas a quem quis conhecer em primeira mão este local único: uma livraria solidária, uma unidade de alojamento local, espaço de residências artísticas e loja de produtos locais.

Na inauguração, João Borges de Oliveira e Paulo Quaresma, dois dos mentores do projeto, referiram que este momento marcou a concretização de um sonho de descentralização da Cultura numa terra que sentem como suas, bem como o facto de ter sido possível graças ao apoio de várias instituições, em que destacaram o Município de Avis, mas também da população local, que demonstrou sentir este espaço como seu, e ao trabalho voluntário de diversos membros da Boutique da Cultura.

Em representação do Município de Avis, a vereadora Inês Fonseca felicitou a Boutique da Cultura por este projeto que, além da revitalização de um espaço da vila, constitui uma importante forma de democratização da Cultura e de acesso ao livro, valorizando o território e as suas gentes, mostrando que é possível fazer acontecer, mesmo numa localidade do interior do País.

Fórum reúne empresários de todo o Alentejo em Évora

Com organização do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), com a colaboração do NERB (Beja) e do NERPOR (Portalegre), teve lugar, no passado dia 5, nas instalações daquela associação de empresários, o Fórum Empresarial do Alentejo.

A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo seu presidente, Carlos Pinto de Sá, que participou na cerimónia oficial de inauguração da “Incubadora e Aceleradora FIND.e”.

O programa incluiu a assinatura de diversos protocolos de parceria para apoio às Pequenas e Médias Empresas, reforço das parcerias nacionais e internacionais no âmbito do projeto Alentejo Export 2.0 e ainda a realização de diversas mesas redondas temáticas.

O encontro encerrou com um debate sobre “A economia portuguesa no horizonte 2030: principais desafios e oportunidades”, que contou com a presença de António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Évora saudou o NERE pela iniciativa. Na intervenção que proferiu, Carlos Pinto de Sá, a propósito da inauguração da nova incubadora e aceleradora do NERE, referiu-se ao papel determinante que as incubadoras de empresas, quatro em Évora, têm vindo a assumir nos últimos oito anos, com efeitos substanciais ao nível da criação de novos postos de trabalho.

A aceleradora do centro de negócios do NERE acolhe já cinco dezenas de empresas em funcionamento presencial, e outras três dezenas em ligação remota. O presidente da Câmara de Évora referiu-se ainda à importância de investir em políticas integradas que promovam a diversidade e reafirmou a disponibilidade do Município para continuar a trabalhar com as empresas num quadro de cooperação institucional que promova o progresso e desenvolvimento da região.

Feira de São João, Artes à Rua e Imaterial em Évora

A Feira de São João e os festivais Artes à Rua e Imaterial voltam a animar o espaço público de Évora, neste ano de 2022.

Com o progressivo regresso à normalidade após dois anos marcados pela pandemia e sucessivos confinamentos, as ruas, praças e largos de Évora voltam a ser palco privilegiado para nos encontrarmos e aproveitarmos os eventos que estão de regresso. Feira de São João, em junho, Artes à Rua, em agosto, e Imaterial, em data ainda desconhecida, são os locais de encontro destas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal.

Após o interregno forçado, a Feira de São João regressa de 23 de junho a 3 de julho, num dos maiores certames realizados a sul do Tejo e que, anualmente, traz ao concelho de Évora milhares de visitantes a uma feira que é transversal a todos os setores de atividade.

Entre 29 de julho e 14 de agosto, está de volta o Artes à Rua, um festival de todas as artes e culturas. Em Évora, durante a primeira quinzena de agosto, as praças e ruas da cidade são lugares de afetos e fruição de músicas de todo o Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, construindo permanentemente a identidade dos povos.

Ainda sem data marcada, devido a questões logísticas e de calendário relativas ao Teatro Garcia de Resende, está a segunda edição do Imaterial – Património Pensado e Vivido. Este é um festival virado para as músicas do mundo e que assenta no diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente. A primeira edição realizou-se em 2021 e trouxe a Évora sons do Mali, Turquia, Itália, Azerbaijão, Hungria, Mongólia e Portugal.

Seleção de sub-18 masculinos de basquetebol faz estágio em Reguengos

A Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos de basquetebol vai realizar, de 8 a 12 de Abril, um estágio de observação em Reguengos de Monsaraz para preparar a sua participação no Campeonato da Europa – Divisão B. A seleção será recebida amanhã, dia 8, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizando o primeiro treino meia hora depois no pavilhão gimnodesportivo da cidade. Os atletas vão treinar também nos dias 9 e 10 do abril, às 10 e às 17 horas, e no dia 11 de abril pelas 9.30 horas.

Durante o estágio, nos dias 11 e 12 de abril, os sub-18 de Portugal vão participar no Torneio Internacional Cidade de Badajoz. A seleção nacional vai disputar este torneio com as equipas do Estudiantes, BCB Grupo Preving e Fuenlabrada.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A equipa técnica, constituída por Andrii Melnychuk e Hugo Matos, convocou 12 jogadores para o estágio, integrando na lista atletas do Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Associação de Basquetebol Albicastrense, Clube Atlético de Queluz, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga, Sport Lisboa e Benfica, Grupo Desportivo André Soares, Clube de Basquete de Albufeira e Imortal Basket.

[/shc_shortcode]

CD Badajoz recebe o Calahorra e tem convites para o jogo

O Clube Desportivo de Badajoz recebe, no próximo sábado, dia 9, às 17 horas (hora espanhola) o Clube Desportivo de Calahorra, num jogo de apuramento para o playoff de subida à segunda divisão espanhola.

O CD Badajoz convida escolas, estudantes da Universidade, clubes de futebol jovem e diversas associações para assistir a este jogo. O convite é extensivo a residentes da Eurocidade Badajoz, Elvas, Campo Maior. Os interessados devem enviar um mail para info@clubdeportivobadajoz.es

Turismo de experiência em destaque no Cineteatro de Montemor

O cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, recebeu hoje, no seu Salão Nobre, uma Mesa Redonda sobre turismo, onde o principal tema foi “A Importância das Parcerias entre os Diferentes Agentes no Território”.

António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo declara que, graças a esta iniciativa, foi possível “juntar o conhecimento técnico, experiências diferentes, de Montemor”, onde os temas falados giraram em torno de “soluções e problemas” que afetam o turismo, principalmente no concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A questão temporal foi também discutida, refletindo-se como é possível “tornar o tempo mais eficiente”, reunindo esforços entre vários parceiros e setores, até porque, segundo António Pinto Xavier, “na lógica do turismo não podemos estar em ilhas temos que nos congregar e saber trabalhar em equipa, para mostrar o que Montemor tem de melhor e para conseguir, de uma forma saudável, com os outros destinos turísticos”, adianta.

Na ótica do concelho de Montemor-o-Novo, e visto que este é um local que conta com diverso património, o vereador considera que “o turismo é a maior e melhor ferramenta para mostrar-mos o património, mas também para o salvaguardar-mos”, conjugando estes dois fatores que permitem trazer mais turistas aos pontos históricos ou importantes do concelho.

Na iniciativa estiveram presentes diversas entidades ligadas ao turismo do concelho de Montemor, desde hotelaria, produção de vinhos, ou confeção de chocolates.

Em representação da Gandum Village, um alojamento local, que tem como principal premissa a sustentabilidade e ecologia, no turismo, João Almeida, salienta que “este foi um passo importante para os operadores turísticos e para o turismo de Montemor”, uma vez que foi possível, várias entidades darem-se a conhecer, permitindo-lhes trabalhar em conjunto, “para fazer Montemor um destino turístico atrativo, para portugueses e para estrangeiros”.

João Almeida reforça a ideia de que “não há outra via se não pensar na sustentabilidade”, principalmente no turismo uma vez que é “uma área que tem um impacto muito grande, no ambiente e na sociedade, seja do ponto de vista das emissões de carbono, dos transportes, até aos luxos, por vezes, demasiado exagerados”, explica.

A Melgão Cacau e Chocolates foi uma das convidadas para falar sobre “A Importância das Parcerias entre os Diferentes Agentes no Território”, representada por António Melgão. O chefe acredita que iniciativas destas também são benéficas para “dar a conhecer aquilo que fazemos, não só às empresas como ao público”, uma vez que os turistas também têm um papel muito importante, sendo os primeiros a divulgar os locais que visitam.

Para António Melgão é ainda importante realçar que “o turismo não é só hotelaria, o turismo é muito mais que “dormidas”, o turismo é uma região e Montemor tem muito mais a oferecer”, quer seja em restauração, serviços, ou património. Por este motivo, começa a ser notória a mudança de pensamento em relação a este setor económico, que deixa de ser “um turismo de praia, de lazer, para um turismo de experiências, em Montemor-o-Novo e em todo o Alentejo, tem muito para oferecer “.

Durante a manhã de hoje, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo discutiu-se sobre a importância de pensar no turismo de nova forma, principalmente criando ligações entre os vários setores e parceiros, do concelho de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Torneio de Futsal de Fronteira regressa em junho

Está de regresso o Torneio de Futsal de Fronteira, entre 4 e 24 de junho. Ao fim de dois anos de interrupção forçada, este torneio regressa ao Pavilhão Desportivo Municipal de Fronteira, após ter sido requalificado.

Em masculinos, por equipas, anunciam-se prémios de 2500, 1500 e 1250 “bolas” aos três primeiros classificados; quanto a prémios individuais, há troféus de fair play e para o melhor jogador, melhor marcador e melhor guarda-redes.

Finalistas da Agrária de Elvas queimam fitas a 14 de maio

Os alunos finalistas da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) têm a sua cerimónia de bênção das pastas e queima das fitas no dia 14 de maio.

Rui da Eira (na foto), membro da Comissão de finalistas da ESAE, refere que “o programa tem início às 9.30 horas, com a entrega das pastas nas instalações da escola, seguindo-se a bênção das pastas na Sé. Depois de almoço, temos a Queima das Fitas na escadaria da Sé de Elvas”.

Nesta cerimónia, “marcam presença os finalistas da agrária desde o ano de 2020 até este ano, uma vez que, nos últimos dois anos, esta cerimónia não se realizou devido à pandemia. Então abrimos inscrições para quem quisesse ter a sua Queima das Fitas, mesmo que já tivessem terminado os estudos”.

A anteceder esta cerimónia, nos dias 12, 13 e 14 de maio, Elvas volta a receber o Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Vanesa Martín a 9 de julho no Teatro Romano de Medellín

Vanesa Martín atua a 9 de julho no Teatro Romano de Medellín, em Badajoz.

O concerto, com início marcado para as 22 horas (menos uma em Portugal), integrado na tour de 2022 da artista, fará parte da quinta edição do Metellinum Festival.

Com uma carreira de 14 anos, Vanesa Martín é atualmente uma das artistas espanholas mais aclamadas e respeitadas pelo público e pela indústria da música. No concerto no Teatro Romano de Medellín, a cantora apresentará as novas canções que compõem o seu último álbum, “7 Veces Sí”, assim como os temas mais representativos da sua carreira.

Os bilhetes para o festival já se encontram à venda, em www.metellinumfestival.com e nos pontos de venda físicos oficiais: Oficina de Turismo de Medellín; na Sonobox Store, em Don Benito;  Viajes María, em Villanueva de la Serena; Viajes Ansa Tours, em Mérida; Hache Publicidad, em Moraleja, e Kanan Viajes, em Badajoz.

Matilde Cid e Vitorino em Estremoz nos 100 anos do teatro

Uma mostra de cinema português e concertos da fadista Matilde Cid e do cantor Vitorino integram a programação, em abril, das comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, revelou a câmara municipal.

O concerto com a fadista Matilde Cid decorre a 9 de abril, às 21.30 horas, no teatro. Para 24 de abril, às 17 horas, no teatro, está marcado um espetáculo de celebração do Dia Mundial da Dança. No mesmo dia, no Rossio Marquês de Pombal, vai haver duas atuações, do grupo de cante alentejano “Os Lagóias”, de Portalegre, e do cantor Vitorino, cujo espetáculo está incluído também nas comemorações dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 e marcado para as 23 horas.

A programação não se limita ao espaço do teatro, pois, estão agendadas iniciativas de rua, em vários espaços da cidade e nas freguesias do concelho. No âmbito desta programação cultural, em maio, vão decorrer diversos espetáculos de fado, no teatro de Estremoz, e em todas as freguesias do concelho.

GNR alerta alunos de Campo Maior para excessos na viagem de finalistas

Um grupo de 43 alunos, da Escola Secundária de Campo Maior, parte na manhã deste sábado, dia 9 de abril, com destino a Punta Umbría, em Espanha, para uma semana de festa, naquela que é a sua viagem de finalistas.

Esta quinta-feira, estes alunos estiveram a participar numa ação de sensibilização, conduzida por três militares do Posto Territorial de Campo Maior da GNR. Foram alertados para os riscos dos excessos, habitualmente, cometidos por esta ocasião, tendo os militares lembrado, entre outros, o fácil acesso a drogas e álcool.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, esta conversa, “sem grandes moralismos, de forma aberta e franca”, serviu, sobretudo, para que estes jovens possam viver esta viagem de finalistas da melhor maneira possível, sem grandes excessos.

“Eles têm de ter consciência que há uma linha vermelha que nunca se deve ultrapassar e esta iniciativa da GNR, que deve ser louvada, e que nós aceitámos, com todo o carinho, quando nos foi proposta, serviu para isso: para que eles percebam que não há problema nenhum em estarem longe de casa, e dos pais, uma semana, mas fazendo as coisas corretas”, acrescenta Jaime Carmona.

O diretor espera que os alunos se possam divertir, mas lembra que se devem recordar que, depois da viagem, “a vida continua na mesma”. Apesar da confiança que diz ter nestes alunos, o facto de, nos dois últimos anos, as festas, onde habitualmente há consumo de álcool, por exemplo, terem sido impedidas, devido à pandemia, causa alguma apreensão.

Já João Cruz, presidente da Associação de Estudantes da Secundária de Campo Maior e aluno  finalista, garante que a sessão foi importante para os alertar para os riscos que correm, não escondendo o seu entusiasmo para esta viagem. Também Margarida Favita, outra aluna finalista, espera divertir-se muito nesta viagem, assegurando que tem consciência dos riscos que os excessos acarretam.

 

Visitas ao antigo Convento de São João de Deus em Montemor

O Município de Montemor-o-Novo divulga visitas guiadas ao Antigo Convento de São João de Deus. “Um património a descobrir”, refere a autarquia.

Assim, em dois sábados de abril, nos próximos dias 9 (às 11 horas) e 23 (às 15 horas), realizam-se visitas guiadas ao Antigo Convento de São João de Deus. A iniciativa inclui a visita à cripta, igreja matriz e enfermarias conventuais, dando a conhecer o património histórico e artístico associado a São João de Deus.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

Campo Maior: “História do Ciganinho Chico” apresentada na Semana da Interculturalidade

A “História do Ciganinho Chico” foi apresentada esta quinta-feira, 7 de abril, às crianças de quarto, quinto e sexto anos de Campo Maior, no auditório do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, pelo seu autor, Bruno Gomes, numa das várias iniciativas que integra a programação da Semana da Interculturalidade.

Também esta manhã, na biblioteca da escola, foi inaugurada a exposição de fotografia “Camelar”, de Sérgio Aires, que retrata, tal como o livro, a comunidade de etnia cigana.

Quanto ao livro, Bruno Gomes recorda que, depois de apresentar o pré-projeto para que o pudesse publicar, foram muitas as editoras que se riram de si. Com o apoio da Fundação Calouste Goulbenkian, conseguiu lançar a obra, que tem como objetivo falar, sobretudo nas escolas, da cultura cigana, que entende como uma “lacuna”. “Senti necessidade de escrever algo, que pudesse ajudar, e ser uma ferramenta pedagógica para os professores”, revela.

O livro, adianta o autor, tem vindo a ser “bem trabalhado”, nas escolas, quer de Portugal, quer do Brasil, pelos professores. “Já tive oportunidade de apresentar o livro em Brasília e nunca pensei que o livro tivesse tanto sucesso. Mas o principal objetivo é mesmo tentar esgotar todo o preconceito que existe, através do conhecimento”, diz ainda.

Esta Semana da Interculturalidade resulta de uma organização do Coração Delta, enquanto entidade coordenadora do CLDS, o Município de Campo Maior, o Agrupamento de Escolas, a Rede Europeia Anti-pobreza e o Alto Comissariado para as Migrações.

Com um “número elevado de famílias de etnia cigana” na vila, recorda Maria Manuel Valentim, coordenadora do CDLS em Campo Maior, é preciso deixar de lado o estigma associado a essa comunidade, começando esse trabalho a ser feito, nas escolas. “Com este dia intenso de atividades, para todos os alunos e professores do Agrupamentos, queremos dar a conhecer outra perspetiva desta comunidade”. Também Dionísia Gomes, coordenadora da Coração Delta, explica que com esta iniciativa da Semana da Interculturalidade, procura-se, sobretudo, começar a trabalhar com os mais pequenos para que as crianças tenham uma aceitação diferente perante a comunidade cigana.

Já a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, lembra que desbravar caminho, nesta área, “não tem sido fácil”, mas que, com resiliência, vai-se conseguir quebrar muitas barreiras.

Ao início da tarde, decorre uma sessão com testemunhas de mulheres ciganas, que, contrariamente ao que acontece, tradicionalmente, conseguiram formar-se e ter um emprego.

Esta Semana da Interculturalidade, em Campo Maior, fica marcada por uma exposição de fotografia, a apresentação de um livro, uma sessão com o testemunho de várias mulheres ciganas, a apresentação de produtos feitos pela comunidade de etnia e mostra da sua gastronomia.

Évora pré-selecionada para ser Capital Europeia da Cultura

Évora é uma de quatro cidades portuguesas, a par de Aveiro, Braga e Ponta Delgada pré-selecionadas, no mês passado, na competição para o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Portugal terá assim uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, depois de Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

Haverá ainda, dentro de cinco anos, outra Capital Europeia da Cultura na Letónia, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, adiantando que é uma “grande honra” ter uma cidade do Alentejo entre as finalistas portuguesas.

Ana Pereira recorda que estas quatro cidades foram pré-selecionadas, de um primeiro grupo de 12 (Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real). As finalistas serão avaliadas no final do ano, depois de incluírem mais detalhes nos seus processos de candidatura.

As candidaturas são examinadas por um painel composto por peritos independentes. Dois dos peritos são nomeados pelas autoridades nacionais competentes e dez são nomeados pelas instituições e organismos da União Europeia (Parlamento Europeu, Conselho, Comissão e Comité das Regiões).

O principal objetivo da iniciativa da Capital Europeia da Cultura é que possa atrair públicos de todo o mundo, com um reconhecimento da cidade em questão que, acaba por crescer, em termos de turismo, explica ainda Ana Pereira.

Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura. As Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia). As próximas serão Veszprém (Hungria), Elefsina (Grécia) e Timisoara (Roménia) em 2023; Tartu (Estónia), Bad Ischl (Áustria) e Bodø (Noruega) em 2024; Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovénia) em 2025; e Oulu (Finlândia) e Trencin (Eslováquia, na pendência de confirmação oficial) em 2026.

Espanha faz cair máscaras em espaços fechados no dia 20

O Conselho de Ministros de Espanha vai aprovar, no próximo dia 19, deste mês, uma nova normativa sobre o uso de máscara em espaços fechados, pelo que estas deixarão de ser obrigatórias, nestes espaços, exceto em Centros de Saúde e sociais, bem como nos transportes, um a medida que entrará em vigor logo no dia 20 de abril.

A ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, explicou que a máscara deixa assim de ser obrigatória em espaços fechados, exceto “aqueles espaços onde possa haver pessoas com vulnerabilidade: centros de saúde, hospitais, centros sociais de saúde, como lares e nos transportes”.

Nas demais situações, vai ser uma “recomendação de uso responsável, principalmente quando há aglomeração de pessoas e quando se trata de pessoas vulneráveis”. No ambiente escolar, “claro que” não haverá mais a necessidade do uso de máscara, embora os professores com fatores de vulnerabilidade sejam aconselhados a usá-la.

A ministra revela que essa flexibilidade é possível porque “felizmente”, Espanha tem um “nível de imunização muito alto” e uma situação epidemiológica “favorável”, razão pela qual tomaram essa decisão depois de aconselhados pelos especialistas.

Despiste na Avenida de Badajoz provocou dois feridos leves

Dois feridos leves é o resultado do despiste de um ligeiro de passageiros, que ocorreu ao final da manhã de hoje, quinta-feira, dia 7, na Avenida de Badajoz, em Elvas.

Nuno Santana, adjunto de comando nos bombeiros de Elvas, explica que “as vítimas, um homem de 74 e uma mulher de 80, foram transportadas para o hospital de Elvas com ferimentos ligeiros”.

No local estiveram os Bombeiros de Elvas com duas ambulâncias e a viatura de desencarceramento, num total de nove elementos, bem como a PSP que tomou conta da ocorrência.

 

Casa do Benfica de Elvas abre inscrições para caminhada de dia 25

Depois de um longo período sem as habituais caminhadas, tendo em conta a pandemia, a Casa do Benfica de Elvas volta a organizar um percurso, de cerca de dez quilómetros, no próximo dia 25 de abril, sendo que as inscrições já se encontram abertas.

Por esta altura, recorda o presidente da coletividade, Manuel Claudino, era habitual realizar-se uma caminhada a 1 de maio, mas, uma vez que, para essa data, já está prevista uma outra na cidade, a Casa do Benfica decidiu antecipar a sua iniciativa. “Queremos que as pessoas possam participar nas duas”, garante.

A concentração para esta caminhada está marcada para as 9 horas, junto à Casa do Benfica de Elvas. O percurso será fácil, com parte do trajeto a ser percorrido em pleno campo.

A expectativa de Manuel Claudino é que muita gente se possa inscrever para participar nesta caminhada, sendo que espera que também outras iniciativas possam ser retomadas, dentro em breve.

As inscrições para esta caminhada podem ser feitas na Casa do Benfica ou através do email casabenficaelvas@gmail.com

Delta cria pacotes de açúcar das Festas dos Prazeres

A Delta Cafés associou-se às Festas dos Prazeres, em Terena, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, com a criação e distribuição de pacotes de açúcar alusivos a este evento.

A romaria em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, na vila de Terena, no concelho de Alandroal, decorre entre os dias 22 e 26 deste mês e atrai ao Santuário milhares de fiéis.

Na sua página de Facebook, a Confraria agradece “a generosa contribuição e o empenho pessoal do senhor Comendador Rui Nabeiro nesta colaboração que muito dignifica as festividades de Nossa Senhora da Boa Nova, reconhecendo-lhes o elevado patamar que merecem, pela sua história e a sua representatividade do concelho do Alandroal e da região do Alentejo”.

Comunidade escolar de Elvas solidária com povo ucraniano

A caminhada solidária que decorreu esta quinta-feira, dia 7, organizada pela secundária D. Sancho II de Elvas, contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, bem como com alunos da Universidade Sénior da cidade.

Telma Rafael, professora de biologia e geologia, explica que “esta caminhada teve, desde o início, uma vertente solidária. Por outro lado, foram feitos rastreios à glicemia e tensão arterial, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, em colaboração com o Centro de Saúde de Elvas”.

A professora refere que o interesse dos alunos em participar era muito “mas uma vez que há mais atividades a decorrer na escola tivemos que limitar essa participação. Da Universidade Sénior de Elvas participam cerca de 50 alunos e no total somos 300”.

À chegada ao polidesportivo da escola, os participantes entregaram bens que serão doados ao povo ucraniano. Maria Joana Vinagre, aluna da universidade sénior de Elvas, gostou muito de participar e aproveitou para ajudar quem mais precisa uma vez que “deve haver muitas crianças e velhinhos sem nada e é muito importante ajudarmos”.

“A caminhada conta com dois percursos, um mais curto e outro maior para os mais resistentes. Por outro lado, tem esta vertente solidária uma vez que não poderíamos deixar de nos associarmos ao que está a acontecer no mundo, fazendo uma recolha de bens para a Ucrânia”, referiu-nos Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.

A Associação de Estudantes da escola secundária colaborou na organização e ficou responsável pelos bens entregues pela população. De acordo com Miguel Mendes, membro da associação, “os participantes têm doado muita coisa e tem sido fácil fazer este trabalho”.

A caminhada contou com animação, em diversos pontos do percurso, e terminou na secundária de Elvas.

Concelho de Redondo vai ter mais 3600 árvores

O projeto Além Risco pretende plantar, no concelho de Redondo, 3600 árvores, com o intuito de combater as alterações climáticas e rearborizar os cerca de cinco hectares de terreno destinados para o efeito

O município de Redondo “já deu início à entrega de árvores à população, num total de 1600, sendo que duas mil árvores vão ser plantadas pela própria autarquia. Vamos criar um novo verde dentro das nossas localidades com o intuito de rearborizar e contar com condições climáticas mais favoráveis”, de acordo com o presidente David Galego.

Salgueiros, medronheiros ou sobreiros, entre outras, foram algumas das árvores autóctones que foram distribuídas gratuitamente aos munícipes, no Jardim Municipal de Redondo.

“Operação Spring Break”: GNR fiscaliza viagens de finalistas

A Guarda Nacional Republicana está a realizar até sexta-feira, 8 de abril, um conjunto de ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres, com o objetivo de prevenir a adoção de comportamentos de risco, inerentes ao consumo de drogas e álcool, por parte dos jovens, que se deslocam, nesta altura do ano, para o sul de Espanha e Catalunha, em viagens de finalistas e férias escolares.

Os militares dos Comandos Territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil do Reino de Espanha, realizam ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres, no sentido de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens.

Tradicional Matança do Porco este sábado em Degolados

A junta de freguesia de Degolados organiza amanhã, sábado, 9 de abril, a Matança tradicional do Porco, no Centro Polivalente da Freguesia.

João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados revela que este dia pretende “reviver, o que em outros tempos era a matança do porco, reproduzindo essa mesma tradição”.

No sábado, depois do almoço haverá ainda animação musical, a cargo de Jorge e Célia Pedras, para que as pessoas se divirtam um pouco, que estamos todos carentes disso, depois destes dois anos de pandemia”, diz ainda o presidente da junta.

O almoço alusivo à Tradicional matança do Porco, está marcado para as 13 horas deste sábado, no Centro Polivalente de Degolados.

Dinossauros invadem Coliseu de Elvas este fim de semana

Os dinossauros invadem este fim de semana o Coliseu de Elvas.

A exposição da Explora Dinosaurs inclui uma vasta quantidade de imagens animatrónicas, à escala real, e contará com várias sessões no sábado e no domingo, entre as 11 e as 18 horas.

Os bilhetes, cujo valor variam entre os sete euros, para crianças, e os nove, para adultos, podem ser adquiridos, já a partir desta quinta-feira, 7 de abril, na bilheteira do coliseu. Os interessados podem ainda fazer a reserva de bilhetes através do contacto 932 530 444.

A exposição inclui diferentes espécies de dinossauros, sendo que o maior deles tem nove metros de altura e dez de comprimento.

A mostra promete momentos únicos em família, no Coliseu de Elvas, onde será possível descobrir os famosos animais da pré-história, que “se mexem, abrem a boca e os olhos e que respiram”, segundo membro da organização. “É um evento bonito e pedagógico, sobretudo para as crianças”, garante ainda.