Campo Maior: “História do Ciganinho Chico” apresentada na Semana da Interculturalidade

A “História do Ciganinho Chico” foi apresentada esta quinta-feira, 7 de abril, às crianças de quarto, quinto e sexto anos de Campo Maior, no auditório do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, pelo seu autor, Bruno Gomes, numa das várias iniciativas que integra a programação da Semana da Interculturalidade.

Também esta manhã, na biblioteca da escola, foi inaugurada a exposição de fotografia “Camelar”, de Sérgio Aires, que retrata, tal como o livro, a comunidade de etnia cigana.

Quanto ao livro, Bruno Gomes recorda que, depois de apresentar o pré-projeto para que o pudesse publicar, foram muitas as editoras que se riram de si. Com o apoio da Fundação Calouste Goulbenkian, conseguiu lançar a obra, que tem como objetivo falar, sobretudo nas escolas, da cultura cigana, que entende como uma “lacuna”. “Senti necessidade de escrever algo, que pudesse ajudar, e ser uma ferramenta pedagógica para os professores”, revela.

O livro, adianta o autor, tem vindo a ser “bem trabalhado”, nas escolas, quer de Portugal, quer do Brasil, pelos professores. “Já tive oportunidade de apresentar o livro em Brasília e nunca pensei que o livro tivesse tanto sucesso. Mas o principal objetivo é mesmo tentar esgotar todo o preconceito que existe, através do conhecimento”, diz ainda.

Esta Semana da Interculturalidade resulta de uma organização do Coração Delta, enquanto entidade coordenadora do CLDS, o Município de Campo Maior, o Agrupamento de Escolas, a Rede Europeia Anti-pobreza e o Alto Comissariado para as Migrações.

Com um “número elevado de famílias de etnia cigana” na vila, recorda Maria Manuel Valentim, coordenadora do CDLS em Campo Maior, é preciso deixar de lado o estigma associado a essa comunidade, começando esse trabalho a ser feito, nas escolas. “Com este dia intenso de atividades, para todos os alunos e professores do Agrupamentos, queremos dar a conhecer outra perspetiva desta comunidade”. Também Dionísia Gomes, coordenadora da Coração Delta, explica que com esta iniciativa da Semana da Interculturalidade, procura-se, sobretudo, começar a trabalhar com os mais pequenos para que as crianças tenham uma aceitação diferente perante a comunidade cigana.

Já a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, lembra que desbravar caminho, nesta área, “não tem sido fácil”, mas que, com resiliência, vai-se conseguir quebrar muitas barreiras.

Ao início da tarde, decorre uma sessão com testemunhas de mulheres ciganas, que, contrariamente ao que acontece, tradicionalmente, conseguiram formar-se e ter um emprego.

Esta Semana da Interculturalidade, em Campo Maior, fica marcada por uma exposição de fotografia, a apresentação de um livro, uma sessão com o testemunho de várias mulheres ciganas, a apresentação de produtos feitos pela comunidade de etnia e mostra da sua gastronomia.