Crianças de Montemor participam numa “Caça ao Tesouro” no castelo

A Associação de Pais e Encarregados de Educação – Saber Crescer organizou na manhã de hoje, dia 7 de Abril, uma “Caça aos Ovos da Páscoa”, no Castelo de Montemor-o-Novo, para todos os alunos da Escola Básica nº1, desta cidade.

Conhecida como “Saber Crescer”, esta associação, tal como explica o presidente João Mulas, é constituída pelos “pais e encarregados de educação, no entanto, esta associação, tem a valência de ser também, um ATL”, onde as crianças podem passar os tempos livres, acompanhadas por colaboradoras especializadas.

Durante toda a manhã decorreram várias atividades, nos diferentes postos preparados pelos colaboradores e encarregados de educação, onde as crianças puderam pintar ovos da Páscoa, brincar com jogos tradicionais, dançar e ouvir histórias, no fundo, “um dia diferente, em que os alunos se divertem, aprendendo também”, adianta João Mulas.

Foram muitas as turmas que estiveram presentes, do 1º ao 4º ano, e que se espalharam pelas diversas zonas de atividades, acompanhadas pelos professores e colaboradores da “Saber Crescer”.

Uma das turmas a participar na atividade foi a turma do 4ºF que, para além de terem ficado muito entusiasmados por falar na rádio, pela primeira vez, mostraram-se felizes por terem um dia diferente de aulas. Os alunos desta turma explicaram que, durante a manhã fizeram “caça aos ovos, ginástica, muitas atividades boas” e quando questionados sobre qual aquela que tinha sido a favorita, a resposta foi unânime, “foi a atividade da dança porque era divertida e toda a gente dançava muito bem”, explica um dos alunos.

A acompanhar esta turma estava a professora Isabel Silva que garante que atividades destas são benéficas para o desenvolvimento das crianças, até porque, “temos estado muito tempo na sala de aula, sem ter hipótese de sair e é uma atividade que eles estão a gostar e já fazia falta”.

Com direito a participação especial nesta celebração também esteve presente o Coelho da Páscoa, que ofereceu ovos de chocolate a todas as crianças que participavam nas atividades. O Coelho da Páscoa admite que “as crianças estavam a precisar de sair, há dois anos que não fazíamos nada e este ano resolvemos regressar”, para mais uma atividade que “é para eles” acrescenta.

No final da atividade as crianças receberam um prémio pela conclusão de todas as atividades. Para além deste prémio, ao longo da manhã foram escondidos ovos de chocolate que as crianças puderam procuram e dividir com os colegas.

Esta atividade foi promovida com o objetivo de celebrar a época da Páscoa, com uma manhã diferente, fora da sala de aula, com sete turmas desta escola.