Elvenses estão a aderir à vacinação de reforço contra a Covid

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a Gripe estão a ser administradas ao longo deste sábado, dia 20, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, no âmbito da modalidade Casa Aberta.

António Perez (na foto), médico no Centro de Saúde de Elvas, explicou-nos que a dose de reforço destina-se a “residentes, utentes e profissionais de ERPI’S, instituições similares e rede nacional de cuidados continuados, a pessoas com 65 ou mais anos de idade, a profissionais de serviços de saúde, público ou privados, a bombeiros envolvidos no transporte de doentes e pessoas com 18 ou mais anos de idade com esquema vacinal primário da vacina da Janssen”.

Também os tempos de espera mudaram, segundo oi médico, uma vez que “inicialmente, as pessoas que tomaram a vacina, independentemente do tipo, tinham que esperar seis meses. Agora, quem tomou a vacina da Pfizer, Moderna ou Astrazeneca tem que esperar, no minikmo cinco meses. Quem tomou a da Janssen tem que esperar três meses”.

Guilhermina Largueiras, de 62 anos, deslocou-se ao CNT para tomar a vacina contra a gripe mas garante que daqui por duas semanas vai tomar “a dose de reforço contra a Covid-19. Só não levo as duas hoje porque como já fui operada à mama duas vezes, esse braço não pode ser usado para vacinas”.

Já António Joaquim, de 87 anos, tomou as duas vacinas, contra a gripe e reforço contra a Covid-19. Garantiu-nos que não tem “qualquer receio em relação aos dois fármacos. Acho que toda a gente devia tomar as vacinas contra a Covid porque nós nunca sabemos quem pode estar infetado ou não”.

Em Elvas, foram contactadas cerca de 150 pessoas para a vacina de reforço contra a Covid-19, sendo que na modalidade Casa Aberta, para maiores de 65 anos, não é necessária marcação.