Programa Escolhas: missão da integração não tira férias em Campo Maior

Depois de mais um ano letivo a procurar a integração e a inclusão social de crianças e jovens, a nível educacional e social, provenientes de contextos mais vulneráveis, em Campo Maior, o programa Escolhas, através do projeto “Integrar – E8G” não interrompe a sua missão, mesmo no verão.

Desta forma, e por esta altura, através de um conjunto de diversas atividades, muitas delas centradas no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, aqueles que usufruem deste programa têm oportunidade de participar num vasto leque de iniciativas, desportivas, culturais e de lazer, que os mantêm ocupados, de segunda a sexta-feira.

Duas vezes por semana, as responsáveis pelo projeto, como é o caso de Margarida Baptista, levam um grupo de cerca de 40 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, até às piscinas da vila. “Vimos duas vezes por semana, às terças e quintas, às piscinas. Nos outros dias, as crianças têm outras atividades: desporto, dança, teatro”, explica. “O dia da piscina é aquele que eles gostam mais, porque têm liberdade e as crianças sentem necessidade de, nas férias, terem alguma liberdade, de se poderem divertir”, acrescenta.

Este programa é muito focado, durante todo o ano, na comunidade cigana que, por esta altura, se afasta e não participa nos clubes de verão. “Durante as férias escolares, não temos a comunidade cigana, temos outras crianças, que também acompanhamos, em regime de ATL”, revela a técnica.

Tendo por base a inclusão, o programa Escolhas expande-se, mesmo durante o ano letivo, para fora da escola, continuando a ser a comunidade cigana “uma grande lacuna” em Campo Maior. Nesse sentido, o trabalho é feito também com os pais das crianças, “a nível do bairro e da comunidade”. Com o pouco que consiga fazer, todos os dias, tenta-se chegar “a alguma mudança, no futuro”.

O trabalho com a comunidade cigana, explica ainda Margarida Baptista, tem corrido “bem”, embora assuma que ainda “há muito a fazer”, até porque não é fácil alterar mentalidades, costumes e tradições. “Temos conseguido, pelo menos a nível escolar, que as crianças se vão integrando mais e que os pais também tenham alguma responsabilização, porque a nível escolar havia muito pouca”, assegura.

O abandono escolar, entre a comunidade cigana, contudo, continua a ser “o maior problema”. “As raparigas ainda continuam a casar e a ficarem grávidas muito cedo”, lembra a responsável, assegurando, ainda assim, que, atualmente, há já muita gente “muito mais modernizada”.

Neste último ano letivo, o programa Escolhas acompanhou cerca de 90 crianças de etnia cigana, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, para além de mais de uma dezena de alunos de países do leste. Integrar e combater o insucesso escolar são as principais premissas deste projeto.