Sousel é capital do borrego

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.

Pode ver as imagens da apresentação da marca “Sousel, capital do Borrego”, aqui:

Sousel capital do Borrego: iniciativa com visão

O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, apresentou a Capital do Borrego, numa cerimónia onde foi mostrada a estratégia de desenvolvimento de um produto tradicional e local com objetivos nacionais, numa primeira fase, mas com a possibilidade de virem a ser objetivos europeus.

O concelho de Sousel tem várias  explorações agrícolas e um grande produtor de carne de borrego que fornece os mercados nacional e internacional e, a partir deste recurso local, nasce uma marca, com marketing, logotipo e três vertentes fundamentais com vista ao desenvolvimento da fileira do Borrego.

A gastronomia onde, através da CIMAA, estão comprometidos os 15 municípios; um centro interpretativo, onde se junta a vertente histórica e cultural; e um centro de desenvolvimento, com o envolvimento das universidades e politécnico (em Elvas temos a Escola Superior Agrária, que pode ter papel central no estudo deste segmento).

Um grande certame plurianual, promete fazer de Sousel o centro de promoção do Borrego. Tudo isto, com madrinha do projeto a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, reconduzida e reforçada por António Costa.

Estão de parabéns o Município de Sousel e o seu presidente Manuel Valério (já foi vice-presidente da Câmara de Elvas) com esta iniciativa de visão e futuro. Era bom que outros municípios seguissem e potenciassem as suas qualidades.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

 

“Sousel é oficialmente a capital do borrego”, garante Manuel Valério

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

“De Sousel saem, diariamente, toneladas de carne de borrego para todo o país e para os quatro cantos do mundo, sendo que é nesta localidade, do distrito de Portalegre, que está sediada a maior exploração de borregos da Europa, com certificação de bem-estar animal”, assegurou o presidente da câmara, Manuel Valério.

“Com esta iniciativa, pretendemos chamar a atenção do país e do mundo para a excelente gastronomia do concelho, não apenas na área da produção de carne, mas em todas as vertentes gastronómicas que a nossa tradição antiga produziu. A qualidade dos nossos produtos não é de hoje, mas os nossos empresários primam pela inovação, pela persistência e pela qualidade, duma forma que em termos de quantidade e qualidade talvez não haja paralelo no passado. Este evento, dá um pontapé de saída, em termos de promoção municipal, neste importante setor económico do concelho que é o da ovinicultura e seus derivados. Assim, é com enorme sentimento de orgulho que hoje afirmo: Sousel é oficialmente a capital portuguesa do borrego”, referiu o autarca.

“No âmbito da criação da marca “Sousel, capital do borrego”, vai decorrer já entre 8 a 24 de Abril a quinzena gastronómica dedicada a este produto, que, certamente, trará a Sousel e ao Alto Alentejo muitos apreciadores”, segundo Manuel Valério.

“Hoje é um dia muito importante para Sousel”, diz a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmando que “é um dia em que com o trabalho do município, envolvendo os produtores e associações, Sousel cria uma marca territorial, que é o reconhecimento de uma atividade tradicional exercida com mais tecnologia e conhecimento e é o reconhecimento de um recurso endógeno que tem valor internacional e, este selo vai trazer mais responsabilidade ao território e produtores”.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, é “uma ideia que tem que ser valorizada, por parte de Sousel, integrando os municípios do Alto Alentejo, numa causa que é transversal a todos, pelo que é interessante valorizar os recursos endógenos”.

“É muito positivo conseguir ter a dimensão da importância do marketing territorial, associado aos produtos endógenos do Alentejo”, realça o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, acrescentando que é igualmente importante, “perceber de que forma, somos capazes com objetividade, entender quais os principais produtos produzidos na região e de que forma, entre empresas e poder política local, se pode fazer uma promoção externa que não falhe na obrigatoriedade de aumentar o nível de exportação de produtos de determinada região”.

Fermelinda Carvalho presidente da câmara de Portalegre e da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre, refere que “num território muito agrícola e pecuário, o borrego é um dos produtos principais da região, considerando importante o que está a acontecer em Sousel, porque os autarcas começam a preocupar-se com a valorização dos seus produtos e o borrego é um deles, e é algo que temos em comum, todos temos borrego, pelo que faz todo o sentido que nos tivéssemos juntado e aderido à iniciativa lançada pelo município de Sousel”.

O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo afirma que “estas apostas na gastronomia são determinantes para atrair visitantes, e esta iniciativa contribui para isso”, tendo “esta a virtude de conseguir juntar todos os 15 municípios, pelo que é uma mais valia e a firmação de um produto que é transversal a todo o Alentejo”.

José Sadio presidente da Câmara de Estremoz, “este tipo de eventos e dinâmicas que os municípios criam são muito importantes” e, o presidente de Sousel “fez muito bem em promover este produto, porque é um caminho que estamos a seguir, promover os nossos produtos e aquilo que nos distingue”.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.

Município de Mora apresenta esplanada do Fluviário

O Município de Mora apresentou publicamente o projeto para construção da esplanada do Fluviário de Mora, através de imagens a três dimensões.

Por ocasião do 15º aniversário do Fluviário de Mora, que se assinalou no passado dia 21, foi apresentada a nova valência do principal ex-libris do concelho: a entrada do Fluviário, muito em breve, vai passar a ter uma zona de convívio e descontração, uma esplanada.

A concretização deste projeto vai “dar uma nova vida ao Fluviário”, considera o Município de Mora, e os visitantes passam a ter à sua disposição uma zona exterior onde podem “apreciar todo o espaço envolvente, enquanto tomam um café ou desfrutam de uma refeição”.

AF de Portalegre tem 28 jogos no fim de semana

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 28 jogos em 11 competições no fim-de semana de sábado e domingo, dias 26 e 27 de março. Em futebol, há 22 encontros em nove escalões etários; em futsal, há seis encontros em duas competições.

O campeonato distrital de seniores de futebol, fase única, tem uma partida no domingo às 15 horas: Crato-Estrela.

Na Taça da Associação de juniores de futebol, primeira mão, há um desafio no sábado às 15 horas: Fronteirense-“O Elvas”.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro confrontos: Portalegrense-Estrela (sábado 15 horas), Eléctrico-“O Elvas”, Nisa-Castelo de Vide (ambos domingo 10.30 horas) e Fronteirense-Montargilense (domingo 15.30 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há cinco jogos no domingo: Crato-Campomaiorense, Gavionenses-Fronteirense A, Fronteirense B-Eléctrico, “O Elvas” B-Nisa (todos às 10.30 horas) e Estrela-Portalegrense (11 horas).

A Taça da Associação de infantis de futebol, meias-finais, tem dois encontros no sábado às 10 horas: Eléctrico (sub-13)-Fronteirense (sub-13) e Nisa (sub-12)-Portalegrense (sub-13).

No campeonato distrital de infantis sub-13 de futebol, fase única, há uma partida no sábado às 10.30 horas: Crato-Castelo de Vide.

O campeonato distrital de infantis sub-12 de futebol, fase única, tem dois desafios no sábado às 10.30 horas: Arronches-Portalegrense e “Os Elvenses”-Estrela.

No campeonato distrital de sub-11 de futebol, fase única, há três confrontos no sábado: Hispanolusa-“O Elvas” A (10 horas), Fronteirense- Portalegrense (10.30 horas) e Eléctrico-Estrela (11.15 horas).

O campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, tem três jogos no sábado: Campomaiorense-Monfortense, Portalegrense-Arenense (ambos às 10.30 horas) e Nisa-Elétrico (11.15 horas).

No campeonato distrital de seniores de futsal, primeira fase, há cinco encontros: Degoladense-Esperança (sábado 17 horas), Sousel-Avisenses, Eléctrico B-Belhó Raposeira, Arenense-Alter (os três sábado 18 horas) e Casa do Benfica-Nisa (domingo 16 horas).

A Taça da Associação de infantis de futsal, primeira fase, tem uma partida no domingo às 10.30 horas: Eléctrico A-Fronteirense.

António Costa Silva é o novo ministro da Economia

O novo ministro da Economia tem fortes ligações a Elvas. António Costa Silva nasceu em Angola; mais tarde, os seus pais residiram em Elvas, cidade onde se deslocava com regularidade e onde vive o seu irmão Nelson.

Em setembro último, António Costa Silva esteve em Elvas, onde debateu o futuro do Alto Alentejo, logo após a apresentação dos dados do último recenseamento, revelador que a região perdeu, no espaço de dez anos, cerca de 13 mil pessoas e é a mais atingida pelo despovoamento no país. Foi esse o principal mote para uma conferência que trouxe a Elvas, o coordenador do Programa Económico para Portugal 2020-2030 (ver aqui).

Em 31 maio de 2020, o primeiro-ministro António Costa convidou António Costa Silva para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica e a 16 de abril de 2021, nomeou-o para presidir à Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Aos 70 anos, este engenheiro, professor e gestor assume, agora, a pasta da Economia e do Mar, num ministério alargado, com três secretários de Estado: Economia; Turismo, Comércio e Serviços; e Mar.

Exposição sobre Camões e “Os Lusíadas” em Vila Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa esteve presenta, nesta terça-feira, dia 22, no Colóquio sobre Camoniana e na inauguração da exposição sobre Camões e “Os Lusíadas”.

No âmbito das Comemorações dos 450 Anos da primeira edição de “Os Lusíadas”, o vice-presidente da Câmara Municipal, Tiago Salgueiro, e a vereadora Mónica Lobo estiveram no Colóquio sobre Camoniana e na inauguração da exposição sobre Luís de Camões e “Os Lusíadas”, no Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, ambos a cargo da diretora desta instituição, Maria de Jesus Monge.

Esta exposição pretende valorizar e destacar o património do Município, através da herança deixada por D. Manuel II, e pretende dar a conhecer ao público diversas primeiras edições de “Os Lusíadas”, que se encontram em Vila Viçosa.

Adarve de Borba inaugurado este sábado

O Adarve de Borba é inaugurado este sábado, 26 de março, às 17 horas, no Cineteatro de Borba.

O programa para a inauguração deste espaço expositivo – Da Idade Média aos nossos dias, e Passeio Pedonal na Muralha de Borba, tem início com a sessão de boas vindas, seguindo-se uma visita guiada à exposição, contando com a atuação do Grupo de Canta Alentejano de Rio de Moinhos “Garridos”, na Muralha, havendo ainda iluminação cénica da muralha.

Portalegre comemora o Dia Mundial da Poesia

Portalegre comemorou o Dia Mundial da Poesia, na segunda-feira dia 21, com atividades na Biblioteca Municipal e na Casa Museu José Régio, com a participação de alunos dos estabelecimentos de ensino da cidade, que levaram a poesia para fora das salas de aula.

A biblioteca promoveu uma maratona de leitura ininterrupta da poesia de Sophia de Melo Breyner Andresen, entre as 10 e as 18 horas.

Na Casa Museu José Régio, juntaram-se diferentes artes: a poesia, a música, a pintura e a ilustração, numa atividade lúdico-pedagógica envolvendo alunos da Escola Secundária de São Lourenço, do Agrupamento de Escolas do Bonfim e do Agrupamento de Escolas José Régio, a Banda Juvenil Euterpe e a Euterpe Five.

Com a celebração do Dia Mundial da Poesia, instituído em 1999 pela UNESCO, a Câmara Municipal de Portalegre pretendeu “valorizar este género literário e homenagear todos os poetas que, com a sua visão e sensibilidade, oferecem novas e diferentes perspetivas para a perceção do mundo e do que nos rodeia”.

Exposição de fotografia patente em Alandroal

A exposição de fotografia “O Rio à Vista”, de Humberto Mouco, está patente até dia 31 deste mês, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

O trabalho, explica o fotógrafo, “não é mais do que um olhar sobre o rio, e a barragem de Alqueva, e com os que vivem dele, no concelho do Alandroal”.

Humberto Mouco garante que vai “voltar para poder captar os mesmo locais mas noutras alturas do ano”.

Prémio Jacques Delors com candidaturas abertas até 14 de abril

A edição deste ano do Prémio Jacques Delors tem candidaturas abertas até 14 de abril. Trata-se de um prémio que incentiva o aparecimento de obras de investigação inéditas sobre a temática da União Europeia.

O prémio, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, destina-se a licenciados, a título individual ou em grupo, sendo aceites dissertações de mestrado e teses de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação, privilegiando-se, ainda, outras obras que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia.

Os originais do trabalho candidato, que não pode exceder as 200 páginas, deverão ser enviados ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em quatro exemplares, em língua portuguesa, sob pseudónimo.

O Prémio Jacques Delors contempla a edição da obra premiada e uma compensação de quatro mil euros. Todas as informações em europedirect.ipportalegre.pt

Câmara de Borba aceita competências na Saúde e Ação Social

A Câmara Municipal de Borba, na sua reunião desta quarta-feira, dia 23, aprovou, por unanimidade, dois autos de transferência, ambos com efeitos a partir do próximo dia 1 de abril: a descentralização de competências na área da Saúde e a descentralização de competências na área da Ação Social, este último em cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Borba.

O executivo ainda aprovou, também por unanimidade, o protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, IP, com vista à realização do Programa Formação+Próxima.

Ainda com todos os votos a favor dos eleitos, a Câmara Municipal aprovou as minutas dos contratos de promessa de compra e venda dos lotes 38 e 39 do Loteamento do Forno, na Freguesia de Orada, com Patrícia Alexandra Cebola Amaro e Duarte Filipe Toureiro Lopes.

“Eco Tarde – Em Família com + Sucesso” sábado em Reguengos

O Município de Reguengos de Monsaraz, através do Projeto + Sucesso vai organizar no próximo sábado, dia 26, às 14.30 horas, no Parque da Cidade, a iniciativa “Eco Tarde – Em Família com + Sucesso”. Este evento vai ter jogos, atividades cientificas e geração de conhecimentos na ótica da promoção ambiental para crianças e jovens.

O programa integra atividades com o Agrupamento 1085 do Corpo Nacional de Escutas, de Reguengos de Monsaraz, atividades ecológicas na Bibliorodas e o “Ciência à la Carte – Cientistas de palmo e meio”, do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, que pretende que as crianças e jovens tenham uma ligação e interação mais próxima e efetiva com a ciência, através de ações de demonstração e experimentação científica que unam a diversão à aprendizagem.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta tarde de animação, vai também participar o Centro de Ciência Viva de Estremoz, com as iniciativas “Karts a Pedais com Ciência”, que alia a ciência, o conhecimento e o divertimento com a prevenção rodoviária, e “Energia a Pedalar”, um módulo didático constituído por cinco bicicletas em que cada uma representa uma das diferentes formas de energia renovável, ligadas a um mecanismo mecânico que demonstra como se pode produzir energia gerada pelo movimento das bicicletas que cada indivíduo lhe proporciona. Assim, é possível simular a utilização de várias fontes de energias renováveis, nomeadamente a energia potencial gravítica e barragens, ondas e energia, vento e energia eólica, sol e energia fotovoltaica e movimento e energia cinética.

O programa tem ainda um espetáculo de marionetas intitulado “A viagem de Fernão de Magalhães”, pela companhia Maurioneta. Desta forma, pretende-se assinalar a viagem de circum-navegação, através de um texto da escritora Manuela Gonzaga, com um discurso na primeira pessoa de Fernão de Magalhães representado por uma marioneta.

A “Eco Tarde – Em Família com + Sucesso” é cofinanciada pelo Portugal 2020, programa Alentejo 2020 através do Fundo Social Europeu.

[/shc_shortcode]

Efeméride do Sporting Campomaiorense

Você sabia que este mês de março, cumprem-se os 20 anos da última vitória e do último empate do Campomaiorense no futebol profissional?

Pois é, neste mês de março estamos perante dois “aniversários”.

Concretamente, o dia 10 de março marcou o 20º aniversário da última vitória, na Segunda Liga – Jornada 26 – Estádio Capitão César Correia – S.C. Campomaiorense x Naval 1 de Maio (5-3).

O vigésimo aniversário do último empate (último ponto obtido pelo Campomaiorense como equipa profissional) celebra-se a 30 de março, Segunda Liga – Jornada 29 – Estádio Carlos Osório em Oliveira de Azeméis – UD Oliveirense vs SC Campomaiorense (3-3).

Nessa última época do SC Campomaiorense no futebol profissional (2001-2002) terminou na décima posição da tabela com um total de 45 pontos, disputou 34 jogos, ganhou 13 jogos, empatou 6, perdeu 15, marcou 48 golos e sofreu 50.

O último treinador do Campomaiorense no futebol profissional foi o espanhol Fabri González e o plantel de jogadores era composto por Paulo Sérgio e Paulo Morais (guarda-redes) – Patacas, Beke, Tomás, Duca, David Roldán, Miguel Vaz, Marco Cadete e Garré ( defesas) – Vargas, Cau, Plaza, Nauzet, Sandro, Carlos Martins, Nélson, Devigor, Bernardo e Filipe Fernandes (médios) – Mat Okoh, Jorginho, Wellington, Chiquinho, Vasco Matos e Paulo Vida (atacantes).

Como se sabe, no final daquela época 2001-2002, a 6 de Maio de 2002, a Direcção do SC Campomaiorense anunciou publicamente a sua intenção de não participar no futebol profissional na época seguinte.

Emilio Pinilla

1º Festival Descobre o Teu Interior 2022 passa no Alentejo

O Festival Descobre o Teu Interior 2022 destaca o melhor dos territórios participantes, com dezenas de concertos, conversas, intervenções artísticas, visitas, workshops e atividades gastronómicas. O Festival tem início a 31 de março de 2022 e vai passar por Beja, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda.

Este primeiro festival itinerante destaca o melhor dos territórios do interior, com dezenas de concertos com músicos nacionais e locais, workshops, conversas, intervenções artísticas, visitas e atividades gastronómicas. Todas as iniciativas vão ter lugar em espaços únicos, sustentáveis e fortemente ligados às comunidades locais, que não são habitualmente usados como palcos artísticos, desde concertos numa antiga ermida, num lavadouro comunitário ou no interior de um castelo, a conversas num hospital desativado ou numa fábrica de chocalhos, passando por intervenções num refeitório de um seminário centenário ou numa biblioteca clássica.

Depois de uma edição de 2021, totalmente digital dedicada a debater os desafios do interior, o Gerador lança, este ano, a segunda edição do festival num formato presencial e itinerante. Ao todo, são 16 dias de atividades e mais de 70 iniciativas que vão dar destaque ao que se faz no interior do país.

O roteiro do Festival Descobre o Teu Interior 2022 é o seguinte: Beja, em 31 de março a 1 de abril; Viana do Alentejo, em 1 a 2 de abril; Montemor-o-Novo, em 2 a 3 de abril; Vila Viçosa, em 8 a 9 de abril; Constância, em 9 e 10 de abril; Pombal, em 20 e 21 de abril; Mesão Frio, em 22 e 23 de abril; e Mêda, 23 e 24 de abril.

Benjamim (na imagem), Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa são alguns dos músicos convidados a envolverem-se nos espaços mais autênticos do interior, juntamente com um conjunto de autores e artistas locais.

A programação abre entre 31 de março e 1 de abril, em Beja, com uma visita guiada aos locais românticos da cidade, um concerto com Benjamim no Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja ou um workshop de migas à alentejana com o chef Saudade Capitão, do restaurante A Pipa.

Em Viana do Alentejo, entre 1 e 2 de abril, o público vai assistir às Cantadeiras de Viana no lavadouro comunitário, a um passeio guiado à Aldeia de Aguiar, a primeira cooperativa pós 25 de Abril, e a um concerto memorável de Surma no castelo.

Destaque ainda para o concerto de Afonso Cabral, vocalista dos You Can’t Win Charlie Bown, na Igreja de Santa Cruz em Vila Viçosa. O programa inclui ainda conversas com personalidades convidadas dedicadas a temas como a valorização dos territórios através do turismo, como impedir o despovoamento do interior, como vão as alterações climáticas afetar o interior ou qual o papel dos jovens no interior do século XXI.

O bilhete para todo o festival tem o custo de 40 euros, enquanto as atividades  programadas para apenas um município tem o preço de 14 euros. Se pretender assistir apenas às iniciativas transmitidas digitalmente, o bilhete é de nove euros para a totalidade dos dias.

Faleceu o condutor do pesado que se despistou em Vila Boim

O condutor do veículo pesado de mercadorias que se despistou esta noite, na Estrada Nacional 4, perto de Vila Boim, acabou por falecer no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O homem, de 37 anos, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, já em paragem cardiorrespiratória e acabou por não resistir.

Segundo o CDOS de Portalegre, o alerta para a ocorrência foi dado às 23.47 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, a SIV de Elvas e a GNR, num total de 20 operacionais, apoiados por oito viaturas.

Avis e mais quatro municípios do Alentejo divulgados na Suécia

A Estação Náutica de Avis integrou a ação de divulgação das Estações Náuticas do Alentejo, que decorreu nesta terça-feira, dia 22, na embaixada de Portugal em Estocolmo, na Suécia, em parceria com os municípios de Avis, Moura, Odemira, Reguengos de Monsaraz e Sines e com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e da Fórum Oceano.

A apresentação da Estação Náutica de Avis esteve a cargo de Ricardo Moutinho, da Além-Tejo Eco Boat Tours, um dos 32 parceiros desta rede, que foi recebido pela embaixadora Sara Martins. Neste encontro, foram também dados a conhecer produtos de alguns dos parceiros: Coisas de Avis, Fumeiro da Vila, Fundação Abreu Callado, Herdade Fonte Paredes, Rovisco Garcia e Vale do Mestre.

Esta iniciativa teve como objetivo apresentar a oferta náutica a operadores turísticos de referência e à imprensa nórdica especializada, promovendo a região Alentejo e as entidades que integram as Estações Náuticas. Para o efeito foi também criado um catálogo digital, que pretende divulgar de forma integrada, a oferta ao nível das atividades e eventos náuticos da região.

A ação desenvolvida em Estocolmo integra-se na campanha de internacionalização das Estações Náuticas do Alentejo, promovida pelo Sines Tecnopolo e pela ADRAL, no âmbito do projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo”, cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional do programa Alentejo 2020,

No âmbito da campanha de internacionalização, vão realizar-se também ações no Reino Unido e em Espanha, bem como a visita de prospetores turísticos às Estações Náuticas do Alentejo. De referir que a rede de parceiros que integram as Estações Náuticas da região engloba cerca de 165 entidades, entre as quais alojamento local, empresas de animação turística, produtores locais, entidades públicas, entre outros.

Alandroal tem SOS Ucrânia para acolher refugiados

Câmara Municipal de Alandroal

SOS Ucrânia é o programa da Câmara Municipal de Alandroal para facilitar o acolhimento dos refugiados da guerra neste concelho.

O município está disponível para fazer a ponte com as entidades competentes para ofertas de alojamento ou emprego aos migrantes provenientes da Ucrânia em consequência da guerra.

A autarquia aconselha a utilizar os contactos seguintes: presencialmente no Serviço Social da Câmara Municipal de Alandroal, por e-mail sosucrania@cm-alandroal.pt , ou pelo telefone 932 088 837.

Centro de Inteligência Competitiva abre este ano em Campo Maior

A obra do novo Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior, a ser instalado na antiga Escola da Cooperativa, aproxima-se da conclusão.

Segundo as previsões do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, tudo aponta para que, no fim de maio, a intervenção esteja terminada, para que no final do verão esteja já em pleno funcionamento.

“Houve alguns percalços naquilo que foi a obra, muito também fruto da questão do Covid, mas pensamos que nos próximos dois meses iremos, com certeza, ter a obra física concluída”, garante o autarca.

Neste momento, o município está a já “a contratar aquilo que será o recheio, a parte tecnológica, que ainda é densa, e o mobiliário”. Talvez no início do próximo ano letivo, diz ainda Luís Rosinha, já se possa ter o Centro de Inteligência Competitiva a trabalhar, “de uma forma educacional para potenciar as empresas”. Com esta infraestrutura, revela ainda, pode-se fornecer aos empresários “toda a informação de determinado produto que queiram vir a explorar”.

Este Centro de Inteligência Competitiva será um espaço de investigação em tecnologias direcionadas aos produtos endógenos da região Alentejo, fomentando a valorização do conhecimento, num processo que se consolida na transferência de conhecimento à inovação empresarial.

Resulta de uma parceria entre o Município de Campo Maior, o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre e de um investimento de quase 992 mil euros, dos quais 843 mil financiados por fundos da União Europeia.

O que leva as pessoas a jogar nos casinos online

As plataformas online são uma opção simples e acessível para quem se inicia no mundo dos jogos de casino

A disseminação da Internet alterou o panorama dos jogos de casino, que já não está limitado a um determinado local e horário. Um smartphone, tablet ou computador é suficiente para se ter acesso a todos os jogos de casino online.

Os casinos terrestres permanecem há decadas, e os casinos online funcionam agora como um complemento ou alternativa para os que preferem menos exposição ou maior comodidade. O primeiro antecessor dos casinos online foi desenvolvido em 1994. Em comparação com os sites de cassino atuais, onde se podem encontrar centenas de jogos, inicialmente havia poucos jogos disponíveis e uma interface mais simples. Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,6 mil milhões de jogadores em todo o mundo, que utilizam tanto o casino físico como as plataformas de casino online.

A indústria do casino é, há largas décadas, um dos setores de crescimento mais rápido no mundo, e a vertente online é a escolha preferida dos jogadores. Há muitas outras diferenças entre os dois tipos de casino, e que levam muitos utilizadores a optar pelas melhores plataformas online, em detrimento do casino tradicional, quando pretendem jogar casino:

  • Variedade de jogos – Os casinos online oferecem uma maior variedade de jogos, uma quantidade sempre superior à que um casino terrestre tem capacidade de oferecer. Isto significa que os jogadores têm mais opções e podem encontrar o tipo de jogo mais próximo das suas preferências. Por exemplo, se o jogador procura slots de um determinado tema, é mais provável que as encontre em um casino online. Um determinado jogo ou tema pode não estar disponível no casino tradicional, implicando uma deslocação a outro casino, mas, no online, o utilizador tem sempre acesso a uma maior variedade de jogos, desde jogos de estratégia até aos que se baseiam apenas na sorte, assim como jogos que possibilitam grandes ganhos, passando por jogos que não necessitam de qualquer aposta monetária e funcionam apenas para entretenimento e para o jogador aprender as regras de determinado jogo. Os jogos mais populares de casino online incluem, à semelhança do casino tradicional, as slots, o póquer, o blackjack, a roleta ou o bacará, mas também muitos outros jogos especializados que não estão disponíveis em casinos terrestres;
  • Possibilidade de ganhos – A vantagem da casa para jogos de casino online é muito menor do que jogos de casino tradicionais. Num casino terrestre, há muitos fatores envolvidos na determinação da vantagem da casa – quanto se aposta, em que máquina realizou a aposta, etc. No caso do casino online, a vantagem da casa é fixada e pode sabê-la antes de jogar;
  • Segurança – Os casinos online têm mais recursos de segurança para proteger informações pessoais e dinheiro. O casino no mundo virtual tem inovado em novos métodos de proteção das transações dos seus clientes. Num casino físico, as hipóteses de um assalto, por exemplo, são maiores;
  • Comodidade – Os casinos físicos geralmente exigem que se gaste mais tempo para jogar os, enquanto no online o jogador o pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento, sem ser necessário um vestuário apropriado, ou deslocações. Tudo o que é necessário é um dispositivo móvel (computador, smartphone ou tablet) e uma boa ligação à Internet. Além disso, ao jogar a partir de qualquer localização, o utilizador evita as distrações do casino terrestre. Esta é uma das maiores vantagens que os casinos online têm em relação aos casinos em terra e um dos motivos pelos quais são cada vez mais procurados em relação aos tradicionais;
  • Bónus e Promoções – Existem muitos tipos diferentes de bónus que podem ser encontrados nas plataformas de casino online, mas que não existem, nem em quantidade nem em valores, num estabelecimento tradicional. Normalmente, os bónus nas plataformas são mais acessíveis e imediatos, em comparação com o casino offline. Uma das plataformas com maior variedade de jogos, segurança e que por isso é das mais procuradas em Portugal, o Casino 888, oferece bónus de depósito ou jogadas gratuitas, que são facilmente acessíveis. Nos casinos reais, os bónus não são tão imediatos, obrigando, por vezes, a uma espera de alguns dias ou semanas. Além disso, os pacotes VIP são mais baratos no casino online em relação aos outros;
  • Métodos de pagamento – É mais fácil depositar ou levantar dinheiro de uma conta de cassino online do que de uma conta física, pois existem menos restrições sobre os métodos a que se pode recorrer. No online existem mais opções para realizar transações, seja PayPal, criptomoeda ou cartão de crédito. Os casinos físicos aceitam apenas, de forma geral, dinheiro ou cartão de débito, reduzindo a conveniência para os visitantes;
  • Privacidade – A privacidade é uma boa vantagem quando se joga a dinheiro real e, por exemplo, no caso de figuras públicas, que preferem manter o anonimato;
  • Horários – Alguns países permitem o jogo online, mas não têm casinos terrestres. Por outro lado, alguns países têm casinos terrestres que não estão abertos 24 horas por dia, todos os dias. Por este motivo, os casinos online são também muito procurados, pois estão sempre disponíveis e é sempre possível encontrar alguém para jogar;
  • Jogar sem dinheiro – Quando se aprende a jogar blackjack, por exemplo, é importante fazê-lo quando não há pressões e não há dinheiro envolvido. O casino online possibilita jogar, blackjack ou outro jogo que pretenda aprender, sem ter de apostar dinheiro (a menos que o pretenda). O jogador aprende as regras e a dinâmica do jogo com valores falsos, para se habituar ao jogo e sentir como se estivesse num casino real a competir com a casa ou com outros jogadores. Este é o fator principal, que faz com que seja mais fácil um jogador iniciante começar no casino online.

Apostas

As apostas desportivas são outra das opções de emoções que o casino online oferece

O casino online proporciona também aos seus utilizadores a possibilidade de realizarem apostas desportivas, outro setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

Enquanto o casino terrestre se mantém também muito famoso, o casino online tem conhecido um aumento de utilizadores, com muitos jogadores iniciantes a aderir, por todas as vantagens que se podem encontrar neste tipo de plataformas hoje em dia. Além de serem facilmente acessíveis, o apoio ao cliente e informação sobre os jogos são determinantes para quem se quer iniciar neste tipo de entretenimento e emoções. Os casinos online têm aumentado a sua popularidade a cada ano e, em 2023, estima-se que a indústria tenha uma faturação de 92,9 mil milhões de dólares. A isto ajuda o facto de alguns países, tais como Malta, França, Alemanha e Espanha terem legalizado recentemente o casino online, o que ajuda ao crescimento e desenvolvimento do casino neste formato.

 

Sobreira Grande de Arraiolos em terceiro na Árvore Europeia do Ano

A “Sobreira Grande” representou Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano, sendo-lhe atribuído o terceiro lugar do pódio. A Câmara Municipal de Arraiolos e a proprietária fizeram-se representar na cerimónia de entrega dos prémios Árvore Europeia 2022, que teve lugar nesta terça-feira, dia 22.

A autarquia arraiolense decidiu candidatar a Sobreira Grande com o propósito de valorizar o território e o montado de “sobro e azinho”, enquanto património natural da nossa paisagem.

O concurso “Tree of the Year” valoriza a importância das árvores no património natural e cultural da Europa, bem como os ecossistemas que estas providenciam e procura distinguir a árvore que tenha uma história enraizada na vida e no trabalho das pessoas e da comunidade que a envolve.

Lucky Duckies, Los Romeros e Calema abrem a FIAPE em Estremoz

Lucky Duckies, Los Romeros e Calema, nos dias 27 e 28 de abril, são os primeiros artistas conhecidos do programa de animação da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE).

Na sua página de Facebook, o Município de Estremoz já divulgou os artistas para os primeiros dois dias da FIAPE, que regressa em 2022 após dois anos sem ser realizada devido à pandemia.

Assim, no primeiro dia, quarta-feira, 27 de abril, os Lucky Duckies estão no palco do Parque de Feiras e Exposições da cidade e, no dia seguinte, será a vez de Los Romeros e Calema. A animação da segunda noite fecha com o DJ Eddie Ferrer.

A FIAPE decorre de 27 de abril a 1 de maio e tem, este ano, a sua edição 34, enquanto a Feira de Artesanato decorre em paralelo e vai na sua edição 38. A organização é do Município de Estremoz, numa parceria com a Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Nova ministra da Defesa Nacional é de Alpalhão

A nova ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras, nasceu em Portalegre em 1965, mas foi em Alpalhão que cresceu. Maria Helena Carreiras é a primeira mulher a assumir este ministério.

Foi professora associada no Instituto Universitário de Lisboa nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas, Segurança e Defesa e Metodologia da Pesquisa Social, e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Em 1999 foi investigadora visitante no Departamento de Estudos sobre as Mulheres na Universidade da Califórnia em Berkeley, e em 2013 foi Professora Visitante no departamento de Governo da Universidade de Georgetown em Washington DC.​

No ISCTE- IUL dirigiu o programa de doutoramento em Políticas Públicas e criou diversas unidades curriculares e programas de ensino relacionados com temas de segurança e defesa, nomeadamente as Pós-graduações em Comunicação e Gestão de Crises e Políticas Públicas de Segurança e Defesa (ISCTE-IUL/IDN).

Ao longo da sua carreira, desempenhou diversos cargos de direção. Entre 2010 e 2012, foi subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e, entre 2016 e 2019, dirigiu a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Foi ainda subdiretora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (2015) e do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (2018/2019).

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Políticas Públicas de Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares.

A ministra da Defesa é também autora ou organizadora de 13 livros, 44 capítulos de livro e 26 artigos em revistas especializadas.

Novo Governo português será mais pequeno

O primeiro-ministro encolheu o Governo em dois ministros (passaram de 19 para 17) e em 12 secretários de Estado (de 50 para 38). Ou seja: o futuro Executivo irá ter no total 56 governantes, contra 70 atualmente (uma redução de 20 por cento). É uma dimensão média, no contexto global dos governos constitucionais. Desaparecem três ministérios (Mar, Modernização do Estado e Planeamento) e é (re)criado um, para colocar Ana Catarina Mendes como ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Do atual Executivo, sobram seis ministros. Mariana Vieira da Silva, Marta Temido, Ana Mendes Godinho, Ana Abrunhosa, Pedro Nuno Santos e Maria do Céu Antunes mantém-se nas pastas que já detinham. João Gomes Cravinho também fica no Governo (mas muda de ministério, da Defesa para os Negócios Estrangeiros). Os restantes onze são novidades – um índice de renovação superior a 50 por cento.

Nas saídas, Alexandra Leitão, atualmente ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública., tal como Pedro Siza Vieira (ministro de Estado e da Economia) deixar o Executivo (será substituído pelo “pai” do PRR, António Costa Silva). irão deixar o Governo também a ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem, mas neste caso sem surpresa alguma: há muito que já tinha dito que estava de saída.

Augusto Santos Silva (vai para presidente da Assembleia da República), João Leão (substituído nas Finanças por Fernando Medina), Tiago Brandão Rodrigues (substituído como ministro pelo seu ainda secretário de Estado João Costa), Nelson de Sousa (cujo ministério, do Planeamento, é reduzido agora a uma secretaria de Estado, ficando sob a tutela de Mariana Vieira da Silva), Graça Fonseca (substituída por Pedro Adão e Silva na Cultura), Manuel Heitor (substituído pela cientista Elvira Fortunato na pasta da Ciência e Ensino Superior), João Pedro Matos Fernandes (o ministério do Ambiente passa para Duarte Cordeiro) e Ricardo Serrão (o ministério do Mar deixa de ter existência autónoma passando a ser uma Secretaria de Estado no que passará a ser o ministério da Economia e do Mar), completam o lote de saídas do executivo.

Ferido grave em despiste de camião perto de Vila Boim

Foto arquivo

Um ferido grave é o resultado de um despiste de um veículo pesado de mercadorias, que ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, 23 de março, na Estrada Nacional 4, perto de Vila Boim.

Segundo o CDOS de Portalegre, trata-se de um homem de 37 anos, que foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em paragem cardiorrespiratória.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 23.47 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas, a SIV de Elvas e a Guarda Nacional Republicana, num total de 20 operacionais, apoiados por oito viaturas.