Sousel capital do Borrego: iniciativa com visão

O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, apresentou a Capital do Borrego, numa cerimónia onde foi mostrada a estratégia de desenvolvimento de um produto tradicional e local com objetivos nacionais, numa primeira fase, mas com a possibilidade de virem a ser objetivos europeus.

O concelho de Sousel tem várias  explorações agrícolas e um grande produtor de carne de borrego que fornece os mercados nacional e internacional e, a partir deste recurso local, nasce uma marca, com marketing, logotipo e três vertentes fundamentais com vista ao desenvolvimento da fileira do Borrego.

A gastronomia onde, através da CIMAA, estão comprometidos os 15 municípios; um centro interpretativo, onde se junta a vertente histórica e cultural; e um centro de desenvolvimento, com o envolvimento das universidades e politécnico (em Elvas temos a Escola Superior Agrária, que pode ter papel central no estudo deste segmento).

Um grande certame plurianual, promete fazer de Sousel o centro de promoção do Borrego. Tudo isto, com madrinha do projeto a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, reconduzida e reforçada por António Costa.

Estão de parabéns o Município de Sousel e o seu presidente Manuel Valério (já foi vice-presidente da Câmara de Elvas) com esta iniciativa de visão e futuro. Era bom que outros municípios seguissem e potenciassem as suas qualidades.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS