“Sousel é oficialmente a capital do borrego”, garante Manuel Valério

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

“De Sousel saem, diariamente, toneladas de carne de borrego para todo o país e para os quatro cantos do mundo, sendo que é nesta localidade, do distrito de Portalegre, que está sediada a maior exploração de borregos da Europa, com certificação de bem-estar animal”, assegurou o presidente da câmara, Manuel Valério.

“Com esta iniciativa, pretendemos chamar a atenção do país e do mundo para a excelente gastronomia do concelho, não apenas na área da produção de carne, mas em todas as vertentes gastronómicas que a nossa tradição antiga produziu. A qualidade dos nossos produtos não é de hoje, mas os nossos empresários primam pela inovação, pela persistência e pela qualidade, duma forma que em termos de quantidade e qualidade talvez não haja paralelo no passado. Este evento, dá um pontapé de saída, em termos de promoção municipal, neste importante setor económico do concelho que é o da ovinicultura e seus derivados. Assim, é com enorme sentimento de orgulho que hoje afirmo: Sousel é oficialmente a capital portuguesa do borrego”, referiu o autarca.

“No âmbito da criação da marca “Sousel, capital do borrego”, vai decorrer já entre 8 a 24 de Abril a quinzena gastronómica dedicada a este produto, que, certamente, trará a Sousel e ao Alto Alentejo muitos apreciadores”, segundo Manuel Valério.

“Hoje é um dia muito importante para Sousel”, diz a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmando que “é um dia em que com o trabalho do município, envolvendo os produtores e associações, Sousel cria uma marca territorial, que é o reconhecimento de uma atividade tradicional exercida com mais tecnologia e conhecimento e é o reconhecimento de um recurso endógeno que tem valor internacional e, este selo vai trazer mais responsabilidade ao território e produtores”.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, é “uma ideia que tem que ser valorizada, por parte de Sousel, integrando os municípios do Alto Alentejo, numa causa que é transversal a todos, pelo que é interessante valorizar os recursos endógenos”.

“É muito positivo conseguir ter a dimensão da importância do marketing territorial, associado aos produtos endógenos do Alentejo”, realça o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, acrescentando que é igualmente importante, “perceber de que forma, somos capazes com objetividade, entender quais os principais produtos produzidos na região e de que forma, entre empresas e poder política local, se pode fazer uma promoção externa que não falhe na obrigatoriedade de aumentar o nível de exportação de produtos de determinada região”.

Fermelinda Carvalho presidente da câmara de Portalegre e da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre, refere que “num território muito agrícola e pecuário, o borrego é um dos produtos principais da região, considerando importante o que está a acontecer em Sousel, porque os autarcas começam a preocupar-se com a valorização dos seus produtos e o borrego é um deles, e é algo que temos em comum, todos temos borrego, pelo que faz todo o sentido que nos tivéssemos juntado e aderido à iniciativa lançada pelo município de Sousel”.

O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo afirma que “estas apostas na gastronomia são determinantes para atrair visitantes, e esta iniciativa contribui para isso”, tendo “esta a virtude de conseguir juntar todos os 15 municípios, pelo que é uma mais valia e a firmação de um produto que é transversal a todo o Alentejo”.

José Sadio presidente da Câmara de Estremoz, “este tipo de eventos e dinâmicas que os municípios criam são muito importantes” e, o presidente de Sousel “fez muito bem em promover este produto, porque é um caminho que estamos a seguir, promover os nossos produtos e aquilo que nos distingue”.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.