António Costa Silva é o novo ministro da Economia

O novo ministro da Economia tem fortes ligações a Elvas. António Costa Silva nasceu em Angola; mais tarde, os seus pais residiram em Elvas, cidade onde se deslocava com regularidade e onde vive o seu irmão Nelson.

Em setembro último, António Costa Silva esteve em Elvas, onde debateu o futuro do Alto Alentejo, logo após a apresentação dos dados do último recenseamento, revelador que a região perdeu, no espaço de dez anos, cerca de 13 mil pessoas e é a mais atingida pelo despovoamento no país. Foi esse o principal mote para uma conferência que trouxe a Elvas, o coordenador do Programa Económico para Portugal 2020-2030 (ver aqui).

Em 31 maio de 2020, o primeiro-ministro António Costa convidou António Costa Silva para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica e a 16 de abril de 2021, nomeou-o para presidir à Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Aos 70 anos, este engenheiro, professor e gestor assume, agora, a pasta da Economia e do Mar, num ministério alargado, com três secretários de Estado: Economia; Turismo, Comércio e Serviços; e Mar.