As 5 praias que não pode perder este verão

O verão já chegou e haverá melhor sinónimo para verão do que praia? Talvez não. O verão é a altura que a maioria dos portugueses ruma à costa ou sul para dar uns mergulhos, aproveitar para recarregar baterias para o trabalho, ou somente para aproveitar a brisa do mar. Contudo, nem todas as praias são iguais e algumas acabam por ser melhores que outras. Nem todos definem uma boa praia da mesma maneira, mas acreditamos que existem algumas coisas que são transversais a todos os portugueses na hora de eleger uma boa praia: a temperatura da água e a cristalinidade da água, a limpeza da praia, os acessos à mesma e se é uma praia tranquila. Neste artigo, vamos apresentar 5 praias que cumprem quase todos os requisitos.

Praia de Cacelha Velha

Esta é a maior “Hidden Gem” (joia escondida) do sul de Portugal e é uma paragem obrigatória para qualquer amante de uma praia tranquila e com água tão azul como as praias do sudeste asiático. Se no Google Maps, ou noutro navegador se aparecer “Praia da Fábrica” não se preocupe, pois foi, em tempos, o nome desta praia. Certifique-se apenas que ela está localizada no Parque Natural da Ria Formosa. Apesar de esta praia se localizar no Algarve, não pense nesta praia numa praia típica do Algarve porque aqui não vai encontrar nem restaurantes, nem bares. Vai encontrar apenas uma praia majestosa, com água limpa e um areal não muito povoado perfeito para uma caminhada junto ao mar. A praia é apenas acessível de barco e o bilhete custa 1€ para adultos e 0,50€ para crianças entre os 4 e 10 anos.

Praia da Prainha

Esta praia cujo o nome é um autêntico pleonasmo encontra-se em segundo lugar neste artigo por ser uma praia a visitar no verão e já vai perceber porquê. Escondida entre falésias em Alvor, proporciona uma escapadela isolada com uma paisagem deslumbrante. Acesso por escadas ou por um elevador do restaurante (mediante pagamento), a praia é pequena, mas cativante. As falésias abrigam pequenas enseadas e as formações rochosas são ideais para explorar durante a maré baixa. Assim como a Praia de Cacela Velha, esta não é uma típica praia do Algarve, pelo que, se vai para ficar umas horas leve alguma água e mantimentos consigo, pois não existem muitos cafés e restaurantes ao pé.

Praia da Bordeira

Esta praia fica mais a norte das outras duas e localiza-se na Costa Vicentina, costa icónica pelas suas praias. Alguma vez considerou fazer a costa vicentina com amigos, ou familiares? Neste estudo que mostra o quão económico e prazeroso pode ser fazê-la, a praia da Bordeira deve fazer parte do seu roteiro se é um fã de praias tranquilas e limpas. Aqui não precisa de pedir licença para estender a toalha porque a pensar de ter um vasto areal, esta praia ainda não está nos holofotes da maioria dos portugueses, pelo que, pode visitá-la tranquilamente. Esta praia é igualmente indicada para os mais pequenos porque, o areal forma, por vezes, uma pequena lagoa que é muito apreciada pelas crianças para que estas possam brincar com a segurança de que não serão abalroadas por uma onda.

Praia da Ursa

Se nos está a ler na região norte ou em Lisboa, esta é a praia mais próxima desta lista. Para além disso, se é um fã de trekking e não diz que não a um belo desafio é ainda mais recomendável para si. Localizada próxima ao Cabo da Roca, a Praia da Ursa possui 1492 avaliações no Google e é um paraíso isolado no Parque Natural de Sintra. Acessível por um caminho de terra batida sinuoso e desafiador, e uma descida íngreme, esta praia é indicada para todos aqueles que vêm um mergulho numa praia de águas cristalinas como uma recompensa por uma desafiante caminhada. Não é muito recomendável para crianças muito pequenas nem para idosos com pouca mobilidade.

Praia da Cordoama

A Praia da Cordoama tem 1264 avaliações no Google. Localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, essa praia possui uma longa faixa de areia que se estende por quilômetros. Na maré baixa, conecta-se às praias vizinhas, Praia do Castelejo e Praia da Barriga, proporcionando uma extensa linha costeira para explorar. Embora as correntes fortes e as rochas possam dificultar os mergulhos, esta praia é um paraíso para os surfistas. Com ondas consistentes que atendem a todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até surfistas experientes. Se é um surfista, esta praia é indicada para si!

Muitos portugueses optam (ou são obrigados) a tirar férias entre Julho e Agosto e esses são meses perfeitos para visitar uma destas praias. Contudo, se tem férias em épocas mais baixas, estas praias são igualmente uma excelente atração, com o bónus de encontrar ainda menos pessoas, isto se for fã de praias mais calmas e relaxadas claro.