“Eco Tarde – Em Família com + Sucesso” sábado em Reguengos

O Município de Reguengos de Monsaraz, através do Projeto + Sucesso vai organizar no próximo sábado, dia 26, às 14.30 horas, no Parque da Cidade, a iniciativa “Eco Tarde – Em Família com + Sucesso”. Este evento vai ter jogos, atividades cientificas e geração de conhecimentos na ótica da promoção ambiental para crianças e jovens.

O programa integra atividades com o Agrupamento 1085 do Corpo Nacional de Escutas, de Reguengos de Monsaraz, atividades ecológicas na Bibliorodas e o “Ciência à la Carte – Cientistas de palmo e meio”, do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, que pretende que as crianças e jovens tenham uma ligação e interação mais próxima e efetiva com a ciência, através de ações de demonstração e experimentação científica que unam a diversão à aprendizagem.

Nesta tarde de animação, vai também participar o Centro de Ciência Viva de Estremoz, com as iniciativas “Karts a Pedais com Ciência”, que alia a ciência, o conhecimento e o divertimento com a prevenção rodoviária, e “Energia a Pedalar”, um módulo didático constituído por cinco bicicletas em que cada uma representa uma das diferentes formas de energia renovável, ligadas a um mecanismo mecânico que demonstra como se pode produzir energia gerada pelo movimento das bicicletas que cada indivíduo lhe proporciona. Assim, é possível simular a utilização de várias fontes de energias renováveis, nomeadamente a energia potencial gravítica e barragens, ondas e energia, vento e energia eólica, sol e energia fotovoltaica e movimento e energia cinética.

O programa tem ainda um espetáculo de marionetas intitulado “A viagem de Fernão de Magalhães”, pela companhia Maurioneta. Desta forma, pretende-se assinalar a viagem de circum-navegação, através de um texto da escritora Manuela Gonzaga, com um discurso na primeira pessoa de Fernão de Magalhães representado por uma marioneta.

A “Eco Tarde – Em Família com + Sucesso” é cofinanciada pelo Portugal 2020, programa Alentejo 2020 através do Fundo Social Europeu.