Lino Mendes lança livro em Montargil

O livro com o título “Montargil, gentes do antigamente”, de Lino Mendes, vai ser lançado pelo autor no próximo domingo, dia 20, às 15 horas, no Centro Cultural de Montargil, no concelho de Ponte de Sor.

Este ato tem a participação e animação dos grupos do Grupo de Promoção de Montargil. A cerimónia, de acordo com a organização, conta “com algumas surpresas” e tem entrada livre.

Despiste seguido de capotamento faz dois feridos

O capotamento de uma viatura ligeira de passageiros provocou, esta sexta-feira, dia 18, dois feridos leves, uma mãe de 45 anos e o filho de nove anos.

O sinistro ocorreu na estrada que liga Elvas a Barbacena, tendo o alerta sido dado às 16.49 horas.

No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas com duas ambulâncias de socorro, uma viatura de desencarceramento e uma viatura de comando, num total de oito elementos. A GNR tomou conta da ocorrência.

Leangel Linarez vence 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta

Leangel Linarez, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, foi o vencedor da 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que ontem ligou Elvas a Ponte de Sor.

Na chegada à cidade de Ponte de Sor, foi necessário recorrer a uma demorada análise do “photo finish” para perceber que o venezuelano da equipa portuguesa era o vencedor, uma vez que o seu compatriota, Orluis Aular, da Caja Rural, terminou a etapa com o mesmo tempo, 3:58.33 horas.

Apesar de derrotado na meta, Orluis Aular, com as bonificações, conseguiu recuperar a camisola amarela, perdida na véspera para o basco Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi), agora segundo na geral, a três segundos do líder.

Este sábado, dia 19, a Volta ao Alentejo em bicicleta conta com um contra-relógio em Castelo de Vide.

“Culturas 360º: A Música está em toda a parte” em Évora

A terceira edição do “Culturas 360º – A música está em toda a parte”, acontece em formato online, nos próximos dias 26 e 27 de março, sábado e domingo, com transmissão ao vivo, para todo o mundo, de pequenos concertos de 18 artistas de diversos pontos do globo.

Raia, em versão quarteto, assegura a representação portuguesa através do Artes à Rua, festival promovido pelo Município de Évora. Para assistir, basta aceder a www.culturas360.com/pt . A participação portuguesa neste evento virtual de música é assegurada pelo Artes à Rua – Um festival, todas as artes e culturas, cuja edição de 2022 está agendada para 29 de julho a 14 de agosto.

Raia: Planeta Campaniça é um projeto a solo de António Bexiga [Tó-Zé], conhecido músico eborense que, em 2020, se lançou numa jornada sonora de descoberta, exploração e divulgação da Viola Campaniça. O concerto que agora vai ser transmitido foi gravado na Black Box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, com as colaborações de Filipe Caeiro [Xinês], na bateria e vozes, João Baião, guitarra e vozes e Cristina Viana, na ilustração ao vivo.

Culturas 360º é um projeto colaborativo internacional para mostras artísticas de todo o mundo. “Além de uma celebração virtual da música, o Culturas 360° promove uma iniciativa global para alcançar diversos conteúdos artísticos para públicos nos cinco continentes, desenvolver novos públicos para as artes e novas oportunidades para artistas. Um coletivo de curadores e profissionais da cultura de 14 festivais comprometidos com a mudança e a transformação social juntam-se para apresentar esta plataforma independente de festivais de música que alimentam a diversidade cultural e a solidariedade entre os povos”, assinala a organização.

Elvas com mais 174 casos Covid nos últimos cinco dias

Elvas registou, desde o passado domingo, 13 de março, 174 novos casos de Covid-19 e 236 recuperações.

No concelho encontram-se ativos, ao dia de hoje, 18 de março, 175 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 6.615 casos positivos, 41 óbitos e 6.399 altas.

Vai haver recolha de resíduos perigosos em Montemor

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos vai estar em Montemor-o-Novo, com o lema “resíduos: o lugar dos perigosos não é no lixo!”

A unidade móvel de recolha de resíduos perigosos, criada pela Gesamb, estará em Montemor-o-Novo de 30 de março a 2 de abril e 4 a 8 de abril de 2022, na zona do Rossio, junto à praça de touros. Horário de funcionamento: das 11 às 14.30 horas e das 15.30 às 18.30 horas, de segunda a sexta-feira; e das 10 às 13 horas  e das 14h às 18 horas, ao sábado.

Nas nossas casas, existem restos de materiais e objetos com produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes. No seu uso normal, devidamente manuseados, não são perigosos. Mas quando se tornam resíduos, se forem abandonados ou descartados sem cuidado, podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde. São restos de tinta,  telemóveis,  baterias de carros e outras,  pilhas,  aerossóis,  solventes,  toners, radiografias, óleos de motor, vernizes, produtos de cosmética, lâmpadas, pequenos eletrodomésticos, etc.

Também os tem lá em casa? Participe nesta campanha! Entregue resíduos domésticos perigosos de forma segura e gratuita. A Gesamb irá garantir um destino adequado. Tenha o cuidado de transportar estes materiais em segurança, em recipientes ou sacos resistentes e bem fechados.

Programa Férias em Movimento 2022 do IPDJ

Estão abertas as candidaturas para o programa Férias em Movimento, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (Residenciais e Não Residenciais). O período de realização dos campos de férias decorre de 18 de junho a 11 de setembro, no Verão de 2022. Desde 1 de março e até 15 de abril, são feitas as candidaturas das entidades promotoras. A partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, são feitas as inscrição dos jovens.

A viabilização dos campos é feita até três dias úteis antes do início de cada campo. Os escalões etários são dos 10 aos 17 anos; máximo de participantes por campo, 20 jovens; e as modalidades são residenciais (duração mínima de seis noites e máxima de 14 noites) e não residenciais (duração mínima de cinco dias e máxima de 15 dias).

Os financiamentos, para campos residenciais, têm um apoio máximo do IPDJ de 12 euros por dia e por jovem; os campos não residenciais têm uma apoio máximo do IPDJ de 6,5 euros por dia e por jovem.

As taxas máximas de inscrição de jovens são de 15 euros por dia e por jovem, para campos residenciais, e de cinco euros por dia e por jovem, para campos não residenciais.
As entidades organizadoras de campos de férias têm de ser detentoras de licença, com número de registo parra o exercício da atividade de campos de férias, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei nº 32/2011 de 07 de março; as entidades que ainda não estejam registadas na nova plataforma ( https://bdu.ipdj.gov.pt ) devem fazê-lo antes de iniciar a candidatura, no endereço acima referido. Só depois do registo da entidade efetuado, poderão aceder à plataforma das candidaturas (com o username e password) com que efetuaram o registo individual.

As inscrições continuam a ser efetuadas pelos jovens diretamente na plataforma informática do IPDJ, I.P.
São responsáveis pelo programa: em Beja,  Francisco Pedro Torrão ( francisco.torrao@ipdj.pt ) e, em Évora e Portalegre, Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ).

57 alunos plantam 19 amendoeiras em Elvas no Dia da Árvore

A equipa de sustentabilidade do InnovPlantProtect (InPP) Greeners vai plantar 19 amendoeiras com alunos da Escola Básica de Alcáçova, junto ao Aqueduto da Amoreira, no Rossio de São Francisco, em Elvas, no próximo dia 21, em celebração do Dia Mundial da Árvore 2022.

As árvores são doadas pela Bolschare e a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, que fornece o material necessário à plantação e disponibiliza pessoal técnico de suporte. Às 9.30 horas, 57 alunos de três turmas, dos segundo, terceiro e quarto anos da Escola Básica de Alcáçova, juntam-se aos voluntários do InPP e aos elementos do Município para plantar as amendoeiras.

Com esta ação, os InPP Greeners pretendem sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância das árvores para a vida. As amendoeiras foram escolhidas porque não só fazem parte do trabalho que está a ser desenvolvido pelo InPP, como são de grande interesse económico para a região e paisagisticamente muito bonitas.

A Bolschare é uma empresa familiar com sede em Elvas, especializada na plantação de diversas culturas. Os InPP Greeners são a equipa de sustentabilidade do InnovPlantProtect (InPP), criada no final de 2021, para partilhar conhecimento e boas práticas que conduzam à criação de laboratórios e instituições mais sustentáveis, além da promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis por todos os cidadãos.

Montemor recebe projeto “Erasmus+ My Teacher: Nature”

O projeto “Erasmus+ My Teacher: Nature” nasceu da necessidade de adotar práticas e rotinas mais sustentáveis no contexto da educação pré-escolar. Este projeto reúne professores da Turquia, Espanha, Letónia, Macedónia do Norte, Estónia e Portugal, com o objetivo de criar e partilhar novas metodologias de trabalho, recorrendo à natureza como o espaço ideal para aprender e crescer.

De 14 a 17 de março, de segunda a quinta-feira desta semana, Montemor-o-Novo recebeu todos os parceiros deste projeto que participam em dinâmicas associadas ao tema em diferentes contextos físicos com os materiais da natureza.

Na manhã de dia 15, esta comitiva foi recebida no salão nobre dos Paços do Concelho, onde também estiveram presentes representantes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, pelo vereador do Pelouro de Educação, Henrique Lopes, que deixou palavras de acolhimento, agradecimento e motivação para este projeto e para todos os que o integram.

Fotos da partida em Elvas da terceira etapa da Alentejana

Foi no Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que teve início na manhã desta sexta-feira, 18 de março, a terceira etapa, ainda que numa partida simbólica, da Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A etapa teve oficialmente início junto ao Forte da Graça, cerca de dez minutos depois.

A etapa, num total de 176,6 quilómetros, chega ao fim na Avenida da Liberdade, por volta das 16 horas, em Ponte de Sor.

O percurso incluiu Metas Volantes em Monforte, Avis e Foros de Arrão e apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

Caça e Pesca de Elvas tem Assembleia Geral no dia 25

O Clube dos Amadores de Caça e Pesca de Elvas tem uma reunião de Assembleia Geral marcada para o próximo dia 25, sexta-feira, às 20.30 horas, em segunda convocatória, na sede da coletividade.

De acordo com a ordem de trabalhos, a sessão tem três pontos: leitura, diálogo e votação da ata da reunião anterior; apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas da Direção do ano de 2021; e outros assuntos de interesse para o clube.

Apoio a refugiados ucranianos preparado em Viana do Alentejo

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Alentejo promoveu a realização de uma reunião em que participaram as três juntas de freguesia do concelho, as Santas Casas da Misericórdia de Alcáçovas e de Viana do Alentejo, a Cruz Vermelha, a Associação Terra Mãe e os Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. As diversas instituições “decidiram adotar um conjunto de procedimentos para assegurar o melhor acolhimento a eventuais refugiados ucranianos que se venham a instalar no concelho”, segundo informou a autarquia.

Por outro lado, este Município deu conta que vai reunir, dentro em breve, com o comandante do Destacamento da GNR de Montemor-o-Novo e com o comandante do posto de Viana do Alentejo, no sentido de analisar as ocorrências registadas no concelho.

“O Elvas” só joga em Sacavém no domingo dia 27

O encontro Sacavenense-“O Elvas“, inicialmente marcado para este domingo, vai ser jogado no domingo seguinte, dia 27, às 16 horas. A partida é da primeira jornada da fase de apuramento, da Série I do Campeonato de Portugal e o adiamento foi pedido pela equipa de Sacavém, por ter diversos jogadores impedidos de alinhar, por doença.

Nesta temporada, é a segunda vez que um desafio Sacavenense-“O Elvas” é adiado: em 16 de janeiro, não se realizou o jogo, a pedido de “O Elvas”, devido a vários futebolistas infetados, tendo tido lugar mais de um mês depois, a 27 de fevereiro.

Volta a Portugal em Bicicleta pode passar pela Eurocidade

A Eurocidade Badajoz, Elvas e Campo Maior poderá vir a fazer parte da Volta a Portugal em bicicleta. “Com chegada a Elvas, partida de Badajoz e meta volante em Campo Maior, este é um processo que já está a ser tratado”, de acordo com Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas. “Queremos envolver estas três localidades na prova, uma vez que as negociações têm vindo a decorrer nos últimos dois meses com o alcaide de Badajoz a garantir que suporta alguns dos custos”.

O jornalista Teixeira Correia acompanha há vários anos as provas de ciclismo em, Portugal, e não só, e mostrou-se emocionado com o regresso a Elvas: “já não tínhamos aqui uma partida há 17 anos. Já sabia que esta questão de Elvas, Badajoz e Campo Maior estava a ser trabalhada e tudo aponta para que venha a acontecer”.

Foi no Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que teve início esta manhã a terceira etapa, ainda que numa partida simbólica, da Volta ao Alentejo em Bicicleta. A etapa teve oficialmente início junto ao Forte da Graça, terminando em Ponte de Sor.

O percurso inclui Metas Volantes em Monforte, Avis e Foros de Arrão e apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

“O Elvas” poderá fazer brevemente uma SAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos poderá constituir brevemente uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

Paulo Canhão, presidente da Direção de “O Elvas”, tem um investidor que poderá ser fundamental na futura SAD, depois de não ter concretizado, há dois anos, a ligação ao empresário espanhol proprietário do Leganés.

À Rádio ELVAS, Canhão “não confirmou nem desmentiu a criação da SAD” e remeteu a prestação de explicações para a Assembleia Geral do clube, agendada para dia 28 de março (segunda-feira).

O investidor que já esteve em Elvas esta semana – foi recebido pelo presidente Rondão Almeida – desenvolve a sua atividade sobretudo na área imobiliária, estando também ligado ao futebol, nomeadamente ao Santa Clara dos Açores.

A criação da SAD em “O Elvas” será o concretizar do grande objetivo inicial da candidatura no regresso meritório de Paulo Canhão à Direção do clube elvense.

Festival do Crato de volta em agosto deste ano

Após um interregno de dois anos, o Festival do Crato e a sua Feira de Gastronomia regressam este verão. Entre 23 e 27 de agosto, o Crato recebe os visitantes com “uma rica e eclética programação musical, aliada ao artesanato mais genuíno e à gastronomia mais regional, tornando-o um dos festivais mais acarinhado pelo público português”, segundo o Município. Os espetáculos vão ter os bilhetes e mais informações disponíveis em breve e as inscrições para a Feira de Artesanato e Gastronomia já estão disponíveis e as candidaturas abertas até 17 de junho.

Todos os anos, o Festival do Crato atrai milhares de pessoas à histórica vila oferecendo, para além dos inúmeros espetáculos musicais no recinto do Festival, a já bem conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG), que faz deste evento uma referência singular entre os certames do género. Trata-se de uma zona de acesso livre que oferece aos visitantes o melhor dos produtos regionais, onde marcam presença as numerosas iguarias e petiscos da comida tradicional e uma seleção do melhor artesanato regional, nacional e internacional.

A FAG inclui ainda o segundo palco onde os visitantes têm acesso gratuito e podem desfrutar de espetáculos diários de raiz tradicional, infantil e cultural. Consulte o Normativo da FAG em www.cm-crato.pt/  ou solicite mais informações por telefone, pelos números 245 990 110, 245 990 111 e 245 997 341 ou pelo e-mail fag@cm-crato.pt .

Campo Maior regista 96 casos de Covid-19 na última semana

Campo Maior registou, desde o passado sábado, 12 de março, até hoje, dia 18, 96 novos casos de Covid-19 e 105 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos 74 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.619 casos positivos, 16 óbitos e 2.529 altas.

Concerto de apoio à Ucrânia em Reguengos esta sexta-feira

Reguengos de Monsaraz vai mostrar a solidariedade e o apoio à Ucrânia com a realização de um concerto que terá a participação de 10 bandas e grupos musicais do concelho. Esta sexta-feira, dia 18 de março, pelas 21.30 horas, o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade recebe o concerto solidário “Vozes pela Paz”, uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz e do Câmara Reguengos Clube.

Neste concerto vão atuar Rafa & Beltran, Al-Canti, Hugo Soft, Dharma, Grupo Instrumental Lírios do Campo, Brisas do Alentejo, Ste e J. Luís, Os En’Canta Modas, Grupo de Sevilhanas de Reguengos Corazon Flamenco e Luís Caeiro, Valdemar Mochila e Isabel Segurado. O custo da entrada no espetáculo é um donativo monetário livre, com o valor a reverter na totalidade para o pagamento das despesas do “Camião da Paz”.

As juntas de freguesia do concelho vão também comparticipar as despesas desta viagem. Este camião vai transportar todos os bens essenciais angariados nas últimas semanas por uma família ucraniana que reside no concelho com a ajuda de muitos voluntários da comunidade, mas também os que forem oferecidos na sexta-feira no posto de recolha que vai estar à entrada do pavilhão multiusos, antes do concerto solidário “Vozes pela Paz”.

800 mil euros para infraestruturar loteamento em Portalegre

O auto de consignação da empreitada de execução das infraestruturas do Loteamento da Ratinha, em Portalegre, foi assinado na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, dia 16, com a empresa Urbigav Construções e Engenharia SA. Esta empreitada vai ter um valor próximo de 800 mil euros e um prazo de execução de 90 dias.

A empreitada decorre no seguimento da aprovação do relatório final de análise de propostas referente ao concurso público de execução de infraestruturas do Loteamento da Ratinha, decorrente do acionamento da garantia bancária existente. A infraestruturação do terreno para viabilizar a conclusão destas obras irá permitir requalificar a envolvente da Avenida de Badajoz. O Loteamento da Ratinha encontra-se, há vários anos, a aguardar a conclusão das obras de urbanização, e esta empreitada permite, numa segunda fase, remodelar os edifícios que se encontram inacabados.

A Câmara Municipal de Portalegre vai avançar com as infraestruturas, mas a intervenção urbanística é totalmente privada. Este é, no entanto, segundo a autarquia, “o primeiro passo para resolver o problema deste loteamento, cabendo de seguida à iniciativa privada promover o restante investimento”.

O Município de Portalegre está convicto que “essa segunda fase não tarda a ser uma realidade”, pois “além do benefício da requalificação de toda a zona do Loteamento da Ratinha, esse investimento permitirá disponibilizar um grande número de habitações, tão necessárias para a cidade”.

AF de Portalegre tem 34 jogos no sábado e domingo

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no fim de semana de 19 e 20 de março, sábado e domingo, organiza 34 jogos de 11 competições: 23 encontros em seis provas de futebol e 15 partidas de cinco provas de futsal.

A Taça da Associação de seniores de futebol, na fase de grupos, tem quatro desafios no domingo às 15 horas: Castelo de Vide-Gafetense, Arronches-Eléctrico (ambos da Série A), Gavionenses-Mosteirense e Crato Estrela (ambos da Série B).

No campeonato distrital de juniores de futebol, fase única, há três jogos no sábado: Eléctrico-Campomaiorense, Fronteirense-Estrela (ambos às 15 horas),  Portalegrense-“O Elvas” (16.30 horas).

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro encontros no domingo: Estrela-Nisa (9.30 horas), “Os Elvenses”-Fronteirense, Castelo de Vide-Eléctrico (ambos às 10.30 horas) e Montargilense-Portalegrense (15.30 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há cinco partidas no domingo: Nisa-Campomaiorense, Fronteirense A-Crato, Eléctrico-Estrela, “O Elvas” B-Fronteirense B (todos às 10.30 horas) e Portalegrense-Gavionenses (11.15 horas).

O campeonato distrital de infantis sub-13, fase única, tem três desafios no sábado: Crato-Portalegrense, Eléctrico-Campomaiorense (ambos às 10.30 horas) e Castelo de Vide-Fronteirense (11 horas).

No campeonato distrital de infantis sub-12, fase única, há quatro jogos no sábado às 10.30 horas: “O Elvas”-Campomaiorense, “Os Elvenses”-Estrela, Arronches-Portalegrense A e Portalegrense B-Nisa.

A Taça da Associação de seniores de futsal, nos quartos-de-final, tem quatro encontros: Belhó Raposeira-Avisenses, Degoladense-Nisa (ambos no sábado às 17 horas), Sousel-Eléctrico (sábado às 18 horas) e Casa do Benfica de Portalegre-Esperança (domingo às 16 horas).

Na Taça da Associação de infantis de futsal, primeira fase, há duas partidas no domingo às 10.30 horas: Eléctrico B-Sousel e Montargilense-Eléctrico A.

O campeonato distrital de sub-11 de futsal, fase única, tem quatro desafios no sábado: Portalegrense-Eléctrico, Campomaiorense-Estrela, Hispanolusa-“O Elvas” B (todos às 10.30 horas) e “O Elvas” A-Fronteirense (11.15 horas)

No campeonato distrital de sub-10 de futsal, primeira fase, há quatro jogos no sábado às 10.30 horas: Arenense-Eléctrico, Castelo de Vide-Estrela, Monfortense-Campomaiorense e Portalegrense-Nisa.

O campeonato distrital de benjamins de futsal, fase única, tem um encontro no domingo às 10.30 horas: Sousel-Montargilense.

Avaria atrasa chegada a Elvas da caravana humanitária

A caravana humanitária elvense, que partiu de Elvas no passado domingo e foi a Varsóvia, na Polónia, resgatar 29 refugiados ucranianos, está cada vez mais perto de chegar a casa.

Ainda assim e apesar das previsões que apontavam para a chegada durante a passada madrugada, uma avaria numa das seis viaturas acabou por atrasar a viagem, em cerca de dez horas, segundo revela Luís Rodrigues, um dos voluntários que, durante a intervenção em direto, esta manhã, no noticiário das 8 horas da Rádio ELVAS, acabou por se emocionar com os camiões que na estrada apitam à passagem da caravana.

“Pensávamos que a avaria se resolvia rapidamente, mas não se resolveu e o carro acabou por ficar na oficina”, conta, adiantando que, apesar desta viatura ter ficado para trás, tiveram espaço suficiente nas outras cinco carrinhas, uma vez que alguns refugiados já tinham sido deixados em San Sebastián.

Adiada a apresentação da peça “No Limite da Dor” em Elvas

Estava prevista a apresentação, na noite desta sexta-feira, pelas 21 horas, no Cineteatro Municipal de Elvas, a peça “No Limite da Dor”, da Companha Lendias d’Encantar, sessão que foi adiada.

A apresentação do espetáculo da companhia de de Beja, que está inserida no Festival de Teatro que está a decorrer no concelho de Elvas, de acordo com a Um Coletivo, foi adiada devido a problemas de saúde de um elemento do elenco da peça.

“No Limite da Dor” deverá ser apresentada a 1 de maio, no Centro Cultural da Terrugem.

A peça em questão foi construída a partir do livro homónimo de Ana Aranha e Carlos Ademar, que dá a conhecer os testemunhos de um conjunto de antigos presos políticos durante o Estado Novo.

Quarteto de saxofones de Badajoz atua em Elvas

O Quarteto de saxofones do Conservatório superior de música de Badajoz atua esta sexta-feira, dia 18, às 18 horas, na Sala Públia Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas, no âmbito do ciclo de concertos a musica encanta o património.

De acordo com Luís Zagalo, diretor pedagógico da Academia de Música de Elvas, além do concerto de hoje, “o ciclo conta com diversos espetáculos, um deles até fora do contexto da música mais tradicional, uma vez que inclui um grupo de dança”.

O Maestro António Vitorino d’Almeida e Ruy de Carvalho são alguns dos nomes que, até Julho, vão passar pelo ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património, organizado pela Câmara Municipal de Elvas e pela Academia de Música da cidade.