Grande desfile do Carnaval de Badajoz, veja aqui o vídeo:
O grupo Vila Galé tem vindo a preparar um conjunto de novidades para este ano de 2022. Em Portugal, nos próximos meses, a Vila Galé vai iniciar a construção de mais quatro hotéis:
– Vila Galé Nep Kids, em Beja, próximo do Vila Galé Clube de Campo, a Vila Galé vai lançar um conceito de hotelaria inédito em Portugal: um hotel totalmente concebido para os mais pequenos, onde os adultos só poderão entrar se acompanhados por crianças.
– Vila Galé Collection São Miguel, no centro Ponta Delgada, nos Açores, a Vila Galé vai investir cerca de 12 milhões de euros para renovar parte do antigo Convento e Hospital de São Francisco;
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
– Vila Galé Collection Tomar, no centro da cidade, a Vila Galé vai recuperar e reabilitar várias áreas do antigo Convento de Santa Iria e do Colégio Feminino, transformando-as numa unidade de quatro estrelas, com cem quartos. Com um investimento de dez milhões de euros, tem como tema a Ordem dos Templários.
– Vila Galé Monte da Faleira, na mesma herdade, onde já tem o hotel Vila Galé Clube de Campo e produz os vinhos e azeites Santa Vitória, o grupo vai ainda investir cerca de três milhões de euros num novo agroturismo, vocacionado para casais.
Mas, este ano, há mais novidades: em julho, é inaugurado o Vila Galé Alagoas, no Brasil. Trata-se de uma unidade com ‘tudo incluído’, composta por 513 quartos.
Ao longo de 2022, o grupo tem vindo também a investir num programa de renovações em Évora, Vilamoura, Lagos, Praia da Galé e Tavira. E as pizzas do Massa Fina chegam ao Norte do país, com a abertura de uma pizzaria no Vila Galé Porto.
O grupo Vila Galé reposicionou ainda o Vila Galé Estoril transformando-o num hotel recomendado para adultos e onde, de abril a setembro, passa a estar disponível o regime de ‘tudo incluído’, além dos restantes regimes: alojamento com pequeno-almoço ou meia-pensão. Nesta lógica, surgiu mais um restaurante, o Inevitável, com 30 lugares, aumentando as opções gastronómicas nesta unidade, onde já funcionava uma pizzaria Massa Fina e um restaurante com buffet. Este espaço estará aberto ao público e terá uma carta com gastronomia de inspiração mediterrânica à base de mariscos.
[/shc_shortcode]
Nas últimas 24 horas, em Portugal, registaram-se mais 38 óbitos e 7107 novos casos de infeção por Covid-19.
O número de internamentos também subiu ligeiramente este domingo, 27 de fevereiro, estando agora 1396 em enfermaria, mais 18 do que ontem. O número de internados nos Cuidados Intensivos também subiu e tem agora 102 pessoas contabilizadas, mais uma do que na véspera.
O número de casos ativos aumentou este domingo para 452.758 e, nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas 612 pessoas.
“O Elvas” perdeu por 2-0 com o Sacavenense, na tarde deste domingo, dia 27. O encontro, da Série E do Campeonato de Portugal, estava em atraso da 12ª jornada, agendada para 16 de janeiro.
O primeiro golo dos visitados foi marcado aos 14 minutos, por Sténio, de grande penalidade, que castigou uma falta de Duque sobre o coreano Yuk. O resultado final chegou aos 90+1, por Arlington, a aproveitar um erro defensivo elvense. O guarda-redes David, com um punhado de boas intervenções, nos últimos 20 minutos, impediu que os alentejanos saíssem de Sacavém com uma diferença de golos superior.
Neste domingo, disputou-se nos Açores a outra partida em atraso nesta série, com o resultado de Ideal, 0 – Pêro Pinheiro, 1, numa partida da 10ª jornada, marcada para 19 de dezembro.
Classificação: 1º Belenenses 30, 2º Pêro Pinheiro 28, 3º Sintrense 28, 4º Loures 27, 5º Sacavenense 26, 6º Lagoa 21, 7º Coruchense 21, 8º Ideal 18 (um jogo a menos), 9º “O Elvas” 16 e 10º Rabo de Peixe 14 pontos.
A primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal encerra com a disputa da 18ª jornada, no próximo domingo, 6 de março, com os desafios “O Elvas”-Sintrense, Belenenses-Coruche, Pêro Pinheiro-Lagoa, Loures-Rabo de Peixe e Ideal-Sacavenense.
Perante a atual situação de seca que Portugal e o Alentejo em particular têm vindo a atravessar, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a monitorizar a evolução da disponibilidade de água nas bacias hidrográficas que alimentam a região.
Com base em dados recolhidos no início de fevereiro, verifica-se que não há barragens no Alto Alentejo com níveis de água abaixo dos 40% da sua capacidade: a Barragem da Póvoa e Meadas apresenta um nível entre os 41 e os 50%, as barragens de Maranhão, Abrilongo e Caia entre os 51 e os 60% e as barragens de Apartadura e Montargil entre os 61 e os 80%.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Sobre esta situação de alerta, o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, afirma que “sendo o Alto Alentejo um território eminentemente rural, com atividades agropecuárias de enorme relevo para a nossa economia, a água absolutamente essencial para o regadio de campos, pastos e culturas e para a alimentação e hidratação de gado, que estão no centro das nossas atividades económicas”. É, por isso, essencial que “os alto-alentejanos façam um uso responsável e sustentável deste recurso tão precioso para todos nós”.
A CIMAA decidiu ainda apresentar ao Governo, através do Ministério da Agricultura, um pedido de tomada de medidas de mitigação dos efeitos da seca nas atividades agropecuárias, após ter auscultado as associações e entidades representativas do setor, considerando a importância económica de que se revestem para o território do Alto Alentejo.
[/shc_shortcode]
O Diário da República da passada sexta-feira, dia 25, publicou, por proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo, a abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano, num conjunto que totaliza 2049 monumentos.
O processo de classificação foi desencadeado em outubro de 2020 pela diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, que requereu, junto da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura, a classificação urgente e excecional de todo o conjunto do património megalítico da região do Alentejo como conjunto de interesse nacional.
A preparação do processo de abertura da classificação contou com a colaboração científica da equipa coordenada pelos professores Ana Catarina Sousa e Victor Gonçalves, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que sustentaram técnica e cientificamente a proposta de classificação deste conjunto de valor incalculável, em Portugal e no mundo.
A urgência da salvaguarda deste conjunto surge perante as várias destruições de património arqueológico resultantes do modelo de agricultura super intensiva que tem vindo a ser implementado no Alentejo, numa situação dramática e de crescente e sistemático desaparecimento da sua paisagem cultural. O conjunto em classificação do Megalitismo Alentejano, inédito na sua dimensão, totaliza 2049 monumentos, alguns dos quais em mais do que um concelho, correspondendo à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia.
O Megalitismo corresponde ao fenómeno identitário de maior projeção na história das primeiras sociedades camponesas no Alentejo, dada a sua monumentalidade, conceção arquitetónica, relação com a paisagem e com o cosmos, e ainda pelo investimento socioeconómico que para aquelas comunidades pré-históricas, terá significado a sua construção. As antas e os menires representam um dos únicos vestígios pré-históricos que permaneceram visíveis à superfície, tendo constituído, junto das populações, um referencial identitário na paisagem durante quase seis mil anos até aos nossos dias.
O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, “agradece reconhecidamente a disponibilidade de todos os advogados que se estão a voluntariar para prestar assistência jurídica gratuita aos cidadãos ucranianos que se encontram em Portugal, bem como àqueles que se venham a dirigir ao nosso país em fuga desta guerra de agressão vergonhosa que foi lançada contra um país livre e soberano”.
De forma a articular e a transmitir esta disponibilidade à Embaixada da Ucrânia e à Associação Nacional dos Advogados da Ucrânia, a OA, em comunicado enviado aos advogados, solicita que os profissionais que estão a oferecer ajuda legal “pro bono” contactem a OA, através do endereço cons.geral@cg.oa.pt
A lista dos advogados que se inscreverem é divulgada no site da Ordem dos Advogados e enviada para a Embaixada da Ucrânia e a Associação Nacional de Advogados da Ucrânia.
Por fim, o bastonário da OA declara que “as manifestações que nas últimas horas têm surgido de vários advogados que querem apoiar os cidadãos ucranianos”, dentro e fora de Portugal, “é uma atitude generosa que honra a tradição dos advogados e da sua Ordem, na defesa dos mais vulneráveis”.
A sessão pública de apresentação do projeto “Crato a Compostar – do prato à terra para o futuro melhorar” está marcada para amanhã, segunda-feira, dia 28. O município do Crato está a organizar uma sessão pública de apresentação do projeto “Crato a Compostar – do prato à terra para o futuro melhorar”, subordinada à temática de implementação de sistemas de recolha de biorresíduos.
Através desta abordagem, “pretende-se também criar um espaço de reflexão em torno da importância de reciclar e reaproveitar os resíduos, práticas e conceções inerentes aos princípios de sustentabilidade dos recursos do meio ambiente”, segundo divulga a Câmara Municipal. A sessão vai decorrer no próximo dia 28, segunda-feira, pelas 10.30 horas, no Auditório Municipal do Crato.
O Coliseu Comendador Rondão Almeida acolheu ontem, 26 de fevereiro, a segunda de três noites de Carnaval, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas.
A noite arrancou no exterior do coliseu, tal como na véspera, com a atuação do grupo de metais e cordas SevenDixie. A animação passou depois para o interior do Coliseu, primeiro com a banda Swing Brazil e, por último, com Deejay Sam.
A terceira e última noite do Carnaval de Elvas será amanhã, dia 28 de fevereiro, a partir das 22 horas. A noite começa ao som do grupo elvense de percussão Bomb’Alen, que atua na zona exterior do Coliseu, seguindo-se o baile com Oásis Trio e, por último, o DJ Diazz.
O posto de serviços da Junta de Freguesia de Santa Eulália conta, desde o passado dia 18 de fevereiro, com um novo posto de correios, em instalações novas.
O atendimento da Junta de Freguesia passou para o piso térreo e o posto médico tem agora médico particular duas vezes por semana. Também a entrega de medicamentos passou a ser feita duas vezes por semana.
Este renovado posto de serviços, revela a presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Ana Sofia Alves, resulta “num espaço individualizado, modernizado, com todas as condições para receber a população mais envelhecida com dificuldades motoras, tal como os profissionais que merecem todas as condições para promoverem um serviço de excelência a freguesia”.
A Junta de Freguesia aguarda ainda o desenrolar de algumas burocracias para instalar também o Espaço Cidadão e um posto de farmácia, sendo que este necessita de uma aprovação por parte da INFARMED.
Com estas novidades, garante ainda Ana Sofia Alves, “a população ficou bastante satisfeita”. “Estamos a ter um bom feedback, de que estamos no bom caminho”, remata.
Desde as 11 horas portuguesas, mais uma em Espanha, que as avenidas de Badajoz se encheram de cor e animação, com milhares de pessoas a assistir àquele que é o momento alto das comemorações do Carnaval na cidade pacense.
O desfile de hoje conta com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.
O corso, que teve início na Avenida de Santa Marina (junto ao Rio Guadiana, na margem esquerda), termina na Plaza de Dragones Hernán Cortés (no centro da cidade).
Os pratos à base de peixe do rio voltam a ganhar destaque, em Alandroal, no decorrer da 13ª edição da Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria, que se realiza de 4 a 13 de março.
Com o evento, a Câmara Municipal procura divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, ainda que esta seja uma edição “de transição”, em moldes mais tradicionais, depois de uma já idealizada em modelo de feira, que ia para além dos restaurantes e cafés do concelho, antes da pandemia, segundo revela o presidente, João Grilo.
“Antes da pandemia, tínhamos evoluído para um modelo de feira, que durante muitos anos resistimos a fazê-lo – durante os primeiros dez anos, a mostra funcionou exclusivamente nos restaurantes – , mas depois vimos que a procura e as dinâmicas que estavam a ser geradas já justificavam o modelo de feira, com exposição, com mais dinâmica à volta”, recorda o autarca.
João Grilo lamenta que a pandemia tenha impedido a autarquia de Alandroal “seguir o caminho” trilhado até então. “Conseguimos fazer um ano desse trajeto. Tínhamos tudo pronto para começar, mas fomos a primeira Câmara da região a ter de cancelar um evento em cima do momento da sua inauguração, por força da pandemia”, lembra.
Agora, e não podendo retomar o evento “em plena força”, a Câmara de Alandroal optou por promover várias atividades complementares à própria dinâmica dos restaurantes do concelho por estes dias do evento, concentradas no Fórum Cultural Transfronteiriço.
O Congresso das Cozinhas de Rio, com chefes de cozinha convidados, cursos de cozinha, sessões de showcooking, exposições e apresentação de produtos ligados à economia do rio serão algumas das atividades a realizar e que servirão, enquanto modelo de transição, para a feira que a autarquia gostaria de realizar em 2023.
Quanto aos restaurantes, João Grilo adianta que participam nesta mostra gastronómica praticamente todos os que existem no concelho (entre 12 a 14). “Essa dinâmica dos restaurantes vai continuar, sempre funcionou e é importantíssima”, diz ainda.
Esta 13ª edição do evento vai ainda contar com a colaboração do chef José Júlio Vintém.
O presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, garante que a região da vizinha Espanha tem grandes oportunidades para acolher novas indústrias. “Sim ou sim vamos ter ligações com o mundo das baterias, porque os projetos estão em cima da mesa e o lítio da Extremadura não vai sair daqui: ou é explorado aqui ou daqui não sai”, garantiu.
As declarações de Guillermo Fernández Vara, à margem da sua participação na sessão plenária do Conselho de Comunidades da Extremadura no Exterior, realizada ontem, 26 de fevereiro, de forma virtual, surgem na sequência do anúncio de que Sagunto, em Valência, tem tudo pronto para receber a instalação de uma grande fábrica da Volkswagen. A multinacional alemã vai aproveitar as ligações e os terrenos livres na ampliação do parque logístico de Sagunto, para produzir as células que equiparão as baterias dos carros elétricos, que pretende fabricar na Catalunha e em Navarra.
A verdade é que o Governo de Pedro Sánchez até preferia a implantação desta fábrica na Extremadura, dada a sua posição privilegiada, junto a minas de lítio, a chave no processo de fabrico de baterias, mas a empresa alemã prefere Sagunto, por conseguir reduzir custos, por ter ferrovia, porto marítimo e acesso a mais pessoal qualificado.
O Município de Arronches está a proceder à recuperação do Convento da Luz, que estava em ruínas.
“Este é o ex-líbris da vila”, revela João Crespo, presidente da Câmara Municipal de Arronches, porque segundo explica, “está localizado no centro da vila e é um imóvel de grande interesse e que os arronchenses desejavam muito, que fosse recuperado”, considerando que para a população será “uma agradável surpresa”, adiantando que a recuperação deste edifício estará concluída, dentro de um ano, e serviu, sobretudo, para que o mesmo “não colapsasse”
João Crespo garante ainda que estão a “prepará-lo para algo que ainda não sabemos bem o que será, mas seguramente aberto à população, que as pessoas podem visitar e será uma mais-valia”.
Apesar de, ainda não se saber o que virá a nascer no interior do Convento, o presidente da Câmara Municipal de Arronches diz que, “este edifício servirá sobretudo do ponto de vista cultural tendo uma polivalência em várias matérias”.
A recuperação do Convento da Luz, em Arronches, resulta num num investimento total de um milhão e meio de euros, com financiamento de fundos comunitários, no valor de um milhão.
Tiago Pintão (primeiro centro) e Manuel Rosado (abertura), jogadores do Rugby Clube de Elvas (RCE) foram convocados para um estágio da Seleção Nacional, em Sub-18, marcado para os dias 1 e 2 de março.
Por outro lado, seis jogadores do RCE integram um estágio da Seleção Regional do Sul, que decorre este domingo, 27 de fevereiro: Duarte Macedo (segunda linha), João Santos (primeiro centro), Tomás Silva (arrière), Bernardo Monraia (segundo centro), Eduardo Massano (ponta) e Yandel (ponta).
A partir de amanhã, dia 28 de fevereiro, e até 11 de março, está disponível para visita uma exposição sobre o “Comité Olímpico” na Escola Secundária de Campo Maior.
Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, os alunos “participarão em diversas atividades, sendo o objetivo principal dar a conhecer a todos o movimento olímpico”. “Esperamos receber todos os que nos queiram visitar”, diz ainda o diretor.
A exposição conta com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal.
O humorista André Martins apresentou o espetáculo de stand up comedy “André do Karaté”, na noite deste sábado de Carnaval, 26 de fevereiro, no Cineteatro Municipal de Elvas.
Sozinho em palco durante mais de uma hora, André Martins faz uma viagem ao seu passado, recordando a infância, a passagem pela vida militar e o porquê de ser apelidado André do Karaté desde tenra idade.
Ao longo do serão, o público do cineteatro reagiu com gargalhadas e aplausos aos episódios narrados pelo “André do Karaté”.
O espetáculo é uma produção da empresa Imperfectus de André Martins e, nesta passagem por Elvas, contou com o apoio da Câmara Municipal.
A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso quer instalar uma Loja do Cidadão na casa de António Sardinha (na foto), na Quinta do Bispo, em Elvas.
Segundo o presidente, Joaquim Amante, o executivo acha que “a cidade tem muito a ganhar com a Loja do Cidadão, uma vez que vai disponibilizar bastantes serviços aos elvenses”.
Por outro lado, a obra e trabalho de António Sardinha não vão ser esquecidos, uma vez que é intenção da junta de freguesia criar “um espaço de leitura, onde as pessoas poderão consultar alguns dos seus livros”. Na casa de António Sardinha, há também a intenção de colocar “uma extensão da junta e um gabinete da Segurança Social”, garantiu o autarca.
Perto da Quinta do Bispo, a junta de freguesia tem estado a fazer a poda das árvores na Avenida da Piedade. No entanto, é intenção da junta “apresentar uma candidatura para requalificação total desta avenida, desde o pavimento, às árvores e toda a zona verde”.
O Domingo Gordo é uma data móvel que celebra-se no domingo que antecede o Carnaval, que também é conhecido como terça-feira gorda. Ambos são dias de mesa farta. Este ano, o Domingo Gordo é a 27 de fevereiro e o Carnaval a 1 de março.
Na sua origem, a palavra Carnaval significa “adeus, carne”. O dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas, marca o início da Quaresma e da abstinência que é sua característica. Assim, a terça-feira de Carnaval e o domingo que antecede a Quaresma são dias gordos, de excessos, onde se comem diversas iguarias de carne, em contraste com os dias magros ou dias de peixe típicos da Quaresma. Por isso, o antigo dito “No entrudo, come-se tudo”.
O Carnaval é uma época de folia e de excessos e à mesa não é diferente. É tradição no Domingo Gordo comer pratos pesados como o cozido à portuguesa, a feijoada e as papas de sarrabulho. Com a matança do porco por alturas de Natal, as carnes mais gordas eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas neste dia. Orelhas, focinho, chispes e caudas eram as partes do porco degustadas apenas no Domingo Gordo. Queijos, chouriços e presuntos são outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição neste dia gordo, a acompanhar com vinho.
A Concelhia Política da Juventude Socialista de Campo Maior foi ontem, 26 de fevereiro, a eleições.
Com estas eleições e a escolha dos novos órgãos sociais, revela a concelhia do Partido Socialista, em Campo Maior, através de uma publicação na sua página de Facebook, procurou-se “recuperar um projeto interrompido no concelho durante muitos anos”.
“Desejamos a todos os que abraçaram este projeto de comprometimento para com todos os jovens campomaiorenses um bom trabalho durante o mandato que agora se inicia”, e propõem-se “a contribuir para a acreditação da política e a demonstrar a sua importância no mundo global que hoje vivemos”.
Entre os novos eleitos, encontra-se Duarte Vivas, jovem que ingressou a lista de candidatados, pelo PS, nas últimas autárquicas, à Câmara de Campo Maior. Para além de Duarte integram a lista do secretariado concelhio: Xavier Gonçalves, Beatriz Von Gilsa Contenda, Rafael Orelhas, Ricardo Leonardo, e como suplentes Diogo Silva, Joana Candeias e Luís Pedro Demétrio.
Já na lista de à mesa de militantes estão João Carrilho, Afonso Carvalho, José Gama Romudas, e como suplentes Bárbara Massano e Ricardo Cordeiro.
O Clube de Futebol “Os Elvenses” bateu ontem, 26 de fevereiro, por 6-0, a equipa do Clube de Futebol “Os Gavionenses”, em jogo da Fase Única do Campeonato Distrital de Infantis Sub-12, da Associação de Futebol de Portalegre. A partida jogou-se no Campo António Semedo do Estádio Municipal.
Na mesma prova, “O Elvas”, a jogar no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, venceu o Estrela de Portalegre por 1-0.
Numa outra partida, frente à Escola Internacional Hispanolusa de Vila Boim, uma equipa de “Os Elvenses” venceu por 3-2.