Segunda-feira há mercado quinzenal em Elvas

O mercado quinzenal de Elvas realiza-se, no espaço superior do Parque da Piedade, na próxima segunda-feira, dia 28. Este mercado decorre duas vezes por mês, nas segunda e quarta segundas-feiras de cada mês.

Vestuário, calçado, produtos alimentares, flores, plantas, comes e bebes são os principais produtos procurados pelo público. A entrada para o mercado quinzenal é pela Avenida de Badajoz, onde se assegura estacionamento. Em março, este mercado realiza-se nos dias 14 e 28.

Campo Maior festeja Carnaval com espetáculos musicais e arte circense

Os campomaiorenses saíram, na tarde deste sábado, 26 de fevereiro, em peso, à rua, para no jardim municipal da vila brindar e brincar ao Carnaval. Miúdos e graúdos, uns disfarçados, outros nem por isso, tiveram oportunidade de desfrutar de um conjunto de iniciativas, organizadas pelo Município.

A Câmara de Campo Maior, que não quis deixar passar esta época festiva em branco, proporcionou à população um conjunto de espetáculos de arte circense, com malabaristas, palhaços e alguns trapezistas, um espetáculo musical, com a Banda 1º de Dezembro, no coreto do jardim, a interpretar temas alusivos à ocasião, como ainda disponibilizou dois insufláveis para as crianças se divertirem.

Segundo a vereadora São Silveirinha, esta foi celebração possível, dado que a autarquia teve receio de organizar o habitual corso carnavalesco, tendo em conta a situação pandémica. “Não quisemos correr o risco de projetar um desfile de Carnaval, com todos os custos que isso acarreta, no sentido de depois não o podermos concretizar”, revela.

As pessoas, lembra ainda a vereadora, “estão com muita vontade de poder sair à rua, de divertir-se, de confraternizar, como faziam há dois anos”, pelo que a autarquia não quis deixar de proporcionar “um momento diferente e muito especial”, na tarde deste sábado, com um conjunto de dinâmicas que animam o jardim municipal de Campo Maior.

Quisemos ainda saber o que os campomaiorenses e quem se deslocou ao jardim municipal achou da iniciativa e as opiniões são unânimes: não sendo este ainda o Carnaval a que Campo Maior está habituado, foi uma forma de, pelo menos, esquecer os problemas do dia a dia e da guerra na Ucrânia de que agora tanto se fala.

A festa termina, depois das 19 horas, com a atuação do DJ Sam.

Estremoz recolhe resíduos perigosos de 2 a 10 de março

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos vai estar em Estremoz, junto ao Centro de Ciência Viva, entre 2 e 5 de março (de quarta-feira a sábado) e de 7 a 10 de março (de segunda a quinta-feira).

Existem resíduos domésticos que não podem ser colocados nem nos ecopontos, nem no lixo normal. São os casos de restos de tintas, cosméticos, telemóveis, lâmpadas, aerossóis, pesticidas, pilhas e baterias. Estes produtos, na sua composição, possuem materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que, quando descartados no lixo comum, podem colocar em risco a saúde das populações e do meio-ambiente, poluindo os recursos hídricos da região, assim como a fauna e flora locais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos foi criada a pensar nos concelhos servidos pela Gesamb (Gestão Ambiental e de Resíduos, Empresa Intermunicipal) e está a percorrê-los em itinerância. Este serviço teve início em novembro de 2021 e, no primeiro mês, foram recolhidos cerca de uma tonelada de resíduos perigosos.

O contentor do lixo comum não é seguro para certos resíduos. Por isso, entregue-os na Unidade Móvel, em Estremoz, junto ao Centro de Ciência Viva, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 11 às 14.30 horas e 15.30 às 18.30 horas; e aos sábados das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

[/shc_shortcode]

Elvas regista 17 novos casos de Covid-19 este sábado

O concelho de Elvas regista este sábado, 26 de fevereiro, 17 novos casos de Covid-19 e dez recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, 140 casos de infeção no concelho, mais sete do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas já registou 5896 casos positivos, 41 óbitos e 5715 altas.

Ovibeja abre festivais de primavera em Portugal

A 38ª Ovibeja, a decorrer de 21 a 25 de abril, apresenta um cartaz de concertos que abre com chave de ouro os festivais de primavera no nosso país. Blaya, Pedro Abrunhosa, Paula Fernandes são as propostas para os dias 22, 23 e 24, respetivamente.

O dia da abertura, 21 de abril (quinta-feira), vai ser marcado pelo regresso de Tunas Académicas e da sua irreverência aos palcos das “ovinoites”. O dia da inauguração do evento é ainda reservado à atuação da Banda de Música da Força Aérea. Os bilhetes já estão à venda na BOL (Bilheteira Online) que pode ser acedida no site da Ovibeja em www.ovibeja.pt e no Secretariado da Ovibeja.

A Ovibeja é feira e é festa. Dirigida a todos os públicos-alvo, é um evento que engloba múltiplas atividades com uma matriz inovadora e congregadora de sinergias. Este ano, dois após o início da pandemia da Covid-19, a organização da Ovibeja está a trabalhar para que esta seja uma edição comemorativa do regresso à normalidade, aos encontros e reencontros, ao brinde à vida, à amizade, à descoberta da essência do outro.

Esta edição está a cativar muito interesse por parte de expositores, patrocinadores, delegações empresariais e diplomáticas. Tendo como tema central “Como Alimentar o Planeta?” tem ainda como perspetiva suscitar uma reflexão alargada e multidisciplinar sobre o futuro do Planeta, o papel dos agricultores na produção de alimentos e na defesa da soberania alimentar e ainda na salvaguarda do ambiente e da biodiversidade.

De portas abertas a “Todo o Alentejo deste Mundo!”, a 38ª Ovibeja é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Mais 28 óbitos e 9851 casos de Covid-19 em Portugal

Portugal regista este sábado, 26 de fevereiro, mais 9851 casos de Covid-19 e 28 óbitos associados à doença.

De acordo com o último relatório oficial da Direção-Geral da Saúde, registaram-se mais 19.755 casos de recuperação nas últimas 24 horas. O número de casos ativos é de 446.301, menos 9.932 que ontem.

Em todo o território nacional, há 1378 doentes internados, menos 123 do que ontem, dos quais 101 em unidades de cuidados intensivos, mais três face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 21.001 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.251.302 casos de infeção e 2.784.000 altas.

Grande Desfile das Comparsas este domingo em Badajoz

O Carnaval em Badajoz, recentemente classificado como festa de interesse turístico internacional, já se vive na cidade pacense, depois do corso infantil de ontem, bem como da Tamborada, e das semifinais do Concurso de Murgas, sendo que o momento alto das festividades está agendado para amanhã, 27 de fevereiro, com o Grande Desfile das Comparsas.

Apesar de algumas restrições, tendo em conta a situação pandémica, os desfiles contarão com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas de adultos, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

Apesar da pandemia, o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, garante que era muito “o entusiasmo e a vontade” que existia de retomar esta festa tão característica da cidade pacense. “Este será um Carnaval diferente, em que vamos tentar potenciar várias zonas, para que as pessoas possam ter mais espaço para sair, e tomaremos medidas especiais para que os bares sejam na rua, para que as pessoas não tenham que entrar no seu interior. Tínhamos muita vontade de retomar esta que é a festa mais característica da cidade, que para além disso foi considerada, recentemente, de interesse turístico internacional, pelo que estamos ao nível de grandes carnavais como de Cadiz, Tenerife, Colónia ou Nothing Hill”, refere.

Ignacio Gragera garante ainda que, neste momento, a situação pandémica, na cidade, está controlada e não há pressão hospitalar, o que permite assim retomar o desenvolvimento de algumas atividades. “A incidência subiu muito rápido, mas também desceu muito rápido, e a verdade é que com esta nova variante, a Omicron, a pressão hospitalar não foi afetada, pelo que razoavelmente, vamos mantendo algumas medidas e estamos conscientes que a situação é muito melhor, o que nos permite fazer certas atividades”.

O desfile deste domingo começa às 11 horas portuguesas na Avenida de Santa Marina (junto ao Rio Guadiana, na margem esquerda) e termina na Plaza de Dragones Hernán Cortés (na centro da cidade).

Oficina de Envelhecimento Ativo em março em Reguengos

O Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz realizam, de forma presencial, ao longo do mês de março, a iniciativa “Oficina de Envelhecimento Ativo”, com dinamização de José Pepo, médico de Medicina Geral e Familiar. O evento destina-se a toda a comunidade que tenha interesse no tema, em especial, à população adulta e sénior.

É possível participar no evento nas seguintes datas, horas e locais: 16 de março (quarta-feira), às 15 horas, na Sociedade União Perolivense, em Perolivas; 23 de março (quarta-feira), às 15 horas, no Centro Cultural Caridadense Primeiro de Maio, em Caridade; e 30 de março, às 15 horas, na sede da Junta de Freguesia, em Reguengos de Monsaraz.

A iniciativa é gratuita e pretende sensibilizar os indivíduos para que tenham um papel relevante na sua própria saúde e que possam passar de atores passivos para agentes ativos com vista à procura de estilos de vida mais saudáveis. A promoção de um envelhecimento ativo leva as pessoas à adoção de comportamentos de saúde, prevenindo doenças e melhorando a gestão de doenças que já existem.

Forcados de Elvas regressam à Venezuela nove anos depois

O Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas começa, neste domingo, dia 27, a temporada taurina deste ano de 2022, na Feria del Sol, em Mérida, na Venezuela.

Luís Machado, membro do grupo de forcados, refere que “o grupo tem como objetivo triunfar e representar bem a cidade de Elvas. É um orgulho para nós regressar nove anos depois e, de entre tantos grupos que existem, convidarem-nos”.

Na corrida de touros de amanhã vão estar em praça os toureiros Rafa e Javier Rodríguez e os matadores Leonardo Benitez e Luís Bolivar. A pegar os seis touros da ganadaria Campo Largo vão estar, em solitário, os Forcados Amadores Académicos de Elvas.

Três cidades da Ucrânia atingidas com mísseis russos esta madrugada

Bombardeamentos em Kiev / Foto EPA

As cidades de Sumy, Poltava e Mariupol, na Ucrânia, foram atingidas durante esta madrugada, com mísseis russos, disparados a partir do Mar Negro. Em Kiev, foram registados tiroteios perto de edifícios governamentais.

As autoridades ucranianas, em resposta, pediram aos cidadãos que ajudem a defender a capital da Ucrânia do avanço das forças russas.

Segundo o ministro da saúde ucraniano, morreram, até agora, pelo menos 200 pessoas, no conflito. A ONU diz que 120 mil refugiados já chegaram aos países vizinhos à procura de refúgio

Em Kiev, onde se trava uma batalha que definirá o futuro do leste europeu, um míssil atingiu um edifício residencial, sem provocar mortos, de acordo com o conselheiro do governo ucraniano.

Já o Ministério da Defesa Russo confirmou ter enviado um míssil cruzeiro contra “alguns alvos na Ucrânia”, mas reiterou que foram dirigidos apenas a uma infraestrutura militar.

Sete novos casos de Covid-19 reportados em Campo Maior

Campo Maior regista este sábado, 26 de fevereiro, sete novos casos de Covid-19.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 67 casos de infeção, mais sete do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2353 casos positivos, 15 óbitos e 2271 altas.

Caminhada pela Serra das Correias este domingo em Vila Boim

A primeira caminhada deste ano, promovida pelo Grupo Amigos Dez e Meia, de Vila Boim, decorre amanhã, domingo, dia 27.

Francisco Arrifes, membro da organização, espera que as pessoas regressem a estas atividades que costumam acontecer “uma vez por mês. Temos pessoas que vêm de Lisboa ou do Pinhal Novo e então não as queremos aborrecer com muitas caminhadas”.

A concentração está marcada para as 8.30 horas, na Praça da República de Vila Boim. O percurso vai ser pela Serra das Correias.

Animação e música na primeira de três noites de Carnaval no coliseu de Elvas

A banda de música SevenDixie abriu nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, no exterior do Coliseu Comendador Rondão Almeida, a primeira de três noites de festa de Carnaval em Elvas.

Já no interior do coliseu, o aquecimento foi feito pelos elementos da trupe elvense “Sou Filho Único”, seguindo-se a atuação do grupo espanhol Chicago que, durante mais de duas horas, interpretou temas clássicos e modernos de baile. O elvense DJ Pekas foi o responsável por animar, madrugada dentro, as centenas de foliões presentes no Coliseu.

A festa continua este sábado, dia 26, de novo com os SevenDixie a abrir. Seguem-se a banda Swing Brazil e o Deejay Sam.

O Carnaval deste ano, no coliseu, é uma organização do Município de Elvas e tem entradas livres. O único requisito obrigatório para acesso ao recinto é o uso de máscara.

Biblioteca Escolar de Campo Maior acolhe projeto “Pinceladas de Leitura”

A Biblioteca Escolar de Campo Maior acolhe o projeto “Pinceladas de Leitura”, no âmbito do Plano de recuperação de Aprendizagens (Escola + 21/23).

Isabel Golaio, professora Bibliotecária explica que o projeto, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, surge no âmbito da candidatura Ler e escrever mais com a Biblioteca Escolar, e obteve financiamento, “para aquisição de novo e atual fundo documental para a biblioteca e privilegia a recuperação e consolidação de aprendizagens dos alunos e assume uma dimensão interdisciplinar, no qual estão envolvidas cinco turmas do 1º ano e quatro do 2º ano, onde todo o processo de aprendizagem da leitura sofreu algum atraso com o confinamento, daí a recuperação dessa aprendizagem”.

Relativamente às atividades é privilegiada “a leitura e a escrita com os alunos, com recurso ao livro impresso e dispositivos móveis, a cor é o fio condutor que liga todas as atividades, promovendo uma ponte com a educação artística”.

Para os alunos é muito estimulante, e “ficam muito entusiasmados” ao desenvolver este tipo de trabalho, articulado com os restantes professores titulares de turma, pelo que para Isabel Golaio, “o projeto está a correr muito bem”.

Foi também elaborado “um plano de trabalho adequado ao perfil dos alunos em causa, sem esquecimento das propostas de trabalho presentes no Roteiro+ Leitura e escrita”, que estão a ser disponibilizados como forma de orientação, pelo Ministério da Educação, assim como pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Biblioteca Escolar de Campo Maior que recebeu financiamento, no âmbito do projeto “Pinceladas de Leitura”, para aquisição de novo fundo documental para a biblioteca, com o objetivo de consolidar as aprendizagens dos alunos do 1º ciclo, consequência do confinamento a que estiveram sujeitos.

Euromilhões: próximo sorteio com jackpot de 66 milhões

O sorteio de ontem, 25 de fevereiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira estará em jogo um jackpot de 66 milhões de euros.

O segundo prémio, de 184 mil euros, saiu a quatro jogadores, dois deles em Portugal, enquanto o terceiro, no valor de 28 mil, contemplou seis apostadores, um deles em território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.300 euros, saiu a 39 jogadores, cinco deles com aposta registada em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 13, 24, 30 e 42 e as estrelas 1 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais.

 

Nuno Abelho expõe trabalhos de Polaroid e Cianotipia

Nuno Abelho inaugura hoje, sábado, dia 26, às 16 horas, a exposição Luz Azul, no Museu Municipal de Fotografia de Elvas.

A mostra é composta “por trabalhos de fotografia, feitos a partir de uma Polaroid e de Cianotipia”, tal como nos referiu o autor.

“A Cianotipia é uma técnica que remonta ao século XIX, assumindo-se como um processo alternativo, sem utilização de máquina fotográfica. Esta técnica foi descoberta em 1842 por astrônomo inglês Sir John Herschel e utilizado, pela primeira vez, pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins”, referiu-nos.

Nuno Abelho retratou, sobretudo, “imagens do corpo humano e de alguns monumentos de Elvas e Évora”.

A mostra Luz Azul fica patente até dia 29 de Março no Museu Municipal de Fotografia de Elvas.

Central hidroelétrica de Kiev controlada por tropas russas

Imagem: Reuters

A central hidroelétrica de Kiev está controlada por tropas russas, segundo a avança a agência ucraniana Interfax, que cita o ministro ucraniano da Energia.

Já o ministro russo da Defesa revelou que a cidade de Melitopol está controlada pelos militares da Rússia.

O Presidente da Ucrânia pediu já hoje à população para não depor as armas e defender Kiev, onde o exército ucraniano se confronta já com as forças russas, dois dias depois do início da invasão.

O presidente ucraniano recusou a proposta dos Estados Unidos que se ofereceram para retirar Zelenski de Kiev. Garante que, nesta altura, precisa de munições e não de boleia.

Durante a madrugada, houve muitos tiros e explosões. De acordo com agência Reuters, dois mísseis atingiram áreas do centro da cidade de Kiev. Um dos mísseis caiu na área próxima de um aeroporto. A agência adianta ainda que foram ouvidos tiros perto da sede do governo em Kiev.

O conflito já provocou pelo menos 137 mortos e 316 feridos do lado ucraniano. Kiev alega que mais de mil soldados russos foram mortos. A ONU alerta que 50 mil ucranianos fugiram do país em 48 horas.