Grande Desfile das Comparsas este domingo em Badajoz

O Carnaval em Badajoz, recentemente classificado como festa de interesse turístico internacional, já se vive na cidade pacense, depois do corso infantil de ontem, bem como da Tamborada, e das semifinais do Concurso de Murgas, sendo que o momento alto das festividades está agendado para amanhã, 27 de fevereiro, com o Grande Desfile das Comparsas.

Apesar de algumas restrições, tendo em conta a situação pandémica, os desfiles contarão com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas de adultos, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

Apesar da pandemia, o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, garante que era muito “o entusiasmo e a vontade” que existia de retomar esta festa tão característica da cidade pacense. “Este será um Carnaval diferente, em que vamos tentar potenciar várias zonas, para que as pessoas possam ter mais espaço para sair, e tomaremos medidas especiais para que os bares sejam na rua, para que as pessoas não tenham que entrar no seu interior. Tínhamos muita vontade de retomar esta que é a festa mais característica da cidade, que para além disso foi considerada, recentemente, de interesse turístico internacional, pelo que estamos ao nível de grandes carnavais como de Cadiz, Tenerife, Colónia ou Nothing Hill”, refere.

Ignacio Gragera garante ainda que, neste momento, a situação pandémica, na cidade, está controlada e não há pressão hospitalar, o que permite assim retomar o desenvolvimento de algumas atividades. “A incidência subiu muito rápido, mas também desceu muito rápido, e a verdade é que com esta nova variante, a Omicron, a pressão hospitalar não foi afetada, pelo que razoavelmente, vamos mantendo algumas medidas e estamos conscientes que a situação é muito melhor, o que nos permite fazer certas atividades”.

O desfile deste domingo começa às 11 horas portuguesas na Avenida de Santa Marina (junto ao Rio Guadiana, na margem esquerda) e termina na Plaza de Dragones Hernán Cortés (na centro da cidade).