Nascimento de Artur Pastor assinalado pela DRC do Alentejo

A Direção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo assinala o centenário do nascimento de Artur Pastor, um dos mais notáveis fotógrafos do século XX, com a exposição Évora Património – Fotografias de Artur Pastor, que inaugura a 4 de maio, quarta-feira, às 17 horas, na Igreja do Salvador, em Évora.

Artur Pastor foi um dos mais notáveis fotógrafos do século XX: muito eclético, fotografou um Portugal, em parte desaparecido, com as suas gentes e os seus costumes, sendo a sua obra o grande repositório de fotografias do Portugal Rural das décadas compreendidas entre 1940 1990. Foi em Évora, cidade onde fez a sua formação académica, que descobriu o gosto pela fotografia que o fascinou até ao fim da vida.

Esta exposição surge na sequência de doação à DRC do Alentejo, por parte da família de Artur Pastor, de um conjunto de 92 fotografias, a cores, realizadas por este artista fotógrafo na década de 80, do século XX, sobre a sua cidade de criação.

As fotografias foram preparadas para uma exposição pelo seu autor, que acabou por nunca acontecer, apesar de várias diligências realizadas por Artur Pastor ao longo do ano de 1987. Só agora, no âmbito das comemorações do seu centenário, vai ser apresentada uma seleção das mesmas, realizada com base nas consideradas mais representativas e que mostram claramente a visão que este fotógrafo tinha da cidade de Évora, uma cidade patrimonial.

Artur Pastor retratou o património eborense com um rigor de arquivista e o seu monumento de eleição era a catedral, muito mais fotografada que todos os outros monumentos. Associada às fotografias, foi também disponibilizada à DRC do Alentejo uma listagem manuscrita relativa às respetivas legendas, utilizada frequentemente para as tabelas realizadas.

Com esta exposição, que conta com o apoio da Arquidiocese de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo pretende associar-se às comemorações do centenário deste grande fotógrafo alentejano. A mostra está patente ao público até dia 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 ao meio-dia e meia hora e das 14 às 17.30 horas.