“Desporto para Todos” com candidaturas até esta segunda-feira

Através de um apoio global de 1 milhão e 450 milhões de euros, destinados a projetos desportivos, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem abertas, até 3 de abril, as inscrições para a primeira fase do programa nacional “Desporto para Todos”.

Nesta primeira fase, este projeto dedicado à prática de desporto para todos e à prática informal, intergeracional, não competitiva e não federada, segundo o diretor regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, destina-se a “clubes e associações que tenham atividade desportiva”, bem como “a apoiar atividades que levem à massificação da prática desportiva”.

O objetivo deste programa é “apoiar os clubes para que eles promovam atividades desportivas, onde possam participar os mais novos, mais velhos, homens, mulheres, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida”, e, com isso, conseguir “melhorar a condição física e saúde de cada um”, refere ainda Miguel Rasquinho.

A elaboração do programa PNDpT foi desenvolvida com base em orientações internacionais do movimento “desporto para todos”, e adota a definição consagrada na “Carta Europeia do Desporto” do Conselho da Europa, promovendo a melhoria da condição física e psíquica.

Até 2022, no âmbito do PNDpT, já foram distribuídos 20 milhões de euros, por cerca de 1700 projetos de associações e clubes desportivos.