Estremoz recolhe resíduos perigosos de 2 a 10 de março

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos vai estar em Estremoz, junto ao Centro de Ciência Viva, entre 2 e 5 de março (de quarta-feira a sábado) e de 7 a 10 de março (de segunda a quinta-feira).

Existem resíduos domésticos que não podem ser colocados nem nos ecopontos, nem no lixo normal. São os casos de restos de tintas, cosméticos, telemóveis, lâmpadas, aerossóis, pesticidas, pilhas e baterias. Estes produtos, na sua composição, possuem materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que, quando descartados no lixo comum, podem colocar em risco a saúde das populações e do meio-ambiente, poluindo os recursos hídricos da região, assim como a fauna e flora locais.

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos foi criada a pensar nos concelhos servidos pela Gesamb (Gestão Ambiental e de Resíduos, Empresa Intermunicipal) e está a percorrê-los em itinerância. Este serviço teve início em novembro de 2021 e, no primeiro mês, foram recolhidos cerca de uma tonelada de resíduos perigosos.

O contentor do lixo comum não é seguro para certos resíduos. Por isso, entregue-os na Unidade Móvel, em Estremoz, junto ao Centro de Ciência Viva, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 11 às 14.30 horas e 15.30 às 18.30 horas; e aos sábados das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.