Biblioteca Escolar de Campo Maior acolhe projeto “Pinceladas de Leitura”

A Biblioteca Escolar de Campo Maior acolhe o projeto “Pinceladas de Leitura”, no âmbito do Plano de recuperação de Aprendizagens (Escola + 21/23).

Isabel Golaio, professora Bibliotecária explica que o projeto, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, surge no âmbito da candidatura Ler e escrever mais com a Biblioteca Escolar, e obteve financiamento, “para aquisição de novo e atual fundo documental para a biblioteca e privilegia a recuperação e consolidação de aprendizagens dos alunos e assume uma dimensão interdisciplinar, no qual estão envolvidas cinco turmas do 1º ano e quatro do 2º ano, onde todo o processo de aprendizagem da leitura sofreu algum atraso com o confinamento, daí a recuperação dessa aprendizagem”.

Relativamente às atividades é privilegiada “a leitura e a escrita com os alunos, com recurso ao livro impresso e dispositivos móveis, a cor é o fio condutor que liga todas as atividades, promovendo uma ponte com a educação artística”.

Para os alunos é muito estimulante, e “ficam muito entusiasmados” ao desenvolver este tipo de trabalho, articulado com os restantes professores titulares de turma, pelo que para Isabel Golaio, “o projeto está a correr muito bem”.

Foi também elaborado “um plano de trabalho adequado ao perfil dos alunos em causa, sem esquecimento das propostas de trabalho presentes no Roteiro+ Leitura e escrita”, que estão a ser disponibilizados como forma de orientação, pelo Ministério da Educação, assim como pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Biblioteca Escolar de Campo Maior que recebeu financiamento, no âmbito do projeto “Pinceladas de Leitura”, para aquisição de novo fundo documental para a biblioteca, com o objetivo de consolidar as aprendizagens dos alunos do 1º ciclo, consequência do confinamento a que estiveram sujeitos.