Evenepoel é o vencedor da Volta ao Algarve em Bicicleta

Remco Evenepoel venceu, este domingo, 20 de fevereiro, a 48ª Volta ao Algarve em Bicicleta, depois de a quinta e última etapa ter sido ganha pelo colombiano Sergio Higuita, uma etapa que ligou Lagoa ao Alto do Malhão.

De recordar que o ciclista belga, Evenepoel, em 2020, conquistou também conquistado a “Algarvia”.

A Volta ao Algarve em bicicleta teve início na passada quarta-feira em Portimão e terminou ontem, no Alto do Malhão, num total de cinco etapas.

“Quando o velho se faz novo” é o projeto que dá prémios a quem recicla

“Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” são as iniciativas que permitem à população ganhar prémios através da reciclagem.

Depois do sucesso da iniciativa lançada em 2020, o projeto volta a ser lançado para incentivar os portugueses a devolver garrafas PET, latas de bebida e embalagens de vidro em pontos de recolha próprios com o intuito de promover a reciclagem e a implementação do sistema de depósito de embalagens de bebidas. As garrafas ou latas de bebidas devem ser colocadas com tampa e rótulo sem ser espalmadas dentro das máquinas automáticas que, de seguida, geram um talão com um QR Code e com o total de embalagens inseridas.

As máquinas do projeto “Quando do Velho se Faz Novo” estão disponíveis em 23 pontos de recolha de norte a sul do país. Na região estes pontos de recolha localizam-se no Continente de Portalegre e de Beja e, em Évora no Continente e Pingo Doce. Já as do “Bebidas+Circulares” são apenas dez, uma vez que o projeto está a decorrer apenas no concelho de Lisboa.

Se, numa primeira fase, os consumidores recebiam vales de desconto em compras, nesta etapa, ao devolverem as embalagens usadas, vão poder acumular pontos que, posteriormente, serão trocados por prémios.

Até 30 de junho, cada embalagem vale um ponto e ao trocar as suas garrafas e latas usadas pode também participar em passatempos mensais, disponíveis no site de cada campanha.

Para as duas iniciativas, os prémios vão desde vouchers em algumas lojas sustentáveis, como a Baby Loop ou a Do Zero, a recompensas maiores: uma scooter, uma bicicleta ou mesmo um iPhone 11.

Tal como aconteceu na fase anterior, o projeto “Bebidas+Circulares” mantém a sua vertente solidária. É possível trocar os pontos por donativos para as associações Mais Proximidade Melhor Vida ou para a Ajuda de Berço.

Além de prémios físicos, ao reciclar também o ambiente fica a ganhar. Só na primeira fase do projeto “Quando do Velho se Faz Novo” foram recolhidas mais de 16 milhões de embalagens, o que permitiu a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET.

Vila Galé promove estágios em hotelaria

A Vila Galé promove uma nova oferta de estágios em hotelaria, em que os  programas são remunerados e à medida de cada candidato. A segunda maior rede hoteleira em Portugal, acaba de lançar um novo modelo de estágios disponível nos seus 27 hotéis em Portugal e com opções à medida de cada candidato. Todos os programas são remunerados com bolsas e prémios finais.

Por exemplo, o Programa Try é ideal para quem está a começar e pretende ter um primeiro contacto com operação hoteleira. Estes estágios destinam-se a estudantes de cursos de Hotelaria e Turismo e tem uma duração de um a três meses.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Já o Programa Grow foi pensado para quem ambiciona evoluir, uma vez que promove a progressão e permite experimentar diferentes funções. No ano inicial, o estágio terá uma vertente mais operacional num hotel, mas nos anos seguintes poderá escolher-se também outras áreas, como Marketing, Recursos Humanos ou Tecnologias da Informação. Os estágios são de cerca três meses e têm como destinatários estudantes do primeiro ano de licenciaturas de Turismo ou Hotelaria. A bolsa e o prémio final são progressivos.

E o Programa Advance é direcionado para quem gosta de desafios, dirigindo-se a estudantes do último ano de mestrado, com propostas entre três e nove meses.

Quem procura flexibilidade e pretende conciliar os estudos com a vida profissional, pode candidatar-se ao Programa Lança-te. Durante 12 meses, os jovens estudantes poderão tirar partido de horários de trabalho flexíveis e adquirir novas competências, além de beneficiar de bolsa de estágio.

A Vila Galé tem ainda o Programa 365, para recém-licenciados que ambicionem uma posição de liderança e desejem ter uma visão a 360º da Hotelaria. Aqui, durante um ano, é oferecida formação em todas as vertentes operacionais em pelo menos três unidades hoteleiras do grupo e também um estreito contacto com as lideranças de cada área. Todos os programas incluem possibilidade de alojamento durante o estágio nas unidades Vila Galé, certificado de conclusão e um plano formativo adequado, através da academia Vila Galé. Recentemente, esta plataforma interna de formação foi certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho em três áreas, num reconhecimento da sua capacidade para organizar e executar formação especializada de qualidade.

[/shc_shortcode]

José Terrinca completou 100 anos de vida este domingo

José Joaquim Terrinca, utente do Lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, completou este domingo, 20 de fevereiro, os seus 100 anos de vida.

Numa celebração simbólica, “o avôzinho Terrinca”, como é tratado por todos, teve a visita da nora e do neto, para que, e ainda que de forma restrita, lhe pusessem cantar os parabéns e assinalar esta data.

 

Mais nove casos Covid registados em Elvas

Elvas regista este domingo, 20 de fevereiro, mais nove casos de Covid-19, assim como 23 recuperações, da doença.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 166 casos de infeção, menos 14 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5.745 casos positivos, 39 óbitos e 5.540 recuperações.

Espaço do Tempo inaugurou XL Box de teatro em Montemor-o-Novo

O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, tem uma nova sala, a XL Box, que tem como objetivo acolher e apoiar à criação artística, novos espetáculos que irão passar por outros grandes palcos nacionais. Esta infraestrutura promete ser a maior sala de ensaios do país, com uma dimensão equivalente à boca de cena do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, de 16 metros.

Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo explica que este “é no fundo um teatro, está equipado como tal”, realçando que esta organização é especializada “em construir, não tanto em apresentar, mas em ser uma incubadora”, no entanto, todos estes espetáculos acabam por ser apresentados sempre, em Montemor-o-Novo.

Devido às restrições da Covid-19 esta grande Black Box estava prevista para abrir “no mês de janeiro, com uma nova criação da Theatron, com um “Concerto ao Menino”, com o Coral de São Domingos, queríamos também fazer o concerto da Carlista e cancelamos tudo”, confessa Rui Horta.

Quanto à programação prevista para fevereiro e março, em Montemor, começou com “A Mala Voadora, com uma nova criação do Jorge Andrade, e que vai estrear, esta semana no Porto, da apresentação pública ter sido feita, anteriormente”, acrescentando ainda que “o Tónan Quito que é um grande criador de teatro, no nosso meio, vai fazer uma criação sobre o filme de Fellini, o “Ensaio de Orquestra”, uma produção teatral do filme, com a Orquestra do Hot Club Portugal, com 22 músicos e atores”, no dia 26, às 16 horas. A terminar, por enquanto, as apresentações, “Clara Andermatt, com uma nova criação, que vai estrear, no grande auditório e que vai fazer aqui, a última semana”, um espetáculo que conta com “um grupo de intérpretes de caboverdianos e portugueses”, realça Rui Horta.

O diretor artístico convida toda a população a visitar a XL Box que “foi um enorme sacrifício, mas um grande entusiasmo, porque é um espaço equipado com tudo o que há de melhor, com uma belíssima plateia”.

Exposição sobre aves na biblioteca de Avis

A Exposição de Fotografia “Aves do Sítio de Cabeção (Rede Natura 2000)” vai estar patente até ao próximo dia 25, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.

A mostra foi trazida a público pela Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção (AANC), com o apoio da Câmara Municipal de Mora e reúne uma coletânea de trabalhos de sete fotógrafos participantes: Joris Deblonde, David Pereira, Mariana Pereira, Rui Jorge, Paulo Margalho, José Frade e Jaime Pires.

A exposição, através das fotografias expostas, tem por objetivo dar a conhecer a diversidade ornitológica do Sítio de Cabeção, da Rede Natura 2000, uma área protegida, de 48.606 hectares, de importância comunitária para a conservação de determinados habitats e espécies que envolve quatro concelhos: Alter do Chão (1172 hectares), Avis (23.630 hectares), Mora (5016 hectares) e Ponte de Sor (18.789 hectares).

A exposição conta com o apoio do Município de Avis e pode ser visitada no horário de expediente da Biblioteca Municipal José Saramago: de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Feira Literária em Badajoz de 20 a 29 de maio

O Paseo de San Francisco, em Badajoz, volta a viver a magia das letras nesta primavera. A feira literária mais importante da Estremadura espanhola vai ter a sua 41ª edição em 2022, entre 20 e 29 de maio.

De momento, o Ayuntamiento de Badajoz já confirmou as presenças dos vencedores do Prémio Planeta de 2021: Antonio Mercero, Agustín Martínez e Jorge Díaz – que connseguiram o galardão sob o pseudónimo de Carmen Mola – e  o finalista do certame Paloma Sánchez-Garnica. Também Ángel Martín vai visitar a feira.

Por outro lado, seguindo os prazos habituais, já se podem solicitar tanto a presença de autores para apresentar livros como para garantir os pavilhões de expositores, disponíveis para livreiros, editores, distribuidores e associações. A cedência de espaços aos expositores é gratuita, para os pedidos que forem aceites.

As normas e formulários para apresentar pedidos já estão patentes da página web do Ayuntamiento de Badajoz. O pedido de pavilhões de exposição pode ser feito até 7 de abril e até 28 do mesmo mês para solicitar as apresentações.

Campo Maior com mais três casos de Covid-19

Campo Maior regista este domingo, 20 de fevereiro, mais três casos de Covid-19.

Sem recuperações, nas últimas 24 horas, no concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 109 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.289 casos de Covid-19, 14 óbitos e 2.166 recuperações.

Agente da PSP morre em despiste

Valter Monho, com 46 anos, natural de Campo Maior, faleceu na noite de ontem, sábado, 19 de fevereiro, na sequência de um despiste do veículo em que seguia, um ligeiro de mercadorias, na Estrada de Monforte, a cerca de um quilómetro de Santa Eulália.

Valter era agente principal da Polícia de Segurança Pública de Elvas, mas residia em Campo Maior.

Deste despiste, cujo alerta foi dado às 23.13 horas, há ainda a registar um ferido grave, de 29 anos, também residente em Campo Maior, que apresentava múltiplas fraturas no corpo, e foi transportado para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, pela VMER de Portalegre.

um homem, de 62 anos, o primeiro a chegar ao local e a tentar auxiliar as vítimas, sentiu-se mal, tendo um militar da GNR feito o Suporte Básico de Vida no Local, e, posteriormente transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para esta ocorrência foram mobilizados os Bombeiros e a SIV do Hospital de Santa Luzia de Elvas, a VMER de Portalegre e a GNR, num total de 25 operacionais apoiados por dez viaturas. A estrada esteve cortada até às 02.01 horas, tendo posteriormente sido reaberta ao trânsito.

Don Benito e Villanueva votam hoje a fusão voluntária dos dois municípios

Os municípios de Don Benito e Villanueva de la Serena podem hoje fazer história, se a votação do referendo confirmar a união dos dois concelhos da Província de Badajoz, oito quilómetros distante entre si.

O referendo chama às urnas cerca de 54.000 pessoas, das quais 8.700 já votaram antecipadamente, para saber se a partir de amanhã, segunda-feira, continuam seu caminho em paralelo e separadamente, ou em união, na busca de um melhor futuro para os mais 60.000 habitantes que ficarão se a fusão for avante.

Esta eleição é a primeira que se realiza em Espanha, a este nível de população, visto que poderão votar 31.171 habitantes de Don Benito e 22.342 de Villanueva, num total de mais de 54.000 eleitores. Até porque entre 29 de janeiro de 10 de fevereiro já tinha exercido o voto antecipado 8.759 eleitores, mas o grosso da participação deverá verificar-se durante o dia de hoje

Na verdade, serão colocadas duas perguntas neste referendo. Uma em Villanueva de la Serena e outra em Don Benito. Do boletim consta “Você concorda que a Câmara Municipal de Villanueva de la Serena/Don Benito exerça a iniciativa para o processamento de uma fusão com o município de Don Benito/ Villanueva de la Serena?” consoante se esteja num município ou noutro.

Para que a união voluntária se confirme serão necessários, pelo menos 66% dos eleitores a votar sim, neste referendo que começou a tomar forma em setembro de 2021, após o entendimento entre os dois presidentes de Câmara e da Junta de Extremadura (Governo Autónomo Regional) e o resto das forças políticas. Mas foi preciso ir até Madrid e pedir o apoio do Primeiro Ministro, Pedro Sánchez (Partido Socialista), do líder da oposição, Pablo Casado (Partido Popular), e das restantes formações políticas a nível local, regional e nacional, bem como como o apoio dos principais setores económicos e sociais.

Uma Universidade ou mais condições para o Hospital, são alguns dos aspetos práticos imediatos, mas também melhores condições para as empresas e a criação de emprego, num novo município que se  pode transformar no terceiro maior da região autónoma, a par de Mérida e depois de Badajoz (125 mil habitantes e Cáceres (96 mil), mas com o segundo mais alto produto bruto interno da região.

Sanchez apoiou no Twitter

O Primeiro-Ministro escreveu na rede social “Hoje os habitantes de Don Benito e Villanueva de la Serena decidem o seu futuro… respondendo a uma necessidade social histórica e a sua união irá convertê-la num dos principais polos de desenvolvimento económico da Estremadura. Somar para avançar”.

José Luis Quintana Álvarez presidente de Don Benito já votou

O presidente de Don Benito, José Luis Quintana Álvarez depois de exercer o seu direito, falou aos órgãos de comunicação social, destacando “a importância do dia de hoje para o futuro do municipalismo. Um dia histórico que marcará o começo de uma nova etapa. Para mudar o futuro, mudar o rumo natural da história e dos nossos povos, desde a instalação da constituição espanhola que nunca tivemos uma eleição tão transcendente, não votamos para os próximos quatro anos, votamos para o futuro. Estou profundamente emocionado, toda a Espanha está a olhar para nós, vamos demonstrar que juntos podemos chegar mais longe. Vamos mudar o futuro das próximas gerações. Vamos dar uma lição que mostra que se podem ter mais oportunidades.”

Miguel Ángel Gallardo presidente de Villanueva de la Serena também já votou

“São muitas as escolhas que já vivi, mas nenhuma tão emocionante e carregada de esperança como esta”, foram estas as primeiras palavras que Miguel Ángel Gallardo Miranda proferiu após depositar o seu voto com o sim à união entre Villanueva de la Serena e Don Benito.

“Nunca vivi umas eleições com tanta emoção, e já levo algumas, neste caso não sou candidato, mas estou muito contente e emocionado, para decidir o futuro de muitos jovens que ainda não podem votar. Na nova cidade que vamos construir pouco a pouco, e que será um exemplo de como o municipalismo deste País se põem de acordo para que gerações futuras possam viver num contexto mais favorável. Os grandes desafios são feitos a partir dos municípios e estou muito feliz que entre todos os partidos políticos tenhamos conseguido chegar a um acordo a favor de um bem maior. Estou muito agradecido pelas mensagens que recebi e que me dão muito ânimo”.

Como se chamará o novo município?

Uma das questões ainda por responder  é o nome do novo município. Por agora ainda não existe uma proposta oficial, tendo no entanto sido descartada a hipótese seguida pelos municípios galegos que se uniram e juntaram os nomes das localidades. Por isso, não serão usados os atuais nomes das localidades.

 

“O Elvas” empata frente ao Operário nos Açores

“O Elvas” empatou a uma bola, este domingo, 20 de fevereiro, frente ao Operário, um jogo que decorreu nos Açores e contou para a 17ª jornada da primeira fase, da Serie E, do Campeonato de Portugal.

Foi aos 17 minutos que, os azuis e ouro inauguraram o marcador, na sequência de livre batido por Luís Carapinha, Luís Dias de cabeça passa para o pé de Rafa Tavares, que finaliza a jogada e acaba por marcar o golo.

O golo do empate, por parte da equipa de Lagoa, surgiu já na segunda parte, aos 79 minutos, marcado por Paulo Bessani.

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo, no próximo domingo, frente ao Sacavenense, um jogo que estava em atraso, relativo à 12ª jornada.

Alandroal prepara “incubadora” de empresas de cariz tradicional

A Câmara Municipal de Alandroal, preocupada com a possibilidade, a curto prazo, de uma extinção da identidade cultural do concelho e dos seus produtos característicos, está a preparar uma “Academia de Saberes”.

Ainda numa “fase inicial”, revela o presidente, João Grilo, pretende-se que este projeto venha, mais que a prestar apoio aos pequenos produtores, entre outros, de queijos e enchidos, a permitir a conservação desta identidade e a mobilização das novas gerações. “Todos os programas que têm vindo a ser criados, ao longo dos anos, e que têm tido algum sucesso, de apoio aos produtores, diretamente, acabam por não conseguir contrariar esta tendência”, garante.

Pretende-se, assim, criar “uma arca de saberes, que possa ser mobilizada para as novas gerações”. “Já não podemos esperar só que cada um dos produtores encerre o seu saber. Temos de ter um núcleo central, onde esses saberes sejam conservados, preservados, registados e passados a novas gerações”, adianta.

Esta “Academia de Saberes”, revela ainda o autarca, será, na prática, uma “incubadora de empresas de cariz tradicional”, para ajudar a desenvolver pequenos negócios, para que não se percam, tendo em conta a idade avançada dos produtores locais. “Eu quero saber como é que se faz queijo em todos os pequenos locais do Alandroal, quero que esse saber esteja na academia e que possa ser mobilizado para quem queira investir num novo negócio e que sermos nós a ajudar a desenvolver esse negócio”, diz João Grilo.

“Se não fizermos nada, estes negócios de queijos e enchidos vão desaparecer. Em dez anos, com as idades médias que os nossos empresários têm, corremos o risco de ver este saber extinguir-se”, remata o presidente da Câmara.

A aposta da Câmara de Alandroal nesta “Academia de Saberes” inclui-se no investimento que vai ser feito no futuro Viveiro de Empresas, na zona industrial da vila, orçamentado em mais de meio milhão de euros.

 

Dança Contemporânea em Campo Maior tem inscrições abertas para adultos

O Grupo de Dança Contemporânea dos Projetos de Formação Artística do Município de Campo Maior tem inscrições abertas para o grupo de adultos.

Este grupo de adultos, existiu durante alguns anos e é agora reativado, uma vez que, como explica a vereadora a Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, “alguns participantes deixaram de estar presentes e agora a professora do projeto achou por bem voltar a pegar neste grupo tentando relançar estas aulas para adultos e, não significa que as pessoas saibam ou tenham que ter experiência em dançar, desde que gostem o que se pretende é ir de encontro ao gosto das pessoas”. A vereadora São Silveirinha revela ainda que também existe grupo de adultos nas aulas de ballet.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro Cultural, ou através do contacto telefónico deste espaço. A vereadora adianta ainda que o horário das aulas serão ao final das tardes de sexta-feira e nas manhãs de sábado.

“O Elvas” só com um guarda-redes hoje nos Açores

David é o único guarda-redes de “O Elvas” disponível para o jogo de hoje, ao meio dia, nos Açores, da jornada 17 da primeira fase. Os azuis-e-ouro apenas têm dois guardiões inscritos no Campeonato de Portugal e Pedro Ribeiro lesionou-se no último domingo e já está em Braga para avaliar, esta semana, a gravidade da lesão num joelho.

Os 18 jogadores convocados por Pedro Canário são: David, Canoa, Leo, Rafa Tavares, Duque, Oleg, Zeca Sereno, João Ferreira, Luís Pereira, Carapinha, Adilson, Matheus, António Conceição, João Borges, Anderson, Luís Dias, João Sousa e João Carlos.

A comitiva elvense saiu do Estádio Municipal ontem ao meio dia, descolou do Aeroporto Humberto Delgado às 18 horas e chegou ao hotel em Ponta Delgada à hora do jantar.

O jogo entre o Operário de Lagoa e “O Elvas” começa ao meio dia deste domingo, com relato e reportagem em direto na Rádio ELVAS.