Espaço do Tempo inaugurou XL Box de teatro em Montemor-o-Novo

O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, tem uma nova sala, a XL Box, que tem como objetivo acolher e apoiar à criação artística, novos espetáculos que irão passar por outros grandes palcos nacionais. Esta infraestrutura promete ser a maior sala de ensaios do país, com uma dimensão equivalente à boca de cena do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, de 16 metros.

Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo explica que este “é no fundo um teatro, está equipado como tal”, realçando que esta organização é especializada “em construir, não tanto em apresentar, mas em ser uma incubadora”, no entanto, todos estes espetáculos acabam por ser apresentados sempre, em Montemor-o-Novo.

Devido às restrições da Covid-19 esta grande Black Box estava prevista para abrir “no mês de janeiro, com uma nova criação da Theatron, com um “Concerto ao Menino”, com o Coral de São Domingos, queríamos também fazer o concerto da Carlista e cancelamos tudo”, confessa Rui Horta.

Quanto à programação prevista para fevereiro e março, em Montemor, começou com “A Mala Voadora, com uma nova criação do Jorge Andrade, e que vai estrear, esta semana no Porto, da apresentação pública ter sido feita, anteriormente”, acrescentando ainda que “o Tónan Quito que é um grande criador de teatro, no nosso meio, vai fazer uma criação sobre o filme de Fellini, o “Ensaio de Orquestra”, uma produção teatral do filme, com a Orquestra do Hot Club Portugal, com 22 músicos e atores”, no dia 26, às 16 horas. A terminar, por enquanto, as apresentações, “Clara Andermatt, com uma nova criação, que vai estrear, no grande auditório e que vai fazer aqui, a última semana”, um espetáculo que conta com “um grupo de intérpretes de caboverdianos e portugueses”, realça Rui Horta.

O diretor artístico convida toda a população a visitar a XL Box que “foi um enorme sacrifício, mas um grande entusiasmo, porque é um espaço equipado com tudo o que há de melhor, com uma belíssima plateia”.