Águas do Alto Alentejo apresentam orçamento para 2023

O Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, recebeu, na passada quinta-feira, 17 de outubro, a reunião do Conselho de Administração (CA) da Águas do Alto Alentejo (AAA), composta pelos autarcas de Castelo de Vide, Nisa e Ponte de Sor, e a direção da empresa para apresentar e debater o orçamento da AAA para o ano de 2023. Este será levado à aprovação da assembleia-geral, composta pelos 10 municípios, no final do presente mês.

O orçamento 2023 espelha o objetivo estratégico de consolidar a sua atividade no terreno. Para tal, por um lado, vai reforçar-se em meios humanos e de suporte técnico para garantir uma maior e mais célere capacidade em responder às intervenções necessárias no terreno e, por outro, vai continuar a executar projetos que permitam melhorar e aumentar os serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, garantindo que estes chegam a cada vez mais pessoas.

Desta forma, a AAA tem passado por um processo de aumento – no número e nas competências – dos seus quadros profissionais. Até ao final de 2022, a AAA pretende contar com 52 colaboradores mais quatro estagiários, com o objetivo de futura integração nos quadros. Até ao fim de 2023, o objetivo será ter perto de 70 funcionários distribuídos pelas áreas da Administração e pelos departamentos de Águas e Saneamento, Comercial e Financeiro.

Neste seguimento, 2023 será também um ano no qual, a partir do segundo semestre, se continuará a potenciar a contratação dos fundos comunitários que permitam realizar os projetos delineados pela Águas do Alto Alentejo. O principal objetivo da empresa é, então, o de ter um acréscimo de 15% das vendas, através da redução de perdas, da agilização das leituras e da faturação de água não faturada.

A AAA é uma empresa intermunicipal, detida pelos municípios de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Sousel e Ponte de Sor, com o objeto de aumentar a eficiência e qualidade da gestão associada ao setor da água e do saneamento no território.