Don Benito e Villanueva votam hoje a fusão voluntária dos dois municípios

Os municípios de Don Benito e Villanueva de la Serena podem hoje fazer história, se a votação do referendo confirmar a união dos dois concelhos da Província de Badajoz, oito quilómetros distante entre si.

O referendo chama às urnas cerca de 54.000 pessoas, das quais 8.700 já votaram antecipadamente, para saber se a partir de amanhã, segunda-feira, continuam seu caminho em paralelo e separadamente, ou em união, na busca de um melhor futuro para os mais 60.000 habitantes que ficarão se a fusão for avante.

Esta eleição é a primeira que se realiza em Espanha, a este nível de população, visto que poderão votar 31.171 habitantes de Don Benito e 22.342 de Villanueva, num total de mais de 54.000 eleitores. Até porque entre 29 de janeiro de 10 de fevereiro já tinha exercido o voto antecipado 8.759 eleitores, mas o grosso da participação deverá verificar-se durante o dia de hoje

Na verdade, serão colocadas duas perguntas neste referendo. Uma em Villanueva de la Serena e outra em Don Benito. Do boletim consta “Você concorda que a Câmara Municipal de Villanueva de la Serena/Don Benito exerça a iniciativa para o processamento de uma fusão com o município de Don Benito/ Villanueva de la Serena?” consoante se esteja num município ou noutro.

Para que a união voluntária se confirme serão necessários, pelo menos 66% dos eleitores a votar sim, neste referendo que começou a tomar forma em setembro de 2021, após o entendimento entre os dois presidentes de Câmara e da Junta de Extremadura (Governo Autónomo Regional) e o resto das forças políticas. Mas foi preciso ir até Madrid e pedir o apoio do Primeiro Ministro, Pedro Sánchez (Partido Socialista), do líder da oposição, Pablo Casado (Partido Popular), e das restantes formações políticas a nível local, regional e nacional, bem como como o apoio dos principais setores económicos e sociais.

Uma Universidade ou mais condições para o Hospital, são alguns dos aspetos práticos imediatos, mas também melhores condições para as empresas e a criação de emprego, num novo município que se  pode transformar no terceiro maior da região autónoma, a par de Mérida e depois de Badajoz (125 mil habitantes e Cáceres (96 mil), mas com o segundo mais alto produto bruto interno da região.

Sanchez apoiou no Twitter

O Primeiro-Ministro escreveu na rede social “Hoje os habitantes de Don Benito e Villanueva de la Serena decidem o seu futuro… respondendo a uma necessidade social histórica e a sua união irá convertê-la num dos principais polos de desenvolvimento económico da Estremadura. Somar para avançar”.

José Luis Quintana Álvarez presidente de Don Benito já votou

O presidente de Don Benito, José Luis Quintana Álvarez depois de exercer o seu direito, falou aos órgãos de comunicação social, destacando “a importância do dia de hoje para o futuro do municipalismo. Um dia histórico que marcará o começo de uma nova etapa. Para mudar o futuro, mudar o rumo natural da história e dos nossos povos, desde a instalação da constituição espanhola que nunca tivemos uma eleição tão transcendente, não votamos para os próximos quatro anos, votamos para o futuro. Estou profundamente emocionado, toda a Espanha está a olhar para nós, vamos demonstrar que juntos podemos chegar mais longe. Vamos mudar o futuro das próximas gerações. Vamos dar uma lição que mostra que se podem ter mais oportunidades.”

Miguel Ángel Gallardo presidente de Villanueva de la Serena também já votou

“São muitas as escolhas que já vivi, mas nenhuma tão emocionante e carregada de esperança como esta”, foram estas as primeiras palavras que Miguel Ángel Gallardo Miranda proferiu após depositar o seu voto com o sim à união entre Villanueva de la Serena e Don Benito.

“Nunca vivi umas eleições com tanta emoção, e já levo algumas, neste caso não sou candidato, mas estou muito contente e emocionado, para decidir o futuro de muitos jovens que ainda não podem votar. Na nova cidade que vamos construir pouco a pouco, e que será um exemplo de como o municipalismo deste País se põem de acordo para que gerações futuras possam viver num contexto mais favorável. Os grandes desafios são feitos a partir dos municípios e estou muito feliz que entre todos os partidos políticos tenhamos conseguido chegar a um acordo a favor de um bem maior. Estou muito agradecido pelas mensagens que recebi e que me dão muito ânimo”.

Como se chamará o novo município?

Uma das questões ainda por responder  é o nome do novo município. Por agora ainda não existe uma proposta oficial, tendo no entanto sido descartada a hipótese seguida pelos municípios galegos que se uniram e juntaram os nomes das localidades. Por isso, não serão usados os atuais nomes das localidades.