Mulher de Campo Maior morre em condições suspeitas

Uma mulher de 73 anos, residente em Campo Maior, foi transportada pelos Bombeiros de Campo Maior, com dificuldades respiratórias, para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde viria a falecer.

A senhora vivia com o marido e o filho de 51 anos e encontrava-se acamada, devido a vários problemas de saúde.

Os Bombeiros de Campo Maior foram chamados à residência desta família, tendo encontrado a idosa consciente.

No hospital, o médico de serviço encontrou sinais que considerou suspeitos, uma vez que o corpo apresentava hematomas na zona do pescoço, tendo sido chamada a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Dado que a mulher tinha residência, na Estrada da Fonte Nova, em Campo Maior, foi chamada a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Campo Maior.

Os militares da GNR aguardam a chegada da Polícia Judiciária ao Hospital.

Município de Portalegre sensibiliza a poupar água

“Poupar água é garantir o futuro!” é o título da campanha de sensibilização para a poupança de água que a Câmara Municipal de Portalegre está a promover.

Perante “o provável agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território do continente”, já no final de fevereiro, a Câmara Municipal de Portalegre está a promover uma campanha de sensibilização que pretende incentivar os munícipes à poupança e ao consumo eficiente e sustentado da água.

O Município está a desenvolver esforços e a estudar um conjunto de medidas a implementar, a curto prazo, para reduzir o consumo de água em infraestruturas e espaços públicos.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, salienta que “poupar água é garantir o futuro” e alerta que “quanto mais pró-ativos e conscientes estivermos hoje, melhor protegemos a água para as gerações futuras”. A autarca defende que “temos de começar, desde já, a promover a gestão dos gastos e o planeamento dos consumos”, para “garantir a disponibilidade do armazenamento dos recursos hídricos e minorar os impactos da falta água nos sectores agroindustriais, serviços e no consumo de água para as populações”.

Esta campanha do Município portalegrense vai ter várias fases em que vão ser apresentados novos conteúdos programáticos e boas práticas de consumo racional de água envolvendo a comunidade local.

Plano Nacional de Artes vai ser apresentado em Évora e Beja

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e o Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, organizam dois encontros que vão ter lugar nos próximos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), respetivamente, na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, pelas 16 horas.

Nestas sessões, será apresentado o PNA, a forma de adesão ao mesmo e os detalhes da implementação dos seus programas e medidas, em colaboração com as instituições culturais e artísticas da região. No dia 17, a DRCAlentejo e o PNA vão assinar um protocolo de colaboração para 2022-23. Deve ser confirmada presença, até dia 15 de fevereiro, através de inscrição no respetivo formulário. Os programas e formulários para inscrição encontram-se disponíveis na página da DRCAlentejo, em www.cultura-alentejo.pt.

Estremoz expõe quadras e trabalhos de artesanato

A exposição “Vive Estremoz Apaixonado – Concurso de Quadras”  foi inaugurada, nesta segunda-feira, dia 14, no Posto de Turismo de Estremoz,

Integrado nesta exposição, realizou-se um concurso de quadras alusivo ao Dia de São Valentim, no qual participaram 17 concorrentes. As quadras foram submetidas à votação dos seguidores do Município de Estremoz no Facebook, através da atribuição de likes naquelas que mais gostavam.

Na inauguração da exposição, foram entregues os prémios aos vencedores: o primeiro prémio foi entregue a Paulo Marcos, um jantar para duas pessoas num restaurante de Estremoz; a segunda classificada foi Elsa Paquete, que recebeu um Bolo do Amor e uma garrafa de vinho moscatel de Setúbal; o terceiro prémio foi para António Paquete, que recebeu um bilhete duplo para uma sessão de cinema no Teatro Bernardim Ribeiro.

Em exposição, para além de todas as quadras participantes, estão também 113 passarinhos  de lã, da autoria das alunas de Artes Decorativas da Academia Sénior de Estremoz. A exposição estará patente até ao próximo dia 22 de fevereiro.

Atletas do CEN no Arena Meeting Internacional de Lisboa

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente no passado fim de semana, dias 12 e 13, no Complexo de piscinas do Jamor no “Arena Meeting Internacional de Lisboa” em piscina Longa (50 metros),

Tratou-se de uma prova onde a elite da natação nacional e internacional esteve presente. Do CEN, marcaram presença os atletas Bárbara Franco, Ana Sofia Caldes e João Caldeirinha.

Bárbara Franco marcou presença na Final B dos 200m bruços, ficando em 12º lugar da geral, já na final B dos 100m bruços, ficou em 19º lugar da geral. Os outros atletas tiveram dentro do seu registo de tempos, que lhes deram acesso ao torneio.

A prova contou com a participação de um total de 517 Atletas (284 masculinos e 283 femininos), de 77 clubes.

Elvas tem mais 22 casos Covid

Elvas regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 22 novos casos de Covid-19 e 54 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 143 casos, menos 32 do que ontem.

Elvas já registou, desde o início da pandemia, 5.579 casos positivos, 39 óbitos e 5.397 altas.

Borba promove direitos de crianças e jovens

A Câmara Municipal de Borba, num documento tornado público entende que “a eficaz promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens deve basear-se na intervenção e participação de todos”.

Assim a autarquia borbense chama a tenção para que “o Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens de Borba assenta numa parceria entre a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba e o Município de Borba, através do Serviço de Ação Social”.

Desta maneira, o Município borbense “convida a comunidade a responder a um questionário”, disponível em https://forms.gle/mG8wY6vNKeWtzu1B8

Évora vai plantar dez mil árvores contra as ondas de calor

A Câmara Municipal de Évora aprovou a assinatura do protocolo com a Além Risco, que prevê a plantação, em regime de voluntariado, de dez mil árvores em Évora, ficando a sua manutenção a cargo da autarquia eborense. A Além Risco propõe desenvolver um conjunto de ações de caráter estrutural, que “potenciam a minimização dos efeitos das ondas de
calor nas populações residentes nos aglomerados urbanos do Alentejo Central”, nomeadamente a plantação de árvores, preferencialmente espécies autóctones.

Em Évora, este projeto inclui a criação de pequenos bosques em 12 espaços urbanos da cidade. A assinatura deste protocolo foi aprovada por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal do passado dia 9.

Alentejo com mais 1.132 casos Covid e três mortes

O Alentejo regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 1.132 novos casos de Covid-19 e mais três vítimas mortais, associadas à doença.

Desde o início da pandemia, na região, foram registados 108.356 casos de infeção e 1.151 mortes.

Covid-19: mais 18.135 infetados e 55 mortos em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, mais 18.135 casos de Covid-19 e 55 óbitos associados à doença.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a área do país com mais novas notificações, num total de 30,8% dos diagnósticos.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 30.112 casos de recuperação.

Hoje, encontram-se 2.270 doentes internados, menos 94 do que ontem, 147 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos um do que no dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.620 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.111.858 casos de infeção e reportadas 2.554.403 recuperações.

Piloto elvense João Lérias volta a vencer Xtrophy

Foto: Tiago Pires

O piloto elvense de todo-o-terreno, João Lérias, venceu a primeira prova XTrophy 2022, que se realizou em Coruche, no passado dia 13.

A correr na categoria de iniciados sub-8, com o Dorsal 408, num circuito muito rápido com um total de 2 quilómetros por volta, o piloto terminou a corrida com um tempo de 32 minutos e um total de nove voltas.

João Lérias tem contado com o apoio da União de Freguesias Barbacena e Vila Fernando e que disponibiliza meios para concretizar os treinos.

Mais 38 casos Covid identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta terça-feira, 15 de fevereiro, 38 novos casos de infeção por Covid-19, e 46 recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 132 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.219 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.073 altas.

Comédia com Marina Mota na sexta-feira em Estremoz

Na próxima sexta-feira, dia 18, Marina Mota regressa ao Teatro Bernardim Ribeiro, com a comédia “E Tudo o Morto Levou”, encabeçando um elenco que conta ainda com Rui de Sá, Marisa Carvalho e Nuno Pires.
“E Tudo o Morto Levou” é uma comédia teatral que decorre durante um velório, num largo de um bairro na periferia de Lisboa. A noite vai passando e por aquela capela vão surgindo um sem número de personagens que toda a gente, pelo menos uma vez na vida, já viu num velório, ao vivo. Ou… ao morto, neste caso.
“E tudo o morto levou” conta com encenação de Marina Mota, que assina igualmente a direção de atores, e tem direção plástica de Helena Reis. O texto pertence a Roberto Pereira. É uma produção da Marina Mota Produções, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e os bilhetes têm o preço único de 15 euros.
Para informações e reserva de bilhetes, devem os interessados contactar o Teatro Bernardim Ribeiro, através do telefone 268 339 222, os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268 339 216 ou pelo mail cultura@cm-estremoz.pt ou ainda o Posto de Turismo, através do 268 339 227.

Tapetes de Arraiolos em março na Expo Dubai 2020

De 21 a 27 de março, o Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 mostra ao mundo o Tapete de Arraiolos, o artesanato mais genuíno deste concelho. Assim, Arraiolos vai estar presente nesta exposição mundial que a pandemia atrasou dois anos, onde Portugal propõe a divulgação do país nas vertentes económica, das empresas e produtos, da cultura e ciência, passando pelo turismo e gastronomia, considerando Portugal um destino para visitar, investir, trabalhar e viver.

A par de outras manifestações de arte, saberes e tradições, bem como da divulgação e promoção do nosso País e das suas potencialidades em áreas diferenciadas, o Tapete de Arraiolos ”é um digno representante de Portugal integrando a estratégia e os objetivos para este evento”, segundo o Município arraiolense.

A Câmara Municipal de Arraiolos aceitou o desafio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para estar presente no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020, assumindo a representação do Tapete de Arraiolos através do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o que constitui um importante meio de valorização e promoção do concelho.

Município de Campo Maior celebra Dia dos Namorados

Em Campo Maior, São Silveirinha, vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, acompanhada pelas técnicas do Centro Comunitário e pelas utentes dos Clubes dos Maiores, esteve, na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, em várias instituições, onde entregou lembranças para assinalar o Dia dos Namorados.
Estas recordações foram feitas à mão pelas utentes dos Clubes dos Maiores e serviram para levar a tradição do Dia de São Valentim às pessoas destas instituições, que trabalham diariamente em prol de toda a comunidade.
Ainda como forma de celebrar o amor, o Município campomaiorense relembra que “os casais que forem jantar ou recolher uma refeição em regime take-away num dos 18 estabelecimentos aderentes, vão receber uma fita que pode ser personalizada” e posteriormente colocada no coração que está instalado no Jardim Municipal, em Campo Maior.

Elvas acolhe fase local do Mega Sprinter em março

Elvas vai acolher, no dia 17 de março, a fase local da prova Mega Sprinter, no âmbito do Desporto Escolar.

Esta prova “dá aos atletas a possibilidade de ter acesso às competições nacionais e conta com a presença de 350 jovens, em representação dos agrupamentos escolares do distrito de Portalegre”, como revela Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara Municipal de Elvas.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e vai realizar-se no Estádio Municipal de Atletismo. Com coorganização da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, a competição é aberta apenas aos escalões de Infantis B e Iniciados, masculino e feminino, respeitando as indicações da Direção-Geral da Saúde.

Câmara de Montemor visita Zona Industrial da Adua

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, no passado dia 11, iniciou um ciclo de visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua, com o objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas, perspetivas futuras, dificuldades, para, desta forma, apoiar e dinamizar o tecido económico local.  Neste espaço empresarial de Montemor, foram visitadas as empresas SteelPoint e Regasprado, Lda.

A SteelPoint – Construções Metálicas Unipessoal, Lda. é uma unidade de produção de construções metálicas e serralharia civil. A empresa iniciou a atividade em fevereiro de 2013, com o objetivo de complementar o trabalho de uma empresa familiar já existente, visando abranger obras de maior dimensão e com maior exigência técnica, num investimento de cerca de meio milhão de euros. Em 2021, a empresa investiu em novas instalações que permitem um fluxo de trabalho mais eficiente e a possibilidade de adquirir equipamentos mais automatizados e capazes de aumentar a produção. A SteelPoint conta com 12 trabalhadores.

A Regasprado, Lda. é uma empresa do grupo familiar Sulregas, que produz pivots “Sumpor” (marca registada da empresa), que deslocalizou parte da empresa para Montemor-o-Novo. A empresa iniciou a laboração, nesta zona industrial, em 2021, tendo adquirido três lotes, num investimento de cerca de quatro milhões de euros. A produção é maioritariamente para exportação, para mercados externos como Angola, Moçambique, Sudão, Argélia, Espanha e França. A Regaprado conta com dez trabalhadores.

“Os Elvenses” cumprem hoje 98 anos

O Clube de Futebol “Os Elvenses” celebra nesta terça-feira, 16 de fevereiro, 98 anos de vida

Em 1924, foi fundada a primeira filial do CF “Os Belenenses”  em Elvas.

O clube tem a sua sede na rua de Évora e uma rica história nestes quase 100 anos de vida.

“Não considerem a passagem por aqui como o fim”, diz diretora da Pediatria do IPO

Foto: IPO

O Dia Internacional da Criança com Cancro é celebrado a 15 de fevereiro. Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença.

Filomena Pereira, diretora do Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, refere que no instituto “dão entrada, em média, 180 crianças por ano. Tentamos que eles façam o máximo dos tratamento em ambulatório mas, mesmo assim, há muitos que são internados”. Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias, seguidas dos tumores cerebrais.

Filomena Pereira consideras que a pandemia veio afetar um pouco o funcionamento do serviço. “O tratamento é feito da mesma forma mas o facto de as crianças não poderem estar acompanhada pelos dois progenitores, uma vez que apenas é permitida a presença de um acompanhante, afeta a forma de estar durante os tratamentos”.

“A taxa de cura tem vindo a subir, nos últimos 30 anos, e ronda, atualmente, os 75por cento % de forma global. Nas leucemias linfoblásticas, as mais frequentes, a taxa sobe para 85 por cento. São percentagens muito diferentes da oncologia do adulto, uma vez que na pediatria as doenças são mais sensíveis à quimioterapia e as crianças têm uma maior capacidade de suportar tratamentos”.

Filomena Pereira realça a capacidade dos profissionais de saúde em “tratar os meninos. Outra coisa que eu gosto de dizer a todas as pessoas, sobretudo aos adolescentes, é que não considerem a passagem por aqui (IPO) como o fim de qualquer coisa. Considerem como um intervalo para o regresso à sua vida normal. É assim que tem que ser vivido”.

Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. A maior taxa de incidência de cancro pediátrico regista-se na faixa entre os 3 e os 4 anos.  Todos os anos são diagnosticados 13000 novos casos de cancro infantil (até aos 19 anos de idade) na Europa.