Skip to content

Crianças da Raposeira celebram São Martinho na Quinta dos Nabais

As aulas na Escola de 1º Ciclo da Raposeira, em Elvas, neste Dia de São Martinho, deram lugar a momentos de pura diversão e alegria, para as crianças, na Quinta Pedagógica dos Nabais.

Mais que comer as tradicionais castanhas, a manhã foi passada em contacto com a natureza, com os animais da quinta, mas também a brincar, nos insufláveis e trampolins.

“Neste Dia de São Martinho fazemos sempre um magusto na escola, mas este ano tivemos uma proposta, para virmos aqui à quinta. Eles têm muitas atividades, já temos as castanhas a assar, já lancharam, já foram ver os animais, já pularam no trampolim, já andaram de bicicleta, de cavalo, estão a jogar e têm mais atividades que na escola, que apenas cantamos e relembramos a Lenda de São Martinho”, começa por explica a professora e coordenadora da escola, Clara Renga.

Foi em euforia que as crianças, adianta a professora, foram da escola até à quinta, “sempre a cantar”. Atividades como esta, fora da escola, diz ainda, e sobretudo nesta altura, depois de uma fase muito complicada, também para as crianças, devido à pandemia, acabam por ser importantes, para que, aos poucos, a normalidade seja retomada.

“Eu gosto muito da escola, fora da escola, e depois trazer as aprendizagens para dentro. Hoje é isso que está a acontecer, porque depois, eles já sabem, vão escrever uma composição sobre o que aconteceu de manhã”, revela ainda a professora. Na quinta, para além das castanhas assadas, foram colhidos marmelos para que, depois, as crianças aprendessem a fazer marmelada, a prová-la e a levar para a escola e para casa.

Também para Luís Rosário, responsável pela quinta, este é um dia muito especial, uma vez que foi precisamente para receber, sobretudo, crianças, que este projeto foi iniciado há cerca de 15 anos. Os últimos tempos, para a quinta, conta ainda, não têm sido fáceis, dado que, sem visitas, foi necessário continuar a tratar dos animais. “Poder ver a quinta cheia e poder partilhar com as crianças estes momentos, obviamente que, para nós, é um prazer”, remata.

Compartilhe este artigo: