Combatentes falecidos na Grande Guerra recordados e homenageados em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou ao final da manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, os 98 anos desde a sua fundação, bem como os 103 anos do Armistício da Grande Guerra, no Jardim dos Combatentes.

Esta é uma cerimónia, recorda o presidente do núcleo, o tenente-coronel Luís Franco, sempre carregada de grande simbolismo, sendo que, também, por esta ocasião, se recorda o fim da Guerra de África, há 47 anos. “Muitos militares portugueses participaram, não só na Primeira Guerra Mundial, mas também em conflitos como a Guerra de África, mas também em missões de paz”, incluindo elvenses, recorda. “Os vários núcleos,  pelo país, comemoram hoje as mesmas datas, mas nós, em particular, aqui em Elvas, recordamos os muitos militares que saíram daqui, porque havia muitas unidades militares”, diz ainda Luís Franco.

O Jardim dos Combatentes, recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Elvas, garante ainda o presidente do núcleo, oferece agora “outro brilho” a este cerimónia.

Já a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, lembra que estas comemorações são “um marco muito importante”, pelo que a autarquia nunca pode deixar de estar presente para também homenagear aqueles que morreram na Primeira Guerra Mundial. “Não podemos esquecer que duas pessoas naturais de Elvas foram à Grande Guerra, que tombaram fruto do que lhes aconteceu, e esta homenagem é mais do que merecida e sentida”, diz ainda.

Para além do próprio núcleo e da Câmara Municipal de Elvas, estiveram ainda representados, nesta cerimónias, o Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, a PSP, a GNR, os Paraquedistas do Alto Alentejo, a Servilusa e o Museu Militar de Elvas.