Crianças da Raposeira celebram São Martinho na Quinta dos Nabais

As aulas na Escola de 1º Ciclo da Raposeira, em Elvas, neste Dia de São Martinho, deram lugar a momentos de pura diversão e alegria, para as crianças, na Quinta Pedagógica dos Nabais.

Mais que comer as tradicionais castanhas, a manhã foi passada em contacto com a natureza, com os animais da quinta, mas também a brincar, nos insufláveis e trampolins.

“Neste Dia de São Martinho fazemos sempre um magusto na escola, mas este ano tivemos uma proposta, para virmos aqui à quinta. Eles têm muitas atividades, já temos as castanhas a assar, já lancharam, já foram ver os animais, já pularam no trampolim, já andaram de bicicleta, de cavalo, estão a jogar e têm mais atividades que na escola, que apenas cantamos e relembramos a Lenda de São Martinho”, começa por explica a professora e coordenadora da escola, Clara Renga.

Foi em euforia que as crianças, adianta a professora, foram da escola até à quinta, “sempre a cantar”. Atividades como esta, fora da escola, diz ainda, e sobretudo nesta altura, depois de uma fase muito complicada, também para as crianças, devido à pandemia, acabam por ser importantes, para que, aos poucos, a normalidade seja retomada.

“Eu gosto muito da escola, fora da escola, e depois trazer as aprendizagens para dentro. Hoje é isso que está a acontecer, porque depois, eles já sabem, vão escrever uma composição sobre o que aconteceu de manhã”, revela ainda a professora. Na quinta, para além das castanhas assadas, foram colhidos marmelos para que, depois, as crianças aprendessem a fazer marmelada, a prová-la e a levar para a escola e para casa.

Também para Luís Rosário, responsável pela quinta, este é um dia muito especial, uma vez que foi precisamente para receber, sobretudo, crianças, que este projeto foi iniciado há cerca de 15 anos. Os últimos tempos, para a quinta, conta ainda, não têm sido fáceis, dado que, sem visitas, foi necessário continuar a tratar dos animais. “Poder ver a quinta cheia e poder partilhar com as crianças estes momentos, obviamente que, para nós, é um prazer”, remata.