Câmara de Portalegre encerra castelo por segurança

A Câmara Municipal de Portalegre deliberou encerrar o castelo por questões de segurança. A decisão foi tomada na reunião do executivo realizada na passada segunda-feira, dia 8, aprovada por unanimidade e com efeitos imediatos.

Além do encerramento do castelo, foi decidida a proibição do estacionamento, em ambos os lados da rua, na fachada sul do monumento, devido ao risco de queda de peças de madeira na via pública.

Sendo um dos equipamentos mais visitados na cidade, decidiu o executivo fazer uma avaliação do espaço e o levantamento dos problemas mais prementes, para poder encontrar uma abordagem alternativa e uma solução que dignifique não só o imóvel, mas a sua nova utilização como peça chave integrante do património municipal histórico e visitável.

A presidente da câmara, Fermelinda Carvalho, informou que “a Câmara Municipal de Portalegre vai envidar todos os esforços para conceber um novo projeto que permita dignificar o espaço”.

A autarquia informa ainda que a exposição “7 Pintores de Portalegre”, patente no castelo desde o dia 1 de outubro, pode agora ser visitada na Galeria de São Sebastião, a partir de 13 de novembro, ficando patente até final do ano.