Solos do Alentejo em projeto sobre alterações climáticas

O Projeto Mosaic, que conta como parceiro o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai estudar o uso do solo no Alentejo para combater alterações climáticas, bem como a perda da biodiversidade

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que, no Alentejo vão ser investigadas questões como “o aumento das estufas, os olivais de cultura intensiva na região do Alqueva e os parques fotovoltaicos. Ao mesmo tempo, o projeto propõe-se a entrar em diálogo com os vários intervenientes que têm um papel no ordenamento do território para perceber como as escolhas do uso do solo estão a ser feitas”.

A equipa, acrescenta o ambientalista, irá “realizar inquéritos e entrevistas mais profundas a um número mais restrito de intervenientes. Serão entrevistados os proprietários de terra, os agricultores, os arrendatários, os empresários na área do turismo e das energias renováveis, do lado do setor privado, e, no sector público, os municípios, os técnicos das câmaras, os políticos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo”.

O Projeto Mosaic é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo: