Com o intuito de proteger a tela e, principalmente, de poupar água, o Município de Vila Viçosa tomou a decisão de dar continuidade ao tratamento da água dos tanques (olímpico e saltos) da Piscina Municipal Descoberta.
“Caso não seja efetuado o tratamento da mesma durante os meses mais frios do ano, é necessário proceder ao esvaziamento de toda a água e tornar a encher no início da época. Para além de ser uma opção dispendiosa, é um bem essencial e escasso no nosso município, devendo evitar-se o desperdício de água sempre que possível”, diz a Câmara Municipal.
Para isso, pode recorrer-se à “hibernação”, um processo que permite manter a água em perfeitas condições durante a época de “inverno”, pronta a ser reutilizada na época balnear seguinte. A “hibernação” da piscina apresenta as vantagens de ter um aspeto limpo da piscina durante todo o ano, e uma economia considerável, tanto em termos de água como de dinheiro, as instalações são muito mais bem conservadas, facilita a preparação da piscina para a nova época, e mantém a saúde da água. Em caso de geada, como existe água no interior da piscina, evitam-se os danos estruturais (fissuras, rupturas, etc.).
“Porque a poupança de água é uma responsabilidade coletiva, através da implementação destas medidas, o Município de Vila Viçosa contribui para a sustentabilidade e conservação ambiental”.