Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca celebra 185º aniversário do seu patrono

A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, comemorou o 185º aniversário do nascimento do Padre Joaquim Espanca, uma das personalidades mais ilustres de Vila Viçosa, e patrono da Universidade Sénior, na terça-feira, 19 de março.

O programa contou com a realização de um leque de atividades com o propósito de reforçar a ligação dos alunos com a comunidade. Durante o período da manhã realizou-se um percurso pedestre intitulado “Passo a Passo, no caminho dos Espancas”, no Concelho.

A vereadora Mónica Lobo e a Coordenadora da Universidade Sénior, Beatriz Borrões, deram inicio às atividades ocorridas durante a tarde, começando por fazer um balanço sobre o presente ano letivo da Universidade Sénior, e quais as perspetivas futuras para a instituição.

O evento contou com a presença do Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, Professor Doutor Bravo Nico, com a Coordenadora da Universidade Sénior de Redondo, Dora Jeremias e com o Professor Licínio Lampreia, na qual abordaram com os alunos a questão “Podemos viver sem o outro? Sociabilidade para uma vida melhor”.

De seguida, o Coro da Universidade Sénior presentou os alunos e convidados com uma breve atuação, proporcionando um momento de convívio.

Nas palavras da vereadora Mónica Lobo e da Coordenadora Beatriz Borrões, a Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa prima por se manter de acordo com os princípios e aprendizagens e, formação ao longo da vida, através das diversas atividades calendarizadas. Por outro lado, é também através das parcerias estabelecidas com Entidades do Concelho que estas ações se consideram enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa dos alunos na comunidade.