Aluna agredida por colegas no Centro Escolar de Campo Maior

Dando conta de um episódio de violência entre entre alunos de 2º Ciclo, no passado dia 14 de novembro, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, a direção do agrupamento emitiu um comunicado, no qual garante que, perante a situação, foi seguido “o procedimento que está previsto na legislação”.

A aluna que foi agredida terá, de acordo com o comunicado, relatado o que se tinha sucedido à adjunta do diretor do agrupamento. Vistas as imagens de videovigilância do pátio, sendo que vários elementos da comunidade educativa presenciaram o momento de violência, a “adjunta acompanhou a aluna e a mesma identificou as alegadas agressoras”.

Às alegadas agressoras foi aplicada a medida de suspensão preventiva. Chamada à escola a representante do RSI, coube a esta informar os pais das alunas a medida que lhes foi aplicada.

O comunicado da direção do agrupamento para ler, na íntegra:

Clube do Diabético de Elvas comemora 28 anos este fim de semana

O Clube do Diabético de Elvas comemora, este fim de semana, dias 18 e 19, os seus 28 anos.

Para assinalar a data, estão programadas algumas iniciativas. Carlos Pinto, vice-presidente da coletividade, revela em que “amanhã, dia 18 de novembro, há hastear da bandeira, na sede da coletividade, às 10 horas; já no domingo, 19 de novembro, tem lugar a missa, às 11 horas, na Igreja do Salvador, pelos sócios falecidos, seguindo-se um almoço convívio, no Solar dos Chorões, pelas 13 horas”.

As inscrições para o almoço convívio, podem ser feitas até ao próprio dia, com um custo de 16 euros, na própria coletividade, esclarece Carlos Pinto.

Para o vice-presidente do Clube do Diabético de Elvas, este almoço convívio é sempre “um dia muito importante para unir os sócios” da coletividade, que ultimamente tem passado por uma “situação difícil, a nível financeiro”.

A coletividade conta atualmente com cerca de 500 sócios.

Feira do Livro Solidária na Biblioteca de Elvas a partir de dia 30

A Feira do Livro Solidária vai decorrer entre os dias 30 de novembro a 7 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

O objetivo é o de trocar um bem alimentar ou de alimentação animal por um livro. Esta iniciativa pretende ajudar os que mais precisam, angariando alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome e para o Movimento Animal Associação de Elvas.

A atividade decorre na sala Polivalente da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e está integrada no “Elvas Cidade Natal”.

Ponte de Sor: GNR detém homem por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), na passada quarta-feira, dia 15 de novembro, um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, revela a GNR em comunicado, “os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência psicológica, coagia e ameaçava a vítima de 49 anos, causando-lhe medo e inquietação. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.”

O detido foi ontem, 16 de novembro, presente a juiz, no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos por qualquer meio com a ofendida; proibição de se aproximar da residência e do local de trabalho da vítima; realização de avaliação clínica no sentido de aferir da necessidade de tratamento ao consumo de substâncias aditivas; e proibição de adquirir, usar e entregar, as armas de fogo, armas brancas e outros objetos ou utensílios que detiver.

105 anos do Armistício da Grande Guerra assinalados na Terrugem

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou, esta sexta-feira, dia 17 de novembro, os 105 anos do Armistício da Grande Guerra, com uma cerimónia no Monumento dos Combatentes, na Terrugem.

Em simultâneo assinalaram-se os 100 anos do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.

A iniciativa contou com a presença de entidades militares e civis, tendo sido feita uma alocução alusiva à data, relembrados os combatentes que tombaram nesta guerra e depositadas flores no monumento.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, representou o município neste ato, que depositou uma palma de flores no monumento em homenagem aos combatentes.

Nesta cerimónia foram entregues lembranças a familiares de militares falecidos, tendo sido também feito o descerramento de uma placa explicativa dos componentes e sua história, desde monumento.

 

Papinha Mobiliário faz 16 anos com desconto de 15% até final do mês

A empresa Papinha Mobiliário, em Elvas, comemora esta sexta-feira, 17 de novembro, os seus 16 anos.

O proprietário, José Pires, revela que, estes anos “não têm sido fáceis, mas fruto do trabalho e dedicação, conseguem ultrapassar as dificuldades”.

José Pires acrescenta que, para assinalar a data “há um desconto de 15%, em todos os artigos em stock, até final deste mês de novembro”.

Dedicada à venda de mobiliário e decoração, de vários estilos, neste momento, revela José Pires, a empresa está prestes a lançar “um programa em 3D, que permite aos clientes verem, por exemplo, uma cozinha de forma virtual, trocar os móveis e abrir a torneira”.

Conselho Local de Ação Social de Estremoz esteve reunido esta quinta-feira

O Conselho Local de Ação Social de Estremoz (CLASE) realizou ontem, 16 de novembro, mais uma reunião, que contou com a participação de cerca de 30 parceiros.

Na referida reunião, a Associação de Amigos da Terceira Idade de São Bento do Ameixial fez uma breve caraterização da instituição, apresentou o seu plano de atividades e os objetivos a que se propõe, tendo sido votada, por unanimidade, a reintegração desta associação na rede social do concelho de Estremoz.

A presidente do CLASE, a vereadora Sónia Caldeira, apresentou sumariamente as linhas orientadoras do Plano Nacional de Garantia para a Infância e referiu a importância de se constituir um Núcleo Local de Garantia para a Infância.

A equipa técnica do CLDS 4G ConstruiMoz+ apresentou o relatório final do projeto, tendo sido submetido à votação e aprovado por unanimidade. Todos os parceiros reconheceram a importância e o impacto, muito positivo, deste projeto no território, fazendo votos que brevemente o concelho de Estremoz volte a ter um CLDS.

Terrugem: projeto “História da Gente Comum” apresentado este sábado

Depois de um vasto trabalho de pesquisa e de entrevistas, gravadas em vídeo, que resultaram em várias dezenas de horas de filmagens, António Brinquete, César Magarreiro e Luís Infante apresentam, este sábado à tarde (18 de novembro), na Terrugem, o projeto “História da Gente Comum”.

Com o objetivo de deixar, para memória futura, registados os testemunhos, as histórias e os usos e costumes das gentes daquela aldeia do concelho de Elvas, este projeto resulta num documentário, que depois de apresentado ao público, ficará disponível no YouTube.

Perpetuar a história destas pessoas, garante César Magarreiro, para que não caiam em esquecimento, foi sempre a intenção. “Esta gente tem a sua história e a sua importância. Nós o que pretendemos aqui é marcar e dignificar essa importância. Há aqui histórias lindas que, se não fosse assim, desapareciam”, garante.

Já Luís Infante, que diz que quem assistir a esta apresentação vai “reviver muita coisa”, entre pessoas e factos, garante que conseguiram, com este projeto, retratar aquilo que foi, em tempos, a Terrugem. Para António Brinquete é “um orgulho” ter feito parte deste projeto que, do seu ponto de vista, terá uma importância “ainda maior” no futuro.

A apresentação é feita no Pavilhão Multiusos da Terrugem, estando o seu início marcado para as 16 horas. O evento tem entrada livre.

A entrevista completa a António Brinquete, César Magarreiro e Luís Infante para ouvir no podcast abaixo:

III Marrocos Palmo-a-Palmo apresentado este sábado em Campo Maior

É a 19 de abril do próximo ano que um grupo de motards vai sair de Campo Maior, em direção a Marrocos, para uma viagem de mais de 2.600 quilómetros.

Trata-se da terceira edição do “Marrocos Palmo-a-Palmo – Destinos Delta Q”, organizada pela SenaXtours e pelo Grupo Motard de Campo Maior, que é apresentada, este sábado, 18 de novembro, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) da vila.

Esta apresentação, explica o responsável por este evento moto turístico, Miguel Sena, servirá para dar a conhecer o percurso a ser percorrido e as novidades que estão a ser preparadas. “Vamos lançar as novidades e, para quem ainda não foi ainda, saber como funcionam os nossos eventos”, começa por dizer. Desta vez, e no decorrer da viagem, há a possibilidade de, quem assim o entender e “gostar de aventura”, participar em alguns dias de offroad.

Miguel Sena adianta que, com toda a logística e a assistência asseguradas, esta viagem de moto dura cerca de uma semana: arranca a 19 de abril de Campo Maior, terminando no dia 27. “Tem várias etapas, onde cada um pode ir ao seu ritmo, porque não são grupos fechados, são equipas de duas a quatros motos, no máximo”, revela.

O tour será guiado através do uso de roadbook e gpx, de forma a garantir que os participantes encontrem o seu caminho sem grandes dificuldades. Para além de assistência médica e mecânica, ao longo do percurso, haverá também carros de apoio disponíveis.

As inscrições para esta terceira edição do “Marrocos Palmo-a-Palmo” vão abrir este sábado, depois de feita a apresentação. “Acho que é justo, quando abrir as inscrições, a pessoa saber para o que é que se está a inscrever, apesar de já termos alguns pré-inscrições”, revela Miguel Sena, adiantando que o evento está preparado para um limite de 40 participantes.

Aquilo que mais orgulha Miguel Sena é conseguir levar, nesta viagem, participantes marroquinos que estão imigrados em Portugal, dando-lhes, desta forma, a oportunidade de conhecer o seu próprio país. Com participantes, não só de Portugal, mas de outros vários países, como Bélgica, Espanha e França, a aposta neste evento, diz ainda responsável, continua a ser feita, uma vez que tem sido “um sucesso”.

Destas viagens, e depois de toda a sua preparação, aquilo que fica são as aventuras e as histórias vividas, assegura ainda o responsável.

Elvas: despiste de motociclo provoca dois feridos leves

O despiste de um motociclo, na Avenida de Badajoz, em Elvas, provocou ao final da manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, dois feridos leves.

As vítimas, ambas do sexo masculino e de 15 anos, sofreram ferimentos ligeiros e foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia, de Elvas, segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a PSP, num total de 11 elementos, apoiados por cinco viaturas.

DECO esclarece detalhes sobre funcionamento do Fundo de Garantia Automóvel

O Fundo de Garantia Automóvel, gerido pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), está destinado a conceder indemnizações em consequência de acidentes de viação.

É um mecanismo público e pode ser acionado sempre que o culpado do acidente seja desconhecido ou não possua seguro automóvel. O consumidor deve sempre contactar a ASF para participar a situação, caso queira ser ressarcido pelas despesas.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Batista, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

MTA de Elvas assinala Dia Mundial dos Pobres com formação sobre voluntariado

O Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, em 2017, comemora-se no domingo, dia 19 de novembro.

Para assinalar a data, o MTA de Elvas, como revela a irmã Maria de Fátima Magalhães, promove amanhã, sábado, 18 de novembro, uma ação de formação, “para todos os voluntários do MTA, vem uma equipa da Comissão de Justiça, Paz e Ecologia, bem como um arquiteto que, por opção própria, vive num Bairros Social, para ver os problemas existentes e tentar recuperar esse mesmo bairro, e ainda Eugénia Quaresma, diretora da Organização Católica das Migrações e um sacerdote dominicano, também muito atento aos problemas sociais”.

A formação intitula-se “Voluntariado – artesanato da justiça, do amor e da esperança” e tem início às 10 horas, com uma reflexão “ver, julgar e agir”, seguida de uma análise aos projetos, em curso, seguida de um plenário e no final haverá uma Eucaristia de Envio”.

Já no domingo, a irmã vai apresentar o seu livro “Encontros de Graça”, em Arraiolos, a convite da Paróquia de Arraiolos, para dar o seu testemunho aos paroquianos, recordando que os lucros obtidos com a venda do livro “revertem para os projetos sociais do MTA”.

Encontro de Formação, promovida pelo MTA de Elvas, que decorre amanhã, sábado, 18 de novembro, no Colégio Luso-Britânico. Uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial dos Pobres.

Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha celebra 109º aniversário

A Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portugal celebra 109º aniversário na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, na presença do presidente nacional da Cruz Vermelha, António Saraiva.

As cerimónias comemorativas, que contarão também com a presença do presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, e várias entidades civis e militares, têm início às 11h40, com a receção aos convidados junto ao monumento do Doutor José Lourenço Marques Crespo, fundador e primeiro presidente da Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha. Junto ao monumento, será realizada uma cerimónia de homenagem, com deposição de flores.

Para as 11h55 está prevista uma cerimónia de homenagem ao fundador do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Jean-Henri Dunant, no Jardim Municipal de Estremoz, com deposição de flores.

Às 12h15, decorre o Juramento do Voluntariado, num restaurante da cidade,  ainda antes das alocuções relativas ao aniversário e do início de um almoço volante.

Confraria Gastronómica do Alentejo reúne este sábado em Campo Maior

Campo Maior recebe este sábado, 18 de novembro, o Cabido Ordinário de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo (GCA).

Os trabalhos arrancam às 9h30 com a Assembleia Geral da CGA no auditório do Centro de Ciência do Café. Em simultâneo os acompanhantes dos Confrades iniciam o programa social com uma visita ao espaço.

Para as 11 horas está agendado o início da Sessão Solene no salão de eventos da Quinta das Argamassas, que incluirá um momento musical; intervenções do Grão-Mestre da Confraria, José Tirapicos Nunes, e do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha; tributo a Confrades falecidos em 2023; entrega de Diplomas dos 25 anos de Entronização; e, por último, a cerimónia de Entronização de novos Confrades.

O alinhamento da cerimónia conta depois com o lançamento do livro “Comeres Raianos – Histórias e Estórias da Gastronomia da Raia Alentejana”, numa edição da GCA.

Segue-se um tributo sob o título “Rui Nabeiro e o Movimento Confrádico”, com intervenções do Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, do Provedor da CGA, José Casas-Novas, e do vice-presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, António Cabrita. Este momento será complementado com uma visita à exposição de Trajes Confrádicos do Comendador Rui Nabeiro, patente no Centro de Ciência do Café.

O programa do Cabido de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo culmina de novo na Quinta das Argamassas com o almoço temático “Viagem Gastronómica pelos Trilhos da Raia Alentejana”, cuja ementa será representativa dos 13 concelhos raianos da região, a que se junta Olivença. Durante a refeição haverá provas comentadas dos pratos alentejanos e dos vinhos da Adega Mayor que os acompanham; e um apontamento de música tradicional do Alentejo.

Alter do Chão: GNR detém homem por burla através de MBWay

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, na passada quarta-feira, dia 15 de novembro, em flagrante, um homem de 43 anos, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Alter do Chão.

No decurso de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram um cidadão a utilizar de forma suspeita uma caixa multibanco. No decurso das diligências policiais, informa a GNR, “foi possível apurar que o suspeito tinha acabado de cometer uma burla através da aplicação Mbway, tendo sido apreendidos 400 euros em numerário e dois telemóveis”.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Fronteira.

Município de Monforte galardoado com Selo ODSlocal

O Município de Monforte foi galardoado com o Selo ODSlocal, na Categoria “Desempenho Municipal”, pelo seu desempenho exemplar nos respetivos Indicadores de Referência. Monforte foi um dos 117 municípios subscritores da versão avançada da Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal).

Lançada oficialmente há três anos, a Plataforma ODSlocal é uma ferramenta de trabalho assente numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. Visa monitorizar e acompanhar as ações que contribuem para os ODS, criando um movimento nacional ODSlocal, mobilizando os atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial e contagiante.

Considerando que os municípios e o seu desempenho em indicadores municipais relevantes para os ODS constituem um pilar fundamental da Plataforma, foi decidido atribuir os Selos ODSlocal aos municípios que mais se destacaram neste domínio.

O Selo ODSlocal é uma certificação que visa distinguir os Municípios ODSlocal que subscreveram a versão avançada de compromisso com a Plataforma ODSlocal e inclui as categorias “Desempenhos Municipais” (a categoria que distingue os Municípios ODSlocal com desempenhos de topo, valorizando-se as melhores pontuações globais) e a categoria “Dinâmicas Municipais” (que valoriza os Municípios ODSlocal que manifestem dinâmicas de evolução mais positivas desde 2015 nos indicadores de progresso do Portal ODSlocal).

O Município de Monforte foi distinguido com este prestigiante galardão pela implementação de 10 práticas inovadoras e sustentáveis, designadamente, Territorialização da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, Cooperação entre a Comissão para a Igualdade de Género e Município de Monforte, Balcão de inclusão, Concessão de regalias sociais aos bombeiros voluntários de Monforte, Atribuição de bolsas de estudo, Cartão Abem, Cartão Municipal do Idoso (CMI), Carrinha SOS, Helphone – A ajuda para quem vive sozinho e Redes Cidades Circulares – Economia Urbana para a Circularidade.

As distinções foram atribuídas durante a “Conferência Anual ODSlocal‘23: Das Metas às Soluções”, realizada no dia 3 de novembro, em Viana do Castelo, onde foi reconhecido o notável trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Município de Monforte, com impacto substancial no cumprimento dos ODS ao nível local.

Francisca Nora apresenta “O Jardim das Minhas Memórias” em Campo Maior

Francisca Nora apresenta o seu livro de poesia “O Jardim das Minhas Memórias”, este sábado, 18 de novembro, em Campo Maior.

Segundo a autora, natural de Campo Maior, que viveu muitos anos em França, por mais que nunca antes tenha pensado em vir a escrever um livro, a ideia acabou por surgir em tempos de pandemia, quando se viu “fechada, sozinha e isolada” em casa. “Tenho muitas coisas escritas e pensei em fazer um livro de poesia”, revela. Para além da escrita, Francisca tem também talento para o fado.

Com prefácio escrito pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, Francisca Nora revela que o autarca gostou do que leu do seu trabalho: “ele já leu uma parte, gostou, incentivaram-me a fazê-lo e eu fui para a frente”.

Esta obra surge com a intenção de Francisca Nora deixar “uma recordação” sua aos filhos e netos. “Este livro não é pagar ganhar o meu pão, mas para ficar esta recordação escrita, que os meus filhos e os meus netos estão em França”, conta.

Como é referido no prefácio da autoria de Luís Rosinha, “neste livro somos convidados a descobrir o poder da poesia que permeia os momentos do quotidiano da autora. Nas suas palavras, revivemos as nossas Festas e as nossas tradições, sentimos o calor do Alentejo e a alegria das nossas gentes”.

A apresentação de “O Jardim das Minhas Memórias”, amanhã, no Centro Comunitário de Campo Maior, está marcada para as 16 horas.

Assinala-se esta sexta-feira o Dia do Não Fumador

O Dia do Não Fumador comemora-se esta sexta-feira, dia 17 de novembro: uma data que serve para sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para se deixar de fumar.

A Rádio ELVAS saiu à rua para questionar os ouvintes sobre a relevância deste dia e para perceber aquilo que pensam que seriam medidas importantes, no sentido de ajudar aqueles que querem, e não conseguem, deixar de fumar.

A maioria acha este dia importante, principalmente para que os fumadores reflitam sobre os malefícios do tabaco. Sónia Branco, por exemplo, afirma que este dia não é bem assinalado: “acho que é um dia importante, que não é assinalado da melhor forma como outros dias comemorativos, mas os fumadores cada vez têm mais a vida dificultada, não só pelo valor, mas também pelos espaços em que é permitido fumar”.

José Rente, que não é fumador, garante que se sente incomodado quando fumam perto de si: “as pessoas que fumam não notam, mas eu como não fumo noto muito. Nos espaços não públicos, como restaurantes, bares, concordo que não fumem”.

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. É um dos responsáveis por doenças como cancro do pulmão, doença pulmonar obstrutiva crónica e doença cerebrovascular. Este é um dia de reflexão, mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir deixar de fumar.

Elvas lidera consórcio para candidatura ao aviso Redes Urbanas

A Câmara Municipal de Elvas vai liderar um consórcio no âmbito de uma candidatura ao Aviso (ITI) “Redes Urbanas”, com o tema das Fortalezas.

Nos Paços do Concelho realizou-se ontem, quinta-feira, 16 de novembro, um encontro de trabalho para delinear a estratégia de ação dos parceiros, para a submissão de uma candidatura conjunta, tendo sido escolhido o Município de Elvas pelo seu riquíssimo património fortificado, nomeadamente por ser “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, contando com as maiores fortificações abaluartadas terrestres do mundo.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, deu as boas-vindas aos presentes, tendo sublinhado a “mais-valia deste projeto para a promoção e valorização do património”, além de destacar “a procura de sinergias que possam destacar estes municípios como um todo nesta matéria”.

Neste âmbito, o consórcio, cuja intenção vai ser formalizada antes da candidatura, é composto pelos Municípios de Elvas, Portalegre, Campo Maior, Reguengos de Monsaraz, Mértola, Beja, no Alentejo, e Castro Marim e Alcoutim, no Algarve, além das Regiões de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Algarve.

A candidatura será submetida ao aviso (ITI) “Redes Urbanas” dos Programas Regionais Norte2030, Centro2030, Lisboa2030, Alentejo2030 e Algarve2030 – Pré-qualificação, tendo este encontro de trabalho abordado a rede de parceiros e o envolvimento dos mesmos; o âmbito e tipologias temáticas a abordar na Estratégia; e a tipologia de investimentos prioritários a considerar.

Foi ainda delineado o cronograma dos próximos passos, para que a 30 de novembro seja feita a submissão da candidatura, cabendo a cada município delinear os projetos a candidatar e as intervenções a realizar, numa lógica de complementaridade e concordância do objeto da candidatura, assente nas Fortalezas.