Terrugem: projeto “História da Gente Comum” apresentado este sábado

Depois de um vasto trabalho de pesquisa e de entrevistas, gravadas em vídeo, que resultaram em várias dezenas de horas de filmagens, António Brinquete, César Magarreiro e Luís Infante apresentam, este sábado à tarde (18 de novembro), na Terrugem, o projeto “História da Gente Comum”.

Com o objetivo de deixar, para memória futura, registados os testemunhos, as histórias e os usos e costumes das gentes daquela aldeia do concelho de Elvas, este projeto resulta num documentário, que depois de apresentado ao público, ficará disponível no YouTube.

Perpetuar a história destas pessoas, garante César Magarreiro, para que não caiam em esquecimento, foi sempre a intenção. “Esta gente tem a sua história e a sua importância. Nós o que pretendemos aqui é marcar e dignificar essa importância. Há aqui histórias lindas que, se não fosse assim, desapareciam”, garante.

Já Luís Infante, que diz que quem assistir a esta apresentação vai “reviver muita coisa”, entre pessoas e factos, garante que conseguiram, com este projeto, retratar aquilo que foi, em tempos, a Terrugem. Para António Brinquete é “um orgulho” ter feito parte deste projeto que, do seu ponto de vista, terá uma importância “ainda maior” no futuro.

A apresentação é feita no Pavilhão Multiusos da Terrugem, estando o seu início marcado para as 16 horas. O evento tem entrada livre.

A entrevista completa a António Brinquete, César Magarreiro e Luís Infante para ouvir no podcast abaixo: