“Europa Minha” em exposição na Casa da Cultura de Elvas

Há quatro anos que o Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas é Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e uma mostra, com alguns dos trabalhos realizados nesse contexto, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 24 de junho, na Casa da Cultura de Elvas.

A exposição “Europa Minha” conta com vários trabalhos artísticos, para além de muitas fotografias, que retratam parte do projeto levado a cabo, em que estiveram envolvidos alunos, professores e até as cozinheiras da escola.

Este projeto, para além de ter permitido “uma aprendizagem transversal ao nível da Europa”, aos alunos, possibilitou também um “forte enriquecimento curricular”, em que o empenho de todos foi notório, assegura a diretora do agrupamento, Fátima Pinto. “São projetos transversais, de uma forma direta ou indireta, para a aprendizagem do currículo e principalmente para a motivação, porque o aluno está mais motivado, sente que faz parte integrante do projeto e isso faz com que não olhe a horas”, acrescenta.

Fátima Pinto assegura ainda que, com projetos como este, a Escola Secundária de Elvas, não sendo de ranking, “é uma escola de inclusão”, onde, cada vez mais, são “alunos que não abandonam”. Para além disso, destaca a professora, “os alunos que vão para o Ensino Superior, de uma forma geral costumam ter sempre muito sucesso”.

A professora explica ainda que a exposição, agora inaugurada é apenas uma pequena mostra de todo o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, no âmbito deste projeto da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

Presente na sessão de abertura desta exposição esteve a coordenadora nacional do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, que se revelou “muito satisfeita” com o trabalho realizado e apresentado nesta exposição. “É com imenso orgulho que estou aqui, em Elvas, porque estou alegremente satisfeita com o trabalho realizado por esta escola na pandemia. Os alunos não pararam na pandemia. Aproveitaram a pandemia para fazer novos projetos e mostram que são uma Escola Embaixadora, mas não medalhada apenas”, revela.

Isabel Baltazar revelou-se ainda feliz com a iniciativa solidária que a escola tem vindo a promover, com o objetivo de fazer chegar roupa a países de África. “É uma escola que leva a Europa ao resto do mundo” e que faz valor “os valores europeus”, comenta.

Já o professor responsável pelo projeto no Agrupamento nº 3 de Elvas, Nuno Inácio, revela que a pandemia veio dificultar parte do trabalho a desenvolver, mas que, ainda assim, conseguiu-se angariar cerca de 500 peças de roupa para enviar para África.  Nuno Inácio explica ainda que, com projetos como este, acabam por se trabalhar outras competências, que não as académicas dos alunos, mas que são também muito importantes para o seu desenvolvimento.

Em representação da Câmara Municipal de Elvas, a vereadora Vitória Branco, presente na inauguração da mostra, relembra que a Casa da Cultura é um “espaço privilegiado” para receber todo o tido de exposição, agradecendo a toda a comunidade escolar pelo trabalho apresentado.

“Europa Minha” está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até ao próximo dia 6 de julho.