Gota d’Arte anima Dia da Criança nas freguesias rurais de Elvas

O Dia da Criança, que se assinala esta terça-feira, 1 de junho, está a ser celebrado junto de todas as escolas básicas do concelho de Elvas, com uma animação musical, por parte da associação Gota d’Arte.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, “Os Goticas”, assim se chama o espetáculo itinerante, levam as músicas do Panda até à criançada, proporcionando-lhe momentos de muita alegria e diversão.

A festa, hoje, começou com o trio elétrico a passar pela escola de São Vicente. Esta passagem pelas freguesias rurais, que é uma novidade, foi, no ano passado, uma “pedra no sapato” da Gota d’Arte, de acordo com o presidente da associação, Luís Rosário.

“No ano passado, tínhamos tido também uma arruada que programámos e que propusemos à Câmara, quase de última hora, e devido às circunstâncias que ainda estamos a atravessar, foi a forma que encontrámos de assinalar esse dia”, recorda Luís Rosário. “Faltavam as freguesias rurais e, este ano, em boa hora a Câmara apostou nas freguesias, porque eles também merecem”, acrescenta. O presidente da direção da Gota d’Arte assegura ainda que esta não é a festa desejada, mas a possível, por esta altura, mas que não se podia deixar passar a data em branco.

Já a vereadora municipal Vitória Branco lembra que este é um dia para ser celebrado, de “uma forma lúdica e descontraída”, adiantando que, desta feita, a Câmara de Elvas quis oferecer duas prendas a todas as crianças do concelho: para além do trio elétrico, uma prenda didática. “Queremos que as crianças desfrutem deste dia da criança e que possam receber uma prendinha. É para isso que nos esforçamos”, acrescenta.

O árduo trabalho de professores e auxiliares, nesta época, em que as regras de segurança exigidas nas escolas, e depois de um largo período de aulas à distância, é lembrando ainda por Vitória Branco, que garante que os estabelecimentos de ensino têm sido “um exemplo de persistência, resiliência e de dedicação” às crianças.

Também a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa se quis associar às comemorações deste dia, oferecendo uma lancheira térmica e um estojo com canetas às crianças do jardim de infância e do primeiro ciclo. Durante a tarde, segundo revela o presidente da junta, João Charruadas, as crianças vão poder partir um bolo, em mais um momento de convívio. “As crianças são uma peça importante da nossa freguesia e gostamos sempre de marcar a data”, garante.

E porque hoje é o dia delas, não quisemos deixar de ouvir o que as crianças têm a dizer sobre o que pensam ser os seus direitos e aquilo que é ser criança. Martim Marques, por exemplo, garante que ser criança “é ser feliz e ter direitos”. Desses direitos, esta criança de dez anos, destaca “ter um lar e amor dos pais”. Já Caetana Guerra garante cumprir as regras, na escola e em casa, são  as principais obrigações das crianças.