O vencedor do concurso Archi’Nature 2022 foi Ivo Andrade, com o projeto “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia”. Este projeto pretende sensibilizar para a importância e contribuição da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, através da criação de uma paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos, junto às margens do Lago Alqueva.
A proposta aponta para que as jovens árvores, de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região, permaneçam nas jangadas e barcos presos com cordas às margens do lago até ao outono do próximo ano, altura em que sejam plantadas no local definitivo, juntamente com uma placa informativa sobre o projeto destacando a sua importância no ecossistema.
O concurso Archi’Nature 2022, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, foi subordinado ao tema “Perto da Minha Árvore – Diálogos entre espaços humanos e biodiversidade” e teve quatro candidatos. O projeto de Ivo Andrade obteve a melhor avaliação do júri, composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, sendo premiado com 1500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra.
Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora, no seu trabalho, o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.
O artista refere que, neste projeto vencedor do concurso Archi’Nature 2022, “para além da sensibilização da importância das árvores através da criação desse cenário fora do comum e estranho, essas árvores serão posteriormente plantadas em diferentes pontos das margens do Alqueva, devidamente identificadas, desempenhando o seu papel no ecossistema e contribuindo para este de uma forma impercetível aos nossos olhos. É assim a realização de uma viagem (em duplo sentido) que se propõe: uma viagem das árvores até ao seu local de plantação definitivo e uma viagem das nossas consciências rumo a uma maior perceção sobre a preservação do meio ambiente, através destas árvores que passaremos a chamar nossas”.


O artista elvense, Nuno Ezequiel, tem patente, na Igreja Da misericórdia de Tavira, até ao final do mês de Novembro, a sua exposição de pintura, intitulada “Saudade”.


A Semana das Migas decorre entre os dias 13 e 20 deste mês, em 19 restaurantes do concelho de Redondo, numa organização do Município redondense. A defesa da cultura da região e a atração de visitantes ao concelho, atraídos por um dos pratos mais típicos da cozinha do Alentejo, é um dos principais objetivos deste evento.

O Município de Campo Maior associa-se à campanha Novembro Azul, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o intuito de sensibilizar para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da próstata.
O encontro Mosteirense – Eléctrico, da segunda jornada do campeonato distrital de seniores, na Associação de Futebol de Portalegre, é acompanhado pela Rádio ELVAS na tarde de domingo, 13 de novembro. Gafetense – Gavionenses é o outro encontro desta jornada, em que “O Elvas” está de folga.
O grupo de entusiastas motards “BMW RT Portugal” organizou este sábado, dia 12 de novembro, um passeio ao concelho de Campo Maior, que juntou cerca de 70 pessoas.
Os projetos musicais Raia e Cardo Roxo apresentam na noite deste sábado, 12 de novembro, pelas 21 horas, em concerto, o disco “Loendro”, no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal.

O Dia de São Martinho foi assinalado pelo Município de Campo Maior, esta sexta-feira, 11 de novembro, com um magusto no Jardim Municipal, numa iniciativa que juntou dezenas de campomaiorenses de todas as idades e onde não faltaram as castanhas assadas e os licores próprios da época.
São seis os restaurantes de Arronches que, desde o passado dia 4, estão a dar um maior destaque, nas suas ementas, aos pratos confecionados à base de carne de caça.
O Dia da Unidade do Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana é celebrado na segunda-feira, 14 de novembro, em Campo Maior. Amanhã, domingo, dia 13, a Banda Sinfónica da GNR apresenta-se em concerto, no Centro Cultural da vila, pelas 16 horas.
A Federação Portuguesa de Atletismo, através da Associação de Atletismo de Portalegre, está a promover este fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, um Seminário Nacional de Árbitros.
O 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo é organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realiza-se de 11 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições da cidade e vai funcionar como espaço gastronómico, de entrada livre, aberto ao público.
As velhinhas pasteleiras voltaram a sair, na manhã deste sábado, 12 de novembro, às ruas de Elvas, naquela que é já a nona edição desta iniciativa, organizada pelo Ciclo Clube de BTT.
O vereador, que é sempre acompanhado pela mulher neste passeio, que é, tal como ele, uma praticante de ciclismo, revela ainda que a sua pasteleira é “bem mais velha” que o próprio. “Conseguimos reconstruir tudo aquilo que é a sua origem e, no fundo, é isso que se pretende com isto, que é trazer as bicicletas do antigamente para este dia, que é extremamente agradável”, remata.
A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, conta este ano, com cerca de 80 expositores, entre artesanato, produtores de vinho, produtos regionais, doçaria, serviços vitivinícolas, havendo ainda espaço para uma mostra empresarial e institucional.
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus organiza, dia 13 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o intuito de observar e identificar a sua diversidade florística e faunística.
Dois terceiros prémios, relativos ao sorteio de ontem, 11 de novembro, do Euromilhões, no valor de 20 mil euros, saíram a apostadores que registaram os boletins em Portugal.
