Disco “Loendro” apresentado este sábado à noite em Alandroal

Os projetos musicais Raia e Cardo Roxo apresentam na noite deste sábado, 12 de novembro, pelas 21 horas, em concerto, o disco “Loendro”, no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal.

O disco, que resulta de uma produção da Câmara de Alandroal no âmbito do projeto Raízes da Oralidade da Música, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, explica o músico António Bexiga (na imagem), do projeto Raia, é inspirado “na geografia poética” de Alandroal.

Para além do trabalho de António Bexiga, este disco resulta de uma pesquisa, sobre a música e tradição oral do concelho de Alandroal, de Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, do projeto Cardo Roxo, e de Carla Magro Dias, materializada em cinco músicas. Os outros cinco temas que compõem o álbum vão de encontro, entre outros, aos cânticos da Santa Cruz, à música dos bonecos de Santo Aleixo e às tradicionais saias.

Antes do concerto, pelas 16 horas, realiza-se também no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal, um magusto e uma conversa com os autores do disco, altura em que é feito o seu lançamento.