Velhinhas pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas

As velhinhas pasteleiras voltaram a sair, na manhã deste sábado, 12 de novembro, às ruas de Elvas, naquela que é já a nona edição desta iniciativa, organizada pelo Ciclo Clube de BTT.

Os participantes, vestidos a rigor, da cabeça aos pés, com o objetivo de recordar “outros tempos e profissões antigas”, revela o presidente do clube, António Vitorino, fizeram o habitual percurso pela cidade, depois da saída, por volta das 9h30 da sede da coletividade. “Mantemos sempre o mesmo percurso, porque é uma tradição e as bicicletas também não permitem grandes variações, pelo que o percurso tem de ser pequeno. É uma volta à cidade, ao centro histórico, e depois temos o convívio, que é o que mais interessa”, acrescenta.

Como tem vindo a acontecer sempre, a iniciativa voltou a contar com “entre 30 a 40” participantes. “São quase sempre os mesmos. Lá vão entrando uns novos, mas mantém-se quase sempre o mesmo número de participantes”, diz ainda António Vitorino.

Entre os participantes deste passeio encontrava-se o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, que já se associa a esta celebração de São Martinho há “muitos anos”. Com a reativação da iniciativa, Hermenegildo Rodrigues, depois de dois anos de pandemia, diz ser com “todo o gosto e prazer” que participa, “de forma ativa”, neste evento, bem como em todos aqueles que se realizam, na área desportiva, no concelho.

O vereador, que é sempre acompanhado pela mulher neste passeio, que é, tal como ele, uma praticante de ciclismo, revela ainda que a sua pasteleira é “bem mais velha” que o próprio. “Conseguimos reconstruir tudo aquilo que é a sua origem e, no fundo, é isso que se pretende com isto, que é trazer as bicicletas do antigamente para este dia, que é extremamente agradável”, remata.

Já Ana Duarte, das poucas mulheres que integram este passeio, revela que participa desde a primeira edição, até porque fez parte da fundação do Ciclo Clube de BTT, juntamente com o marido. Com uma pasteleira, já com 55 anos, que era da sua mãe, incentiva o filho, de 14, a juntar-se sempre a este passeio.