O livro Caminhos Cruzados, da exposição com o mesmo nome, de José Pedro Croft, foi ontem sábado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
O lançamento deste livro contou com a presença do ministro da cultura, Pedro Adão e Silva que destacou a importância do MACE para Elvas “trata-se de um museu singular e exemplar, pois está numa região de fronteira e de certa forma dá um centralidade a Elvas. Quando acervo da coleção visita outros locais é de Elvas que se fala. Por outro lado, é singular também porque é uma coleção de um colecionador, António Cachola que permite a fruição destas obras num lugar público”.
Para Adão e Silva, a “democratização da cultura é um desígnio político fundamental em que o Estado e a Administração tem uma responsabilidade gigantesca, mas os privados podem também contribuir e o contributo de António Cachola é um contributo muito significativo”

O colecionador António Cachola considera que foi um dia muito importante para o MACE dada a presença do novo Ministro da Cultura, pois “foi um enorme prazer, mas sobretudo um honra ter o senhor Ministro Pedro Adão e Silva em Elvas. Trata-se uma exposição de obras de José Pedro Croft que mostram desenhos, de gravuras e esculturas que permitem uma narrativa do que é a presença deste artista na coleção”
A exposição de José Pedro Croft vai estar patente no MACE até 3 de julho.


O evento Soil to Soul “Somos o que comemos” que decorre no Alandroal e procura promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.
“Femmes” é a proposta cultural deste sábado, 14 de maio, para assistir, a partir das 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Este é o terceiro e último espetáculo apresentado na vila, no âmbito de mais um Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA).
O período de candidaturas ao Programa de Aceleração para Empresas e Startups “Vitamina”, que tem como objetivo estimular o lançamento de startups inovadoras na região Alentejo e incentivar o investimento empresarial com a utilização de tecnologia e conhecimento, foi alargado até ao próximo dia 27 de maio.
O adro da Sé Catedral de Elvas acolheu na tarde deste sábado, a queima das fitas do alunos da Escola Agrária de Elvas.
O Festival da Juventude e Académico de Elvas, que decorre desde quinta-feira, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, chega ao fim este sábado, dia 14.
A tradicional Feira de Maio já teve início esta tarde de sexta-feira, 13 de maio, no Parque da Piedade, em Elvas, onde decorre até domingo, 15 de maio.
Este ano, celebram-se os 472 anos da elevação de Portalegre a cidade. Neste sentido as Festas da cidade decorrem de 20 a 23 deste mês, mas o município decidiu alargar a programação, que tem início já amanhã, 14 de maio e decorre até final do mês, com uma vasta programação, focada em evidenciar o potencial do concelho, envolvendo associações e entidades locais.
O livro Caminhos Cruzados, da exposição com o mesmo nome, de José Pedro Croft, vai ser apresentado este sábado, dia 14 de maio, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
A Feira Medieval e Ibérica de Avis teve início ontem e decorre até amanhã, domingo, 15 de maio.
O Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, é palco, este sábado, dia 14 de maio, do Campeonato Regional de Judo, na categoria de juvenis.
Soil to Soul trás sustentabilidade e pratos de chefes a 3 euros para todos. Este sábado e domingo, dias 14 e 15, no castelo do Alandroal, com entrada livre, vai ser possível degustar pratos de sete conceituados chefes nacionais enquanto se debate a importância do consumo sustentável, de preservação e da regeneração dos solos, da produção biológica e da alimentação saudável.
A I Feira de Doçaria Tradicional de Elvas vai decorrer hoje, sábado, dia 14 de Maio, entre as 11 e as 23 horas, no Claustro do Convento de São Domingos, numa organização da Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR).
A Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais regressa este fim de semana, à Orada.