Feira Medieval e ibérica de Avis com arruada este sábado

A Feira Medieval e Ibérica de Avis teve início ontem e decorre até amanhã, domingo, 15 de maio.

O programa de hoje, sábado, 14 de maio, segundo o município,  é dedicado ao tema “Descobrir, povoar e reinar: dos arquipélagos a Marrocos. O funeral do Mestre”.

Desta forma, durante a manhã, até às 13 horas há uma arruada musical pelas ruas e visitação aos mercadores residentes do burgo.

A Leitura do Auto de Abertura da Feira, no Terreiro do Convento, está marcada para o meio-dia.

Entre as 14 e ad 16 horas haverá animação na Praça dos Mercadores, Praça Velha e Terreiro do Convento, sendo que às 15 horas é exibido o filme “A vila medieval” e contos para os petizes, com atividades pedagógicas.

O Cortejo comemorativo da Paz com D. João II de Castela (1423-1434) está marcado para as 16 horas, e meia hora mais tarde a apresentação da edição fac-simile da obra manuscrita “Ordinário para o Ofício Divino da Ordem de Avis, de 1303”, do acervo particular do Dr. António Silva Araújo, por Marta Alexandre, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis.

Às 17 horas são recriadas as notícias da Bula Non Sine Magna de Martinho V dirigida a D. Fernando de Guerra, Arcebispo de Braga e ao Bispo de Lisboa, criticando D. João I por restringir as liberdades eclesiásticas (1426), no Terreiro do Convento e às 18 horas as notícias da Carta do rei D. João II de Castela, que bania do reino o Corsário Gonçalo Correia por ataque aos interesses dos portugueses, na Praça Velha.

Um torneio de armas a cavalo em homenagem à partida do Infante D. Pedro para a viagem à Europa, decorre às 18.30 horas, no Terreiro do Convento.

Pelas 20 horas há comeres e beberes nas tabernas da Feira em honra do Descobrimento das ilhas açorianas (1427).

A recriação das notícias das queixas a D. João I dos Figos Chochos Algarvios em Bruges tem lugar às 21 horas.

Pelas 22 horas há missa em Honra do Mestre da Ordem de Avis e cortejo fúnebre de D. Fernão Rodrigues Sequeira pelas ruas do burgo, no Convento, Rua do Convento e Terreiro do Convento.

A Praça dos Mercadores acolhe Às 23 horas danças e folias em honra do nascimento do Infante D. Afonso, e à meia-noite há teatro de fogo com as lamentações da peste, agouros e esconjuros dos demónios e do juiz das casadas barregueiras e feiticeiras. A ronda dos aguazis e encerramento dos festejos.