Fortes de Elvas voltam a acolher visitas guiadas especiais

As visitas especiais aos dois fortes da cidade de Elvas, o da Graça e o de Santa Luzia, são retomadas já amanhã, dia 14 de maio.

De acordo com a vereadora Paula Calado, estas visitas são “bons eventos” e que só se realizam periodicamente “para se não banalizarem”. “São visitas mais prolongadas, com maior carga informativa também, por parte dos guias, que as realizam”, adianta a vereadora, assegurando que estas iniciativas têm sempre “muito sucesso”.

Mais que destinadas aos turistas, estas visitas especiais são direcionadas aos próprios elvenses. “Muitos desconhecem alguns pormenores e como estamos habituados a ver as coisas, praticamente, desde que nascemos, tomamo-las como adquiridas e, quem vem de fora, vem com uns olhos especiais”, lembra Paula Calado.

A vereadora diz ainda ser “impossível” participar em qualquer uma destas visitas sem “ficar a saber qualquer coisa que não se sabia antes”, para além de se visitarem locais, como as contraminas que, habitualmente, não estão abertas ao público e à circulação dos visitantes.

A primeira visita guiada especial acontece amanhã, 14 de maio, ao Forte de Santa Luzia. Segue-se, no dia 21 do mesmo mês, uma visita ao Forte da Graça. Já a 24 de setembro, o Forte da Graça volta a acolher a iniciativa, assim como o Forte de Santa Luzia, a 1 de outubro.

“Estação da biodiversidade de Figueira e Barros: o que é e para que serve” é tema de webinar

O webinar dedicado ao tema “Estação da biodiversidade de Figueira e Barros: o que é e para que serve”, tem lugar na próxima sexta-feira, 20 de maio, às 18 horas.

As inscrições devem ser feitas, aqui,  até quarta-feira, dia 18.

O webinar tem como oradora Patrícia Garcia Pereira e conta com a organização do Município de Avis, em parceria com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (TAGIS).

A Estação da Biodiversidade (EBIO) de Figueira e Barros foi instalada num troço do percurso “Fontes e Moinhos da Ribeira Grande”, marcado pelo Município de Avis na Freguesia de Figueira e Barros. Esta EBIO faz parte de uma rede nacional de percursos sinalizados com painéis informativos destinados a dar a conhecer ao público as principais espécies de insetos e plantas que se podem facilmente observar ao longo dos caminhos.

Este webinar vai apresentar a rede e a biodiversidade a não perder na EBIO Figueira e Barros, pretendendo-se também explicar a melhor forma de cada visitante contribuir ativamente para a monitorização do percurso e, consequentemente, para a conservação da sua biodiversidade. Será também explicada a importância das Estações da Biodiversidade para a conservação das espécies.

De um modo geral esta é uma ação de educação ambiental que pretende dar a conhecer a biodiversidade do município, familiarizar o público com a identificação da flora e insetos comuns, promover a participação do público na monitorização da biodiversidade, tomar consciência da importância de preservar a Biodiversidade.

Esta iniciativa encontra-se integrada na programação de atividades de educação ambiental do programa Bandeira Azul da Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis, decorrerá online, através da plataforma Zoom e é destinada à população em geral.

Feira de Maio já decorre no Parque da Piedade em Elvas

A tradicional Feira de Maio já teve início esta tarde de sexta-feira, 13 de maio, no Parque da Piedade, em Elvas, onde decorre até domingo, 15 de maio.

Este ano, há cerca de 17 expositores, mais do que em anos anteriores, na área dos stands de automóveis, assim como algumas diversões, bares e um pouco de artesanato.

Entre os stands automóveis presentes, no certame, estão a Boutigest, Américo Nunes, Jocriauto, Duo Car, entre outros.

Já no que à parte da alimentação diz respeito, os Gelados do Fininho voltam a marcar presença nesta Feira. Anabela revela que apesar de saber que esta feira não se compara à de São Mateus, é uma forma de reativar a atividade, e espera que os elvenses visitem o certame, que a ser ver, este ano está composto. Anabela explica que tem, para venda, pipocas, algodão doce, gelados, granizados, entre outros.

Até domingo, 15 de maio, pode visitar a Feira de Maio, uma iniciativa, da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Julinho KSD na segunda noite de Festival da Juventude e Académico de Elvas

Julinho KSD é o cabeça de cartaz da segunda noite de Festival da Juventude e Académico de Elvas, que decorre desde ontem, 12 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Hoje, dia 13, ainda antes da atuação de Julinho KSD, sobem ao palco os elvenses Chocko e Soversion.

Putzgrilla são os responsáveis por animar o público até às cinco da manhã.

Os bilhetes têm um custo de 15 euros e podem ser adquiridos na Tickeline ou nas bilheteiras do Coliseu, entre as 19 horas e a uma da manhã.

Procissão de velas em louvor a Nossa Senhora de Fátima

Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia, a Fraternidade Leiga de São Domingos vai retomar a tradicional procissão de velas, em louvor a Nossa Senhora de Fátima. A cerimónia vai decorrer hoje, sexta-feira, dia 13, com uma missa solene às 20.30 horas, seguida de procissão, com saída da igreja de São Domingos, às 21.30 horas.

O percurso será o seguinte: Largo de São Domingos, Rua dos Frades, Rua do Padrão, Largo das Almas, Rua de São Lourenço, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim, Portas de Olivença, Avenida de São Domingos e Largo de São Domingos.

Avis regressa aos tempos medievais este fim de semana

Avis está de regresso, já este fim de semana, aos tempos da idade média, com a realização da tradicional Feira Medieval.

Os visitantes, garante o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, vão ser convidados a entrar “numa viagem no tempo”, cruzando-se com centenas de figurantes que, entre esta sexta-feira, 13 de maio, e domingo, dia 15, dão vida a figuras do povo, do clero e da nobreza.

“Temos um palco privilegiado para eventos desta natureza”, assegura o autarca, adiantando que, com a pandemia a obrigar a uma paragem forçada de dois anos, foram muitos os artesãos que se quiseram inscrever, para participar no evento, de tal forma que o município foi obrigado a fazer uma seleção. “Julgo que temos todo o espaço devidamente decorado e os visitantes vão ter oportunidade de degustar os sabores inspirados nos produtos das nossas tradições, nas nossas tasquinhas”, acrescenta.

O evento, que para o concelho se assume “de grande importância”, procura, ano após anos, recriar episódios da história, com base no legado documental. Desta feita, o grande destaque é dado a D. João I e à Ínclita Geração, com as guerras, as alianças e a paz.

Durante os três dias da feira não faltarão “música, danças, lutas, brincadeiras dos saltimbancos, a que se juntam uma série de espetáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações, que prometem levar os visitantes às vivências de outros tempos”.

Na esperança que o público possa regressar, em força, a Avis, para esta feira medieval, o município tem asseguradas todas as condições de segurança. Quanto a números, relativamente à possível afluência, Nuno Silva não se arrisca a fazer previsões, mas espera que, e tendo em conta que as entradas são gratuitas, o evento receba “um número bastante simpático de visitantes”.

Esta sexta-feira, o certame começa às 17 horas com a conferência “Espaços e bens da Ordem de Avis: retratos de uma presença entre os séculos XIII e XVI” , pela professora Doutora Hermínia Vilar (Reitora da Universidade de Évora), numa organização do Agrupamento de Escolas de Avis.

Pelas  20 horas haverá leitura do Auto de Abertura da Feira, no Terreiro do Convento, sendo que meia hora mais tarde há o cortejo de homenagem ao regresso da Armada de Ceuta (Burgo).

Às 21 horas, no Terreiro do Convento são recriadas as notícias da atribuição do título de Duque de Coimbra ao infante D. Pedro e de Duque de Viseu a D. Henrique, por D. João I (1415); à mesma hora é exibido o filme “a vila medieval”.

Pelas 21.30 horas é recriada a atribuição da Bula de Martinho V “Sane Charissimus” (1418)
Bailias dos Anciãos – comemoração da atribuição da Bula de Martinho V «Bula Cum
Charissimus», autorizando o rei de Portugal a comprar armas, cavalos e mantimentos
em todos os reinos de Espanha e da Europa (1419), no Terreiro do Convento.

A preparação da Armada dos Infantes D. Henrique, D. João e do conde de Barcelos, D. Afonso, que vão em auxílio até Ceuta têm lugar às 22 horas, e meia hora mais tarde, às 22.30 horas: Boas notícias do sucesso em Ceuta do auxílio da Armada dos Infantes, na Praça dos Mercadores | Praça Velha| Terreiro do Convento.

Às 23 horas, decorre no Terreiro do Convento a recriação “Vade retro às crendices das sextas-feiras 13 e às pragas dos escarmentados e das moças de servir o demo na luxúria da carne pecadora”.

O teatro de fogo está marcado para as 23.30 horas e à meia-noite haverá festejos e folguedos populares em honra da chegada ao arquipélago da Madeira
(1418-20).

Soil to Soul “Somos o que comemos” este fim de semana em Alandroal

O concelho de Alandroal recebe este fim-de-semana, dias 14 e 15 de maio, o evento Soil to Soul “Somos o que comemos”, com o objetivo de promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.

A iniciativa vai decorrer no castelo de Alandroal e conta com “chefes de cozinha, produtores de alimentos regenerativos e muita animação”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, para quem “é necessário consciencializar as pessoas para os benefícios que estes alimentos trazem para a saúde, bem como o impacto que a importação de produtos tem no planeta. Se essa sensibilização puder ser feita através de um evento, é isso que faremos”.

Ana de Brito, co-fundadora e diretora do turismo do projeto Terramay, explica que o conceito básico do Soil to Soul pretende “unir a agricultura regenerativa com eventos culinários, uma vez que vários chefes vão cozinhar os produtos fornecidos pelos produtores locais. Vamos ter ainda música e DJ’s”. Ana de Brito considera que as pessoas estão “a ficar cada vez mais consciencializadas para a importância destes alimentos”, sendo que para a produtora “é essencial que a alimentação livre de pesticidas seja um direito civil”.

Terramay é uma herdade com 562 hectares localizada na freguesia do Rosário, no concelho do Alandroal, onde toda a produção é feita de forma sustentável e com um objetivo de termos um ecossistema equilibrado.

Soil to Soul é um evento que, durante um fim-de-semana, junta agricultura, gastronomia, música e animação no Castelo de Alandroal.

Politécnico de Portalegre explica acesso às licenciaturas dos cursos profissionais

O Politécnico de Portalegre realiza, nos dias 16 e 30 de maio, sessões de esclarecimento online sobre como os alunos titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados podem concorrer às licenciaturas através do Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes.

As sessões estarão a cargo do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para o distrito de Portalegre e serão o momento indicado para os candidatos poderem perceber como funciona o processo e esclarecer dúvidas.

Este regime visa permitir aos alunos dos cursos profissionais, cujas áreas de formação estejam alinhadas com as licenciaturas, concorrer diretamente a estas. O processo tem dois momentos, sendo o primeiro a inscrição para as provas (até 3 de junho) e o segundo ‒ após aprovação na prova ‒ candidatar-se ao(s) curso(s) pretendido(s).

Para este regime as várias instituições de Ensino Superior do país foram agrupadas em redes. O Politécnico de Portalegre integra a Rede Sul e Ilhas da qual também fazem parte os Politécnicos de Beja, Setúbal, Santarém, as Universidades da Madeira, Évora, Algarve, Açores, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

Os candidatos poderão realizar a sua prova em qualquer uma destas instituições, independentemente de se quererem candidatar a uma licenciatura da instituição onde realizam a prova.

Este sábado há mercado municipal em Campo Maior

Foto arquivo

Este sábado, 14 de maio, realiza-se o mercado municipal, em Campo Maior.

Para tal, o município apela aos utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira que devem retirar as suas viaturas, desse local, até às 18 horas desta sexta-feira, 13 de maio.

Feira de Maio: “melhor que em 2019”, mas ainda não “tão grande” como a Confraria gostava

Depois da última edição em 2019, a Feira de Maio está de regresso, já esta sexta-feira, dia 13, e até domingo, ao Parque da Piedade, em Elvas, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

O evento, confessa o juiz da confraria, Carlos Damião, regressa, ainda não da forma como gostaria, mas “melhor que em 2019”. “Felizmente, regressa, não tão grande como pretendíamos, mas com mais expositores, na área dos stands de automóveis, com diversões, bares e um pouco de artesanato”, revela. “Há muitas feiras agora, nesta época, e há muitos expositores que preferem ir para outras feiras melhores que esta”, diz ainda.

A abertura da feira é feita esta tarde, sem qualquer ato de inauguração oficial. Ao todo, adianta ainda Carlos Damião, estarão no parque da Piedade entre 17 a 18 expositores.

Em outros anos, esta Feira de Maio coincidia com a Semana da Juventude e Académica de Elvas, que se realizava também no Parque da Piedade. Com o atual festival, dedicado aos mais novos, a acontecer no coliseu da cidade, Carlos Damião sente que, por um lado, haverá sempre menos pessoas a visitar a Feira de Maio, ainda que compreenda a decisão da autarquia em realizar o festival naquela infraestrutura. “Estamos no tempo de vacas magras e o município também tem de ter menos despesas”, assegura, lembrando que, ao realizar o festival no Parque da Piedade, seria sempre necessário montar uma carpa.

Visita pastoral ao concelho de Elvas decorre até domingo pela freguesia de Vila Boim

A Visita Pastoral ao concelho de Elvas está a decorrer, até domingo, 15 de maio, em Vila Boim, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Para além de Vila Boim, o Arcebispo estará, entre os dias 26 e 29 deste mês, depois nas paróquias de Sé, Salvador, São Pedro e Alcáçova , revela o padre Ricardo Lameira.

Visita pastoral que já teve início no concelho de Elvas. Já na paróquia Santa Luzia será visitada pelo arcebispo no mês de junho.

Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais este fim de semana em Orada

A Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais regressa à Orada, ao Largo da Igreja, este fim de semana, dias 14 e 15 de maio, e a animação não vai faltar.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo revela que este certame, e à semelhança do que aconteceu com a feira do queijo, em Rio de Moinhos, “pretende promover e divulgar as ervas aromáticas que têm grande tradição na freguesia de Orada, onde ao mesmo de tempo se promove a freguesia em si, contando com, passeios de bicicleta, animação musical, provas de vinhos e de chás”, entre outros.

Para além de todas essas iniciativas, no sábado, às 11.30 horas,  haverá o Encontro de Produtores e Processadores de Plantas Aromáticas e Medicinais e a apresentação do Guia de Colheita Sustentável de PAM Silvestres realizado no quadro do projeto da Escola Superior Agrária de Elvas. António Anselmo considera que “a programação é bastante interessante e foi feita com todo o gosto, dando destaque às ervas aromáticas da nossa região, em particular da freguesia de Orada”.

O evento começa com o passeio pedestre “As nossas Ervas”, este sábado, às 8.30 horas, junto à Igreja da Orada. Às 10 horas, abre o Mercado “Ervas & Companhia”, com animação para crianças. Meia hora depois, são inauguradas as exposições de fotografias antigas “De Sol a Sol” e “Moinhos do Guadiana”, promovidas pela “Memórias do Alentejo”, na Casa do Povo da Orada.

Pelas 11.30 horas decorre o Encontro de Produtores e Processadores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) do projeto COOP4PAM (POCTEP). Às 15 horas, há torneio de sueca, com organização da Associação Jovem da Orada. Pelas 15.30 horas, é apresentado o “Guia de colheita sustentável de PAM silvestres”, pela a professora Orlanda Póvoa, da Escola Superior Agrária de Elvas. A partir das 17.30 horas, há prova de sopas tradicionais com os “Tomba Lombos”, de Redondo. Pelas 22.30 horas, atuam os Adiafa.

No domingo, pelas 9 horas, há passeio de BTT, organizado pelo Clube 33CL Bike; pelas 10.30 horas decorre um peddy paper, promovido pelo CLDS de Borba; e às 11.30 horas há prova de vinhos, nas Adegas de Borba.

Durante a tarde, e a partir das 15 horas, há prova de chás pela aldeia de Orada; às 16 horas, um shoow cooking com o chef João Couto e, a partir das 18 horas, numa “tarde cultural”, atuam o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, Os Garridos e Grupo Coral Vila Morena de Grândola.

Presidente e vereadores da Câmara de Campo Maior visitam APPACDM de Elvas

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, juntamente com as famílias dos alunos com multideficiência da Unidade Especializada de Inclusão do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, visitaram, na quarta-feira, as instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas (APPACDM).

Durante a visita, os elementos do executivo tiveram a oportunidade de ver de perto o importante trabalho que esta associação desenvolve em prol dos seus utentes, entre os quais se contam vários campomaiorenses.

O convite da APPACDM para esta visita surgiu na sequência do protocolo que ambas as instituições estabeleceram, no passado dia 12 de abril, para proporcionar às crianças e jovens desta Unidade, bem como às suas famílias nos períodos de interrupção letiva, o desenvolvimento de atividades com vista à promoção da sua autonomia.

“Piano Blanco” esta sexta-feira no Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolhe na noite desta sexta-feira, 13 de maio, o segundo espetáculo inserido na programação da edição deste ano do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA): “Piano Blanco”, de Jimena Gonzalez e Marcello Cabalero.

“Piano Blanco” é, segundo a organização do FITA, “uma pausa musical com um dos maiores ícones da história”, Marilyn Monroe, “e um encontro muito próximo com uma mulher que se busca a si mesma”.

Marilyn Monroe foi internada por engano, em 1961, “num hospital psiquiátrico e, segundo suas próprias palavras, a sua estadia lá foi uma das performances mais maravilhosas da sua carreira. Diz a lenda que ela tentou mostrar o erro através das suas ferramentas de atuação, mas só três dias depois a falha foi reconhecida. Este acontecimento é talvez um dos acontecimentos menos conhecidos da história do ícone e nesta obra é ela própria quem é honesta e narra com as suas próprias palavras aqueles míticos e desconhecidos dias de confinamento”.

Os bilhetes para o espetáculo, que tem início marcado para as 21.30 horas, têm o custo de três euros. Encontram-se à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online.

Rastreio de cancro de pele e oral este sábado no Centro de Saúde de Elvas

Um rastreio do cancro de pele e oral vai decorrer amanhã, sábado, dia 14 de maio, entre as 9 e as 18 horas, no Centro de Saúde de Elvas.

A iniciativa é da responsabilidade da delegação de Portalegre da Liga Portuguesa contra o cancro, com o apoio da ULSNA. Cristina Bruno, coordenadora do grupo de apoio de Portalegre revela que, será “uma dermatologista e dois dentistas estomatologistas, através da observação, vão ver se encontram alguma lesão que seja necessário seguir ou tratar”.

Este rastreio abrange todas as pessoas, no entanto devido à elevada procura, as pessoas devem, antecipadamente fazer a sua marcação, através do contacto 915 999 092.

Cristina Bruno explica que “os rastreios são muito importantes, porque uma lesão diagnosticada a tempo e horas, pode salvar vidas”.