Politécnico de Portalegre explica acesso às licenciaturas dos cursos profissionais

O Politécnico de Portalegre realiza, nos dias 16 e 30 de maio, sessões de esclarecimento online sobre como os alunos titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados podem concorrer às licenciaturas através do Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes.

As sessões estarão a cargo do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para o distrito de Portalegre e serão o momento indicado para os candidatos poderem perceber como funciona o processo e esclarecer dúvidas.

Este regime visa permitir aos alunos dos cursos profissionais, cujas áreas de formação estejam alinhadas com as licenciaturas, concorrer diretamente a estas. O processo tem dois momentos, sendo o primeiro a inscrição para as provas (até 3 de junho) e o segundo ‒ após aprovação na prova ‒ candidatar-se ao(s) curso(s) pretendido(s).

Para este regime as várias instituições de Ensino Superior do país foram agrupadas em redes. O Politécnico de Portalegre integra a Rede Sul e Ilhas da qual também fazem parte os Politécnicos de Beja, Setúbal, Santarém, as Universidades da Madeira, Évora, Algarve, Açores, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

Os candidatos poderão realizar a sua prova em qualquer uma destas instituições, independentemente de se quererem candidatar a uma licenciatura da instituição onde realizam a prova.